Bronquite: Conheça tratamentos naturais para este mal

Tratamento natural para a bronquite

A bronquite é uma inflamação aguda da traqueia e dos brônquios causada por uma infecção bacteriana. Normalmente, não causa grandes complicações, mas é importante tratá-la para que não se alastre e outras doenças pulmonares mais graves apareçam.

Oferecemos algumas dicas para curar a bronquite o mais rápido possível, seguindo uma alimentação adequada e usando remédios naturais.

Alimentação adequada

Durante a bronquite, é fundamental vigiar a alimentação, já que alguns alimentos podem causar inflamação e mucosidade. Evite especialmente:

  • Açúcares refinados;
  • Pão (pode substituí-lo por pão dextrinado, um pão tipo torrada que recebeu um cozimento completo, pois facilita a digestão);
  • Lácteos.

Prefira uma alimentação rica em:

  • Frutas (toranja, limão, laranja, kiwi);
  • Verduras, purês e caldos (especialmente de alho, cebola, alho-poró, couve, aipo, cenoura);
  • Cereais integrais (arroz integral, quinoa, milho miúdo da Índia).

Ficará melhor se incorporar alguns alimentos medicinais à sua dieta:

  • Pimenta-caiena: adicione uma pitada de pimenta-caiena a suas refeições quentes para ativar a circulação, abrir os brônquios e ajudar na desintoxicação.
  • Própolis e mel: os produtos derivados das abelhas são grandes antibióticos que ajudarão a aumentar suas defesas.
  • Extrato de semente de toranja: este potente antiviral tem sido cada vez mais usado. Tome de 5 a 7 gotas diluídas em um copo de água em jejum.
  • Vitamina C: pode tomá-la como suplemento ou como alimento (batata ao vapor com casca, alho, cítricos)

Frutas que combatem a bronquite

Plantas medicinais para combater a bronquite

Você notará uma grande melhora diária se preparar uma jarra de infusão de plantas medicinais e tomá-la bem quente diariamente. Você pode escolher entre as seguintes ervas: Tansagem, unha-de-gato, malva, sabugueiro, menta, camomila e drosera.

Você pode, também, realizar vaporização. Ponha para ferver, em uma panela, água com algumas ervas (cajeput, eucalipto, tomilho, alecrim, satureja) e, quando estiver pronto o cozimento, apague o fogo. Cubra sua cabeça com uma toalha e faça respirações profundas diretamente em cima da panela.

Durante o processo, você pode acender e apagar o fogo para criar o vapor. Você pode fazer a vaporização várias vezes ao dia, de acordo com a quantidade de muco.

Você pode utilizar estas mesmas plantas medicinais em forma de óleos essenciais. Prepare um mistura de 30 mL de óleo base (de amêndoa, oliva, gergelim) e jogue 5 gotas de cada essência. Aplique o óleo diretamente sobre o peito e pescoço. Utilize, também, em um difusor de aromas para o cômodo que estiver.

Remédios com argila

A argila é um remédio antigo. Quando havia poucos recursos, era mais fácil e efetivo utilizar o barro limpo para extrair toxinas e também contribuir com minerais para o organismo. Para a bronquite, é recomendado dois usos da argila:

  • Faça um cataplasma, misturando argila com água até que tenha uma textura untuosa mas consistente. Adicione 4 ou 5 gotas de óleo essencial de tomilho, eucalipto e orégano. Uma vez preparado, aplique, preferivelmente, quente, sobre o peito e costas alternadamente. Pode repeti-lo a cada 6 horas.
  • Em alguns ervanários é vendida uma argila especial, que pode ser ingerida. É uma argila purificada, livre de elementos tóxicos. Misture com água sem usar colher de metal (use uma de madeira, porcelana etc.), deixe repousar por 10 minutos e tome pela manhã.

Equilíbrio térmico

Quando uma pessoa sofre de bronquite, ela parece apresentar um desequilíbrio de temperatura corporal. Recomendamos, especialmente se o pescoço estiver quente e os pés frios, realizar algumas destas práticas:

  • Massagens nas zonas frias com algum material áspero, como uma esponja;
  • Aplicar creme ou óleo de gengibre;
  • Lavar os pés com água muito quente e umas colheradas de bicarbonato de sódio, entre 20 a 30 minutos, duas vezes ao dia.

Desequilíbrio de temperatura corporal pode causar bronquite.

Bronquite por causas emocionais

A causa psicossomática da bronquite parece ter relação com assuntos emocionais não tratados e que causam tristeza. É importante levar isso em conta, principalmente se você tem  tendência a ter bronquite com frequência.

Neste caso, recomendamos que procure um terapeuta, homeopata, essências florais ou outras técnicas de apoio emocional. Além disso, não se esqueça de que, em toda doença repetitiva ou crônica, é fundamental evitar os maus hábitos (tabaco, álcool, má alimentação etc.).

Imagens por cortesia de Clínica ADAM, stefanvds y Intercontinental Hong Kong