Tomate: uma rica fonte de vitamina A - Melhor com saúde

Tomate: uma rica fonte de vitamina A

O tomate pode ser consumido de muitas maneiras, em várias receitas. É uma fruta, apesar de muitos ainda classificarem como legume. Traz inúmeros benefícios à saúde.

E como toda e qualquer fruta, o tomate, antes de ser consumido, precisa ser lavado, higienizado, ou seja, estar livre de sujeiras e bactérias.

Nutrientes do tomate

O tomate é cheio de substâncias naturais que fortalecem o organismo, tais como as vitaminas A, B e C, além de sais minerais, como o ferro, o fósforo e o potássio.


A vitamina A, predominante nessa fruta, é responsável pela ação antioxidante no organismo, limpando-o das impurezas. Juntamente com a vitamina C, combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento.

pomodoro tagliato

O tomate é rico em vitaminas A, B e C, além de sais minerais, como o ferro, o fósforo e o potássio.

Benefícios do tomate

  • Proporciona resistência aos ossos (devido à vitamina C);
  • Antioxidante;
  • Contribui para a contração muscular (devido ao sódio e ao magnésio);
  • Mantém as articulações dos ossos saudáveis;
  • Participa na coagulação do sangue;
  • Auxilia no metabolismo (devido à vitamina B12);
  • Previne o câncer de próstata;
  • Mantém o balanço natural da água no organismo (devido ao potássio).

Dieta adequada do tomate

De acordo com especialistas em nutrição, é recomendável uma concha de molho de tomate por dia. A fruta pode ser consumida crua ou cozida; ao comer o tomate cozido aproveitamos o licopeno – substância que dá a cor avermelhada à fruta – e ao comê-lo cru, aproveitamos toda a vitamina C da fruta.

A substância denominada licopeno é a que previne o câncer de próstata nos homens.

Tomato cream soup

Uma concha de molho de tomate por dia é o recomendado por nutricionistas, mas outra boa maneira de consumir esse fruto é preparando aquele gaspacho!

Verdades e mitos do tomate

O molho de tomate engorda?

De acordo com nutricionistas, tudo vai depender do tipo de molho. Por exemplo, o molho de tomate fresco acompanhado de alguma proteína como o frango, a carne, o peixe, e também com alguma fibra, legume e verdura, será sempre uma ótima pedida.

Tipos de tomates

Os tipos de tomates conhecidos no mundo são:
• Tomate-salada;
• Tomate-caqui;
• Tomate-italiano;
• Tomate-cereja.

Um novo tipo surgiu no mercado, o tomate-uva, de tamanho pequeno e forma alongada, esse tipo de tomate é consumido juntamente com saladas e também como fruta, sendo saboreado sem nenhum acompanhamento.

O tomate-uva foi criado por uma empresa japonesa, especializada em produzir sementes, sendo rapidamente exportado por uma empresa de São Paulo, que ficou surpresa com o mais novo ganho alimentício.

Como manter os tomates bem-conservados?

Como toda e qualquer fruta, o tomate precisa ser lavado, mesmo que venha direto do pomar, da horta, pois em tais locais a fruta também fica exposta às agressões do meio-ambiente.
Por serem frágeis, não devem ser colocados debaixo de outros alimentos.

Tomatos

Lembre-se de lavar bem os alimentos, incluindo o tomate, conserva-lo na geladeira quando maduro e fora dela para acelerar o processo de amadurecimento.

E o mais recomendável é armazená-lo dentro da geladeira. Exceto os tomates ainda verdes, que podem permanecer fora da geladeira. Não esqueça!