Tratamentos naturais para combater a Helicobacter Pylori

Tratamentos naturais para combater a Helicobacter Pylori

Para combater a bactéria e melhorar seus sintomas devemos ingerir alimentos antibióticos e probióticos. Devemos evitar o consumo de açúcares e farinhas refinadas, aumentando a ingestão de frutas, verduras e água.

A bactéria Helicobacter Pylori é conhecida por ser a causadora das maiorias das úlceras estomacais, gastrite e outras infecções no estômago. De acordo com as investigações, estima-se que, aproximadamente, quase dois terços da população mundial está infectada com essa bactéria, já que a transmissão é muito fácil e em muitos casos a pessoa infectada não apresenta nenhum sintoma. Felizmente,existem muitas formas de combater esta bactéria e, consequentemente, aliviar os problemas de saúde causados por ela.

Se você estiver sofrendo com algum problema, como úlcera estomacal ou gastrite, causado pela bactéria Helicobacter Pylori, recomendamos os seguintes remédios naturais que ajudarão a combater esses problemas, a eliminá-los e a melhorar assim sua saúde.

Óleo essencial de erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta que pertence à família das gramíneas. Caracteriza-se por suas propriedades carminativas e digestivas, além de ajudar com problemas de flatulência. Segundo alguns estudos, o óleo essencial de erva-cidreira pode ajudar a eliminar a bactéria Helicobacter Pyroli, pois esta não resiste aos elementos de sua composição.

Própolis

O própolis é conhecido por ser um antibiótico e bactericida natural, que tem a capacidade de fortalecer nossas defesas, combater infecções e tratar problemas de gastrite. Este alimento, que também é conhecido como a resina das abelhas, é uma substância produzida por elas com o intuito de proteger as colmeias das infecções. Dizem que graças a suas propriedades o própolis tem a capacidade de eliminar a bactéria.

Gengibre

gengibre

Esta raiz é conhecida mundialmente por suas propriedades medicinais, que beneficiam, especialmente, o aparelho digestivo. Recomenda-se o consumo de gengibre para combater a acidez estomacal, náuseas, dores estomacais, úlceras, entre outras. Além disso, possui um alto poder bactericida que, segundo alguns estudiosos, poderia erradicar essa temível bactéria chamada Helicobacter Pyroli.

Repolho

Este alimento também tem propriedades que nos ajudam a combater e eliminar a Helicobacter Pyroli, quando consumido na forma crua. Assim como o brócolis, pode causar flatulências, mas podemos ingeri-lo em pequenas quantidades para sabermos quanto nosso corpo tolera. Para consumi-lo podemos preparar uma salada com as folhas do repolho picadas finamente e temperada com um pouco de vinagre e limão. Outra opção é preparar um suco fresco do repolho diluído em água.

Brócolis

brocolis

Este alimento pode ajudar a combater essa bactéria graças à sua alta quantidade de um fito nutriente chamado de sulforafano. Vários estudos demonstraram que a bactéria é eliminada com o consumo frequente de brócolis. Este mesmo alimento que elimina a Helicobacter  também está relacionado com a prevenção do câncer gástrico. O problema que as pessoas encontram com o consumo do brócolis é que este produz flatulências. Entretanto, para reduzir esse problema podemos consumi-lo na forma cozida e misturar com cominho e gengibre.

Cúrcuma

Esta especiaria de origem asiática está cheia de propriedades medicinais que estão sendo objeto de estudos nos últimos anos. No caso de problemas estomacais, é utilizada para tratar a dispepsia, que é uma doença que inclui, entre outros problemas digestivos, distensão, mal-estar estomacal, náuseas e gases. Assim mesmo, suas propriedades nos ajudam a estimular a produção de sucos gástricos, o que vai ajudar a mucosa estomacal, inibindo assim a ação da Helicobacter Pylori. Além disso, os estudiosos recomendam consumi-la moderadamente.

Outros elementos que podem ajudar no tratamento

  • Para combater a bactéria o ideal é incrementar à sua dieta alimentos com um alto poder antibiótico, como o alho, a cebola, o gengibre, a equinácea, o alecrim, a menta e o mel.
  • Outros alimentos que podem servir são os probióticos que possuem lactobacilos e bifidus que, ainda que não destruam por completo a bactéria, ajudam a inibi-la, ao mesmo tempo em que combatem dores de cabeça, náuseas matinais e dispepsia.
  • Aquelas pessoas que não possuem úlceras estomacais, mas que possuem a bactéria, podem consumir suco de limão ou abacaxi, ou ainda, vinagre de maçã.
  • Uma pessoa afetada pela Helicobacter Pylori deve procurar evitar alguns alimentos, tais como os açúcares, as farinhas refinadas e o arroz. No lugar desses alimentos, devemos consumir frutas, verduras e água.
  • Por último, podemos preparar uma bebida alcalinizante para combater a bactéria. Basta misturar batata crua, aipo e cenoura, e beber essa mistura antes de cada refeição.