Tônico antioxidante para as rugas, queimaduras de sol e cicatrizes - Melhor Com Saúde

Tônico antioxidante para as rugas, queimaduras de sol e cicatrizes

Além de possuir propriedades antioxidantes, esse tônico conta com uma ação adstringente e reparadora que nos permite manter o rosto livre de imperfeições sem ser agressivo para a pele 
Tonico antioxidante para rugas

Além dos benefícios estéticos, os cuidados com a pele têm se tornado uma necessidade para quase todas as pessoas, devido ao impacto negativo que exercem os radicais livres, os raios UV do sol e muitos outros fatores que são impossíveis de evitar.

Para poder restaurar as células mortas e regenerar os tecidos, a indústria cosmética tem criado milhares de produtos de beleza que nutrem e hidratam a pele, ao mesmo tempo em que a protegem.

No entanto, para aquelas pessoas que se sentem mais seguras utilizando ingredientes de origem natural, existem algumas alternativas ecológicas que são elaboradas com simples receitas para obter produtos bastante benéficos e de baixo custo.

Neste artigo, compartilharemos um grande aliado da beleza muito especial, cujas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro, além de diminuir o aparecimento de rugas, aliviar queimaduras solares e melhorar a aparência de cicatrizes.

Tônico antioxidante de vinagre de maçã e chá verde

Os tônicos são produtos muito populares quando se trata do cuidado com a pele, pois são refrescantes e atuam como reguladores do pH, proporcionando uma pele mais lisa, suave e bonita.

Neste caso, pode ser preparado em casa com ingredientes naturais, como o vinagre de maçã e o chá verde, os quais contam com propriedades antioxidantes capazes de inibir o dano oxidativo, contribuindo para a manutenção da saúde das células da pele.

Claro que, assim como as demais formulas desse tipo, o tônico de vinagre de maçã e chá verde possui ação adstringente e reparadora, que são muito úteis para manter o rosto livre de imperfeições. 

Portanto, o uso diário dessa receita natural pode proporcionar os seguintes benefícios para o cuidado do rosto:

Leia também: Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto

Ação anti-inflamatória

Pele-com-acne

Perfeito para aquelas pessoas com peles propensas a inflamações ou manchas. Os antioxidantes participam de forma ativa junto com os agentes anti-inflamatórios para manter sob controle ambas as condições.

Por exemplo, o ácido alfa participa no processo de desinflamação da pele, além de melhorar a circulação e proporcionar a sua oxigenação de maneira adequada.

Como resultado, depois de algum tempo, poderá notar uma redução nas manchas do rosto e a redução do risco de sofrer demais alterações.

Devolve a firmeza e tonifica

Conforme a pele envelhece, ela vai perdendo sua elasticidade devido à diminuição na produção do colágeno e elastina.

O tônico de vinagre de maçã e chá verde conta com um efeito capaz de devolver a firmeza, atuando de forma eficaz para esticar a pele e conseguir um aspecto de anos mais jovem.

Combate às cicatrizes

Cicatrizes

As cicatrizes são marcas visíveis que ficam na pele depois de ter sofrido algum tipo de lesão. Como muitas delas não são consideradas estéticas, uma boa opção é tentar atenuá-las aproveitando as propriedades desses maravilhosos ingredientes.

Os antioxidantes estimulam a circulação sanguínea, ajudam a reparar os tecidos da cicatriz e suaviza sua aparência.

Trata queimaduras solares

A exposição aos raios UV do sol é a principal causa dos danos celulares na pele, cuja deterioração se traduz em manchas, rugas e outras alterações que afetam, de forma direta, a sua beleza.

Esse tônico rico em nutrientes e agentes restauradores é ótimo para tratar as queimaduras solares e acelerar sua recuperação. 

Confira também este artigo: Como fazer um protetor solar caseiro?

Receita para elaborar em casa um tônico antioxidante

Tonico-antioxidante

O modo de preparo deste simples tônico natural antioxidante é muito simples e não requer muito investimento.

Os ingredientes utilizados são bastante comuns no mercado.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 3 colheres de vinagre de maçã orgânica (30 ml)
  • 2 saquinhos de chá verde
  • 3 gotas de óleo essencial de camomila

Modo de preparo

  • Ferva um copo de água, adicione os dois saquinhos de chá verde e deixe repousar por, no mínimo, meia hora.
  • Em seguida, adicione as três colheres de vinagre de maçã e as três gotas do óleo essencial de camomila.
  • Coloque a preparação em um frasco de vidro e conserve-o em um lugar fresco.

Modo de aplicação

  • Antes de tudo, assegure-se de limpar muito bem todo o rosto para eliminar qualquer resto de maquiagem.
  • Em seguida, aplique a mistura por todo o rosto com uma bola de algodão e deixe que seja absorvida.
  • Repita sua aplicação todas as noites antes de dormir.
  • Não existe um tempo limite para o seu uso. Portanto, pode, sem problema algum, ser incorporado na sua rotina de beleza.

Para finalizar, tenha em mente que, por ser um produto de origem natural, seus efeitos na pele são mais suaves e demoram um pouco mais para serem notados.

O importante é não deixar de utilizá-lo, para que todas as suas propriedades atuem de forma eficaz até conseguir os resultados desejados.