Tratamento natural com babosa para a psoríase

Tratamento natural com babosa para a psoríase

Além do tratamento tópico para a psoríase utilizando a babosa, para resultados melhores também podemos complementá-lo com o consumo diário de um copo de água e uma colher de sopa do gel de babosa.
Tratamento com babosa para a psoríase

Atualmente não existe um tratamento específico para a psoríase que dê resultados a todos. É uma doença crônica e, além disso, cada caso apresenta particularidades, uma região afetada e uma descamação mais ou menos intensa, acompanhada por vermelhidão ou coceira.

As medicações tópicas quase sempre contêm desde esteroides até ácido salicílico, retinoides ou antralina. Agora, se existe um tratamento natural por excelência, capaz de melhorar a psoríase sem causar efeitos colaterais é, sem dúvida, a babosa.

Graças à riqueza de seus elementos e sua potente capacidade de regenerar e cicatrizar tecidos feridos, esta planta medicinal pode nos servir de ajuda tanto se nossa psoríase for leve quanto se for grave. Te convidamos a descobrir este maravilhoso remédio conosco!

Benefícios da babosa para tratar a psoríase

A psoríase é uma doença crônica que se caracteriza pela aparição de áreas avermelhadas na pele, que se inflamam e onde ocorre uma descamação chamativa. Pode aparecer nos cotovelos, joelhos, costas ou inclusive no couro cabeludo.

  • A psoríase não é uma doença contagiosa e sua origem quase sempre é genética. Aparece entre os 15 e os 35 anos, e o percentual de incidência na população está entre 1 e 33%.
  • A psoríase ocorre devido a uma alteração genética que faz com que as células da pele se dividam em excesso. No entanto, isso não tem nada a ver com um processo cancerígeno.
  • O principal problema desta doença dermatológica é que causa incômodos físicos e psicológicos.

Um aspecto que devemos considerar sobre a psoríase é que fatores como o clima, o estresse, problemas endócrinos e uma má alimentação podem agravar a doença.

Portanto, são elementos que sempre deveríamos controlar, na medida do possível.

Tratamento com babosa para a psoríase

Psoríase e babosa

O elemento mais benéfico da babosa para tratar a psoríase são as antraquinonas. Estas enzimas têm um alto poder antibiótico, antiviral e cicatrizante. Depuram a pele e o nosso organismo.

A babosa é rica em diversos tipos de antraquinonas que nos serão muito úteis:

  • Aloína: apresenta uma propriedade analgésica e calmante.
  • Emodina: eficaz na luta contra as infecções e com o mesmo efeito de uma aspirina.
  • Ácido aloético: tem ação bactericida e neutraliza as toxinas bacterianas.
  • Ácido crisofânico: é um derivado da emodina e utilizado na indústria farmacêutica para as doenças da pele.

Outro aspecto que devemos ter em conta é que, graças à babosa, essas regiões secas devido à psoríase se enchem de umidade e de uma hidratação permanente graças a sua camada protetora.

Por sua vez, a babosa tem um efeito calmante, hidratante e refrigerador, e estimula o crescimento de células novas da pele graças ao seu teor em esteroides naturais, minerais, vitaminas, enzimas, nutrientes, aminoácidos, assim como antioxidantes.

Se nos acostumarmos a aplicar um pouco de babosa na pele de forma regular, veremos resultados depois de aproximadamente 10 dias. As vermelhidões serão menos intensas e conseguiremos aliviar a coceira, a inflamação e a descamação.

Como fazer uso da babosa para tratar a psoríase

Tratamento com babosa para a psoríase

Uso tópico

Para tratar a psoríase e ver resultados significativos devemos aplicar o gel do interior da planta sobre nossa pele pelo menos duas vezes por dia. Você pode fazer isso de duas formas:

  • Preencha uma forma de gelo com gel de babosa e deixe que congele. Mais tarde, pegue um quadradinho e aplique nas regiões afetadas.
  • Como recomendação, indicamos que, apesar de ser possível encontrar cremes de babosa em muitas farmácias, sempre será mais conveniente ter as plantas em casa.

Elas crescem rápido, requerem poucos cuidados e basta cortar uma folha, abrir pela metade e com uma colher, e retirar a quantidade de gel necessária. Esse gel se conserva muito bem na geladeira.

Uso oral da babosa

Para completar nosso tratamento natural com babosa é recomendável tomar todas as manhãs um copo de água com este gel terapêutico.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de babosa (20 g)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (20 ml)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • Comece aquecendo o copo de água. Uma vez que ferva, adicione as duas colheres de sopa de gel ou a polpa da babosa.
  • Você verá que ela se desfaz facilmente. Basta usar uma colher de chá para mexer e obter assim uma bebida bem homogênea.
  • Deixe repousar por 10 minutos, coloque em sua xícara favorita, e então adicione o suco de limão. Beba todas as manhãs e complemente com o tratamento tópico.

Você verá como, depois de alguns dias, começará a observar bons resultados.