Tratamento caseiro para a acne - Melhor com Saúde

Tratamento caseiro para a acne

Nosso organismo deve eliminar as toxinas que se acumulam no intestino. Estas passam à corrente sanguínea e o corpo as expulsa pela pele em forma de acne.

A acne é um problema bastante comum. Existem muitos fatores que podem influenciá-lo (problemas circulatórios, hormonais, psicológicos, infecções, etc) e em alguns casos pode requerer tratamento médico.

Felizmente, sempre existem remédios naturais a experimentar e que, não raras vezes, melhoram notavelmente o estado da pele. Por isso, vamos repassar os alimentos que podem influenciar na sua aparição, assim como alguns remédios e suplementos muito recomendados.

Alimentos benéficos e prejudiciais

A alimentação pode ser uma das causas ou fatores possíveis que contribuem para o aparecimento da acne. Portanto, devemos evitar os alimentos prejudiciais, além de acrescentar novos alimentos na nossa dieta.

Alimentos prejudiciais

  • Leite e derivados lácteos
  • Embutidos
  • Queijos gordurosos
  • Gorduras trans (margarina, confeitaria industrial, etc)
  • Alimentos refinados

Alimentos benéficos

  • Vegetais frescos em saladas e sucos (aipo, cebola, cenoura, etc)
  • Levedura de cerveja
  • Gérmen de trigo
  • Abacate (sem abusos)
  • Azeite de oliva
  • Óleo de linhaça

Beber bastante água durante o dia, fora das refeições, também pode te ajudar porque limpa bem o organismo e evita que as toxinas saiam em forma de acne. Além disso, você pode tomar infusões de dente-de-leão e bardana, duas plantas medicinais que ajudam a melhorar a função do fígado e dos rins e, consequentemente, a limpar a pele. Tome de duas a três xícaras por dia. Se quiser adoçá-las, use um pouco de stevia.

Suplementos naturais

Além da levedura de cerveja e do gérmen de trigo, que podem ser considerados alimentos ou suplementos, nós também recomendamos:

  • A água do mar: a água marinha, que hoje em dia já pode ser encontrada em muitas lojas dietéticas e inclusive em supermercados, contribui com todos os minerais que o nosso organismo precisa em sua justa medida. Tome uma colher diária e vá aumentando a dose pouco a pouco até chegar a 50 ml, mas misture sempre uma parte da água marinha com duas e meia de água natural. Além disso, ela vai te proporcionar um grande bem estar e muita energia.
  • A bromelaína: este componente do abacaxi é um grande anti-inflamatório. Você pode tomá-lo em forma de comprimidos para reduzir a inflamação da acne de maneira natural.

Remédios caseiros

Podemos preparar nosso próprio creme hidratante terapêutico caseiro com os seguintes ingredientes:

  • Óleo de jojoba: um óleo pouco gorduroso.
  • Óleo essencial da árvore do chá: com propriedades antissépticas e antifúngicas.
  • Óleo essencial de camomila: com propriedades anti-inflamatórias
  • Óleo de palmarosa: é antisséptico, bactericida, adstringente, cicatrizante e estimula a circulação.

Misture 50 ml de óleo de jojoba com 5 gotas de cada um dos outros óleos essenciais e agite bem. Aplique diariamente na região com acne pela manhã e antes de dormir. Se o remédio for muito gorduroso para o seu tipo de pele, acrescente um pouco de gel de Aloe vera.

Para preparar uma loção anti-acne simples, misture dois punhados de alecrim com uma xícara de álcool e meia xícara de água. Misture os ingredientes em um pote de vidro e deixe-os bem fechados, repousando durante uma semana. Em seguida, filtre a mistura e você já terá a sua loção, que deve ser aplicada à noite. Essa loção pode ser combinada com o óleo, aplique-a primeiro para limpar e refrescar a pele.    

A acne “hormonal” nas mulheres

Para todas as mulheres que sofrem com a acne e acreditam que fatores hormonais podem ter influência sobre isso, recomendamos um tratamento de três meses à base de pimenteiro-silvestre – uma planta medicinal excelente para regular os ciclos hormonais – que pode ser encontrada em cápsulas e comprimidos.

Para mulheres que estejam na menopausa, além do pimenteiro-silvestre, a maca – um tubérculo andino que também é um bom antioxidante – pode ser muito efetiva, aumentando a libido e trazendo mais energia.

O estado do nosso intestino também se reflete na pele. Todas as toxinas que se acumulam no intestino passam diretamente à corrente sanguínea e, a partir daí, o corpo passa a expulsá-las através da pele.

Para limpar bem o intestino, além de ter uma alimentação equilibrada, podemos recorrer a um remédio antigo como enemas naturais com água morna. Outra opção são os emplastros de argila no ventre: você pode preparar uma mistura de argila roxa e água até obter uma pasta que não seja líquida. Depois, basta aplicar na área do ventre, cobrindo-a com um pano ou uma toalha que dê a volta na barriga e na zona lombar.

Imagens oferecidas por net-efekt y cyclonebill