Torta de queijo philadelphia - Melhor com saúde

Torta de queijo philadelphia

Diferentemente da receita com queijo fresco, a torta de queijo philadelphia dá à massa uma textura cremosa e um toque de acidez muito originais.

A torta de queijo Filadélfia (ou outra marca de queijo branco) é uma das variedades de tortas de queijo mais fáceis de fazer. Diferente da receita com queijo fresco, a torta de queijo Filadélfia oferece à massa uma textura cremosa e um toque de acidez que a tornam especial.

As medidas dessa receita nem sempre são fixas, ou seja, podem variar de acordo com as quantidades que desejamos obter. Logo, o ideal é improvisar de acordo com as quantidades desejadas, porém, indicaremos medidas oficiais para que os leitores tenham uma base para a elaboração da receita.

Assim sendo, mão à massa!

Ingredientes para 4 pessoas

400 g de queijo Filadélfia

150 g de açúcar (medida de um copo americano)

1 copo americano de leite (150 ml)

4 colheres de sopa rasas de farinha (aproximadamente 80 g)

1 ovo

1 copo de manteiga derretida  (150 g)

Ingredientes para a massa base

1 pacote de bolachas Maria

½ copo de leite

Preparo

Primeiro preparamos a massa base, e enquanto ela assa elaboramos a outra parte da torta.

1. Primeiramente deve-se preparar o molde sobre o qual você montará a torta. Para isso, cubra-o com manteiga e farinha para que a massa não grude.

2. Esquente um copo e meio de leite e verta em uma bacia grande. Destroce um pacote de bolachas maria sobre o leite e deixe alguns minutos para que elas o absorvam.

3. Após obter uma pasta totalmente homogênea, cubra com ela o fundo do molde.

4. Leve ao forno durante 8 minutos a uma temperatura de 150 graus.

Agora prepare a massa de queijo

1. Em uma tigela (grande) bata um ovo. Adicione a manteiga bem derretida (pode ser derretida no micro-ondas) e o açúcar. Bata a mistura até que consiga uma massa homogênea.

2. Adicione o queijo Filadélfia, a farinha e o copo de leite. A mistura apresentará uma textura mais consistente, espessa, por isso você necessitará da ajuda de uma batedeira, para que a massa seja totalmente homogênea, sem pedaços.

3. Posteriormente, verta essa massa sobre o molde que já estará coberto com aquela primeira massa e leve ao foro. O ideal é deixar por 30 minutos a 170 graus.

4. Para confirmar o ponto de cozimento da massa basta utilizar a ponta de uma faca ou garfo e ver se a mesma sai com resquícios de massa ou não. Se sair limpo, a massa estará no ponto, do contrário deixe por mais 10 minutos a uma temperatura muito baixa ou com o forno desligado.

5. Quando a torta estiver pronta, deixe esfriar e cubra a parte superior com  uma geleia de sua preferencia (mirtilo, framboesa, morango…)

Imagem oferecida por Rafael Miro