Tratamento eficaz para a dermatite seborreica

Tratamento eficaz para a dermatite seborreica

Além do tratamento médico receitado por um especialista, podemos utilizar remédios caseiros para aliviar os sintomas desta condição, como a coceira e a descamação da pele

A dermatite seborreica não é o mesmo que a caspa, mesmo que esta seja uma de suas consequências mais visíveis. Além de ser muito antiestético, não é bom para a saúde continuar com este problema por muito tempo no couro cabeludo. Aprenda no seguinte artigo os tratamentos eficazes para a dermatite seborreica.

O que saber sobre a dermatite seborreica?

Os médicos afirmam que este problema é uma combinação de dois fatores: por um lado uma superprodução de gordura ou sebo na pele da pessoa e, por outro lado, um fungo chamado Malassezia. A dermatite seborreica é uma doença crônica, às vezes podemos pensar que “desaparece”, e pode ter períodos em que aumenta. Se pode transmitir de pais para filhos, e existem fatores de risco que agrava esse quadro, como, por exemplo: stress, shampoo, fadiga, climas externos, limpeza da pele, uso de loções com álcool e transtornos da derme: como acne, obesidade, entre outros. Muitos destes fatores se podem evitar, pelo qual se aconselha a levá-los para controlar a dermatite seborreica.

Se bem que na maioria dos casos afeta somente ao couro cabeludo, também se pode manifestar em outras partes do corpo, como o rosto, as pernas ou os braços. Parecem como flocos de neves ou que a pele “se descasca”. Uma consulta com o dermatologista pode ser o começo para tratar este problema.

Remédios naturais para a dermatite seborreica

Para tratar o quadro ou aumentar o efeito dos produtos recomendados pelos médicos, podemos aproveitar os benefícios de certos remédios caseiros para a dermatite seborreica.

  • Óleos essenciais: misture (em partes iguais) óleo de lavanda, óleo de camomila e óleo de eucalipto. Acrescente um pouco de água morna e massageie o couro cabeludo. É ideal para quando houver coceira.
  • Azeite de oliva e óleo de amêndoas: misture um colher ou duas de cada um dos azeites e massageie bem o couro cabeludo, principalmente em época que coçam bastante.
  • Alecrim: ferva um punhado de alecrim bem picado junto com três  saquinhos de chá de camomila (ou o seu equivalente em ervas). Deixe esfriar e filtre. Logo usar como enxágue de cabelo depois de tomar banho.
  • Limão: corte um limão na metade e esfregue em todo o couro cabeludo. Deixe atuar por dez minutos e logo enxágue com água morna.
  • Óleo de hortelã: acrescente duas gotas de óleo de hortelã em uma xícara de água morna. Use esta mistura para massagear o couro cabeludo afetado por este problema. Deixe que atue por alguns minutos e logo lave com água.

Causas da dermatite seborreica

  • Vinagre de maçã: mistura em um recipiente quatro partes de água morna e uma parte de vinagre. Use para massagear o couro cabeludo quando tiver coceira. Além disso, te serve para dar mais brilho ao cabelo.
  • Bicarbonato de sódio: faça uma pasta com água e bicarbonato. Acrescente umas gotas de azeite de oliva, massageie o couro cabeludo e deixe atuar por meia hora. Enxágue com água morna a quente.
  • Óleo de árvore de chá: dilua meia colherzinha deste óleo em 100 ml de gel de Aloe vera (ou babosa). Aplique no couro cabeludo e deixe atuar por 30 minutos antes de lavar com água em abundância.
  • Sementes de fenacho: deixe de molho duas colheres de sementes de feno-grego ou fenacho em um recipiente com água durante toda noite. Moer até formar uma pasta, a qual você esfregará no couro cabeludo e deixará por meia hora antes de enxáguar com água.
  • Tomilho: ferva duas xícaras de água com quanto colheres de tomilho seco por dez minutos. Coa a mistura e deixe esfriar um pouco. Acrescente ao shampoo que você usa frequentemente. Massageie suavemente o cabelo e a pele. Se for possível não enxágue.
  • Argila: uma máscara de argila verde serve para tratar muitos problemas de pele não só a dermatite seborreica (é aconselhável para acne, pele oleosa, pontos pretos e espinhas). Aplique uma ou duas vezes por semana, formando uma pasta com água. Absorverá a oleosidade excessiva, as células mortas e as impurezas.
  • Dente-de-leão: lave o cabelo três vezes por semana com 60 gramas desta planta e um litro de água, deixar ferver por 10 minutos, tampar, deixar esfriar, coar e molhar o couro cabeludo no último enxágue.
  • Banhos de mar: durante o verão podemos aproveitar para eliminar a dermatite seborreica, se vamos ao mar. A água salgada e o efeito do sol no couro cabeludo diminuirão os sintomas e a coceira.
  • Folha de louro: Faça fricções com um punhado de folha de louro triturado com água, sobre o couro cabeludo antes de dormir e pela manhã ao se levantar. Senão você também pode ferver a mesma quantidade de ambos ingredientes durante alguns minutos, deixar esfriar, coar e usar para massagear a cabeça depois de tomar banho.
  • Alcaçuz: Serve para diminuir as secreções de oleosidade do cabelo e controlar a dermatite seborreica. Faça um infusão da planta seca, logo misture com vinagre e enxágue depois de 15 minutos.
  • Alecrim e ovo: utilize um colher de shampoo neutro ou para crianças, misture com uma gema de ovo e quatro gotas de essência de alecrim. Use para lavar como de costume.

Além disso, se recomenda seguir uma dieta que trate ou previna a aparição da dermatite seborreica, composta por alimentos com grandes quantidades de vitamina B7 (milho, cevada, aveia e soja), de selênio (maçã, abóbora, pepino, couve e alho) e zinco (borragem, espargo, e aipo)

Tratamento natural para dermatite seborreica

Imagens cortesia de Managobinda Srichandan, Doctor’s defense, lilyoreo, adaenn.