Tratamento para infecções na bexiga, na uretra e nos rins

Tratamento para infecções na bexiga, na uretra e nos rins

As mulheres são muito mais propensas a desenvolver infecções urinárias, ou seja, na bexiga, na uretra e nos rins, pois a uretra das mulheres é muito mais curta do que a dos homens e também está muito mais próxima do ânus, o que facilita o trânsito de bactérias do intestino para o sistema urinário.

Tipos de infecções urinárias

As bactérias causadoras das infecções podem se localizar em várias partes de nosso sistema urinário. Um urologista irá identificar a causa e a localização do problema, sugerindo o tratamento adequado. Conheça os órgãos que podem apresentar uma infecção:

A bexiga: a infecção na bexiga ou cistite é a mais comum. Entre os sintomas, está a vontade frequente de urinar, mas, quando se urina, sai uma quantidade mínima de xixi, gota a gota. Ardor ao urinar, dores e febre também podem se apresentar. É um problema de fácil tratamento.

Os rins: a infecção dos rins é conhecida como pielonefrite e é mais séria. Causa dor na região lombar, sobretudo nas costas, febre e calafrios, além de urina turva e malcheirosa. Pode ser em um dos rins ou em ambos os dois.

Ureteres: os ureteres são tubos que conectam os rins à bexiga, e também podem se tornar inflamados devido à ação de bactérias que, mesmo sendo benignas, se tornam nocivas quando migram para outras áreas do corpo.

Uretra: a uretrite é a inflamação da uretra propriamente dita. A uretra é o canal que conduz a urina da bexiga até o exterior.

infeccao-urinaria

Como evitar infecções do trato urinário

Manter a higiene apropriada da vagina, vulva e a região genital é fundamental para evitar infecções. Não usar roupas muito apertadas, como calças jeans, não passar muito tempo sentada ou com as pernas cruzadas e manter o sistema imunológico forte para combater infecções, também são boas dicas.

Nossas mães sempre nos ensinaram a enxugar a vulva após urinar, “de frente para trás”, ou seja, passando o papel higiênico sempre da vagina para a região anal, e nunca ao contrário. Esse simples conselho é fundamental para prevenir o problema. Infecções do trato urinário também podem ser transmitidas durante o ato sexual.

Tratamentos naturais complementares para infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário são causadas por bactérias e, portanto, os pacientes geralmente necessitam ingerir antibióticos para debelar o problema de maneira eficaz. Mas você pode colaborar com o tratamento, acelerando a cura e minimizando os sintomas com as dicas que daremos aqui. Confira:

1. Chá de camomila

Manzanilla-2

A camomila é muito usada como remédio por ter compostos antibacterianos, que a tornam eficaz contra os organismos causadores da inflamação. Também é uma erva depurativa, que ajudará você a eliminar as bactérias através da urina. Misture 20 g de camomila em 200 ml de água fervente. Espere cerca de 30 minutos e estará pronto para beber. Consuma pequenas quantidades desse chá duas vezes ao dia.

2. Banhos com água de camomila

Os banhos de assento são um tratamento muito comum para quem sofre com a infecção da uretra. Você pode prepará-los com água de camomila. Para isso, tome nota dos ingredientes:

Água de camomila

1 litro de água

40 g de camomila

Ferva a água e adicione a camomila, deixando repousar por cerca de 30 minutos. Deixe amornar e ponha numa bacia bem limpa onde você possa se sentar para lavar suas partes íntimas por uns 15 minutos. O ideal é colocar a bacia sobre o vaso sanitário, que serve de apoio.

3. Bicarbonato de sódio e limão

Bicarbonato-con-limón-500x333

Apesar de muito ácido, o limão é alcalinizante ao ser metabolizado pelo organismo. Assim, pode beneficiar o tecido irritado do trato urinário inflamado. Prepare um remédio natural usando o limão e o bicarbonato, da seguinte forma:

Ingredientes

Suco de um limão médio
3 g de bicarbonato de sódio
200 ml de água

Modo de preparo
Dissolva 3 g de bicarbonato na água à temperatura ambiente e adicione o suco de limão. Beba em jejum ao longo de cinco dias para obter os resultados.

4. Os benefícios do abacaxi

beneficios-de-la-piña-500x332

Para prevenir infecções e ajudar o corpo a combatê-las quando as bactérias já se instalaram, é fundamental fortalecer o sistema imunológico, sobretudo, com uma dieta adequada. Uma das melhores frutas para evitar e combater infecções é o abacaxi, por seu alto teor de vitamina C e outros antioxidantes.

Consuma de três a quatro rodelas de abacaxi puro por dia, aproximadamente uns 15 minutos antes do almoço e da janta. Suas propriedades benéficas são intensificadas se consumirmos a fruta em jejum.