Tratamentos naturais para combater o terçol

Tratamentos naturais para combater o terçol

Nunca devemos tentar remover o terçol, porque isso pode estender a infecção ao resto do olho. O que devemos fazer é aplicar calor no olho para aliviar os sintomas e melhorar o quadro.
Tratamentos naturais para combater o terçol

O terçol é uma protuberância que se forma em uma das pálpebras dos olhos, frequentemente como resultado da inflamação de uma glândula sebácea. Esse pequeno ponto avermelhado na base dos cílios é muito incômodo e, na maioria dos casos, é difícil de eliminar.

Costuma se desenvolver quando algo bloqueia uma das glândulas sebáceas nas pálpebras, o que causa a multiplicação de bactérias na mesma. Sua forma física é muito similar à de um nódulo de acne comum, mas pela área que afeta é muito incômodo e desagradável.

Na maioria dos casos isso acontece devido à falta de higiene, por exemplo, ao tocar ou esfregar os olhos com as mãos sujas ou não limpar o pó das lentes. Se esse é o fator desencadeante, o mais provável é que haja uma infecção pela bactéria estafilococo. Porém, em outros casos, a pequena inflamação pode aparecer como um sintoma de:

  • Anemia.
  • Diabetes.
  • Transtornos hormonais.
  • Alergias.
  • Problemas na tireoide.
  • Inflamações oculares crônicas.

A eliminação desse problema, em geral, demora vários dias e se dá de forma espontânea. Por sorte, enquanto isso passa, há alguns remédios naturais que podem ajudar a tratar o terçol para reduzir a inflamação e acalmar o incomodo.

Veja também: Como ter os olhos saudáveis

Compressas quentes

A aplicação de calor funciona como um bom remédio para reduzir a inflamação na região afetada do olho. O calor deve ser aplicado por meio de compressas com água bem quente e a operação deve se repetir várias vezes ao dia para obtermos bons resultados.

Algumas pessoas poderiam pensar que a aplicação de frio tem um efeito similar, mas a verdade é que se trata de um pequeno nó de gordura, então o melhor é usar a água quente para acelerar sua maturação.

Camomila

Camomila

Essa plana tem compostos anti-inflamatórios e refrescantes que podem ajudar a diminuir a protuberância e a irritação causada pelo problema.

Coloque duas colheres de chá de camomila em uma xícara de água quente e deixe repousar um pouco, depois aplique com uma gaze ou um pano limpo na região afetada. Não se deve administrar a camomila em caso de conjuntivite alérgica ou febre do feno.

Batatas

O suco que a batata libera quando cortada em rodelas pode ser muito útil no tratamento de eliminação do terçol. Corte uma batata em rodelas, coloque as rodelas na geladeira e, quando estiverem frias, aplique-as nas pálpebras irritadas para diminuir a inflamação.

Babosa

Aloe-vera-500x303

O suco dessa planta tem compostos antibacterianos que podem frear a ação das bactérias estafilococos para acelerar a recuperação da pálpebra afetada. Para aproveitar isso basta cortar uma folha da babosa e retirar o gel puro de seu interior. Depois mergulhe um pedaço de algodão nesse gel e aplique-o diretamente sobre o terçol.

Cavalinha

A infusão de cavalinha tem propriedades adstringentes que podem diminuir a ação das bactérias que causam o terçol. Prepare uma infusão da planta seca em uma xícara de água, mergulhe um pedaço de gaze e aplique-o na região afetada.

Acelga

Acelgas-500x334

O uso desta planta pode ajudar a acelerar a eliminação do terçol, ao mesmo tempo em que reduz aquela inflamação incômoda.

Coloque uma folha de acelga para esquentar em uma panela de água, coe o líquido e deixe a acelga repousar um pouco. Quando estiver morna, coloque-a nas pálpebras fechadas, durante 10 minutos e repita o tratamento pelo menos 3 vezes ao dia.

Cenoura

A polpa morna da cenoura também pode ser muito útil na redução do terçol e no alívio de seus incômodos sintomas.

Coloque um litro de água para ferver, adicione algumas rodelas de cenoura e deixe-as repousar por 20 minutos até que fiquem moles. Depois desse tempo, coloque-as nos olhos fechados, deixando agir durante 10 minutos.

Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Suco com poder curativo de beterraba, maça e cenoura

Importante!

Nunca tente, por nenhuma razão, tirar o terçol como se fosse uma espinha ou um cravo, pois a infecção poderia se propagar ao resto do olho. O melhor é esperar que ele se drene de forma espontânea.

Por ser uma infecção contagiosa, não compartilhe toalhas, itens de maquiagem ou outros objetos que possam transmitir a bactéria a outra pessoa. O melhor, neste caso, é usar toalhas descartáveis e evitar o uso de produtos para os olhos, porque podem piorar a irritação.

No caso do terçol piorar e não ser completamente eliminado sozinho em alguns dias, o melhor é procurar um médico.