Tratamentos naturais para cabelos pintados

Tratamentos naturais para cabelos pintados

Mulheres que pintam os cabelos, seja para esconder cabelos brancos ou mudar o look, costumam ter muitos problemas com respeito a luminosidade ou suavidade daqueles. Isso acontece porque os componentes químicos das tintas são muito prejudiciais.

Nesse artigo, conheça alguns dos tratamentos naturais mais eficazes que existem para cabelos pintados.

Pintado, brilhoso e suave. É possível?

Parece que essas três situações não podem coexistir, que são impossíveis de alcançar ao mesmo tempo. Se você pinta o cabelo com frequência, é provável que ele não seja nada suave ao tato e nem à visão e depois de alguns dias não fique tão bonito como você queria.

Mas, o problema não é apenas a tinta, cheia de componentes químicos, mas também outros descuido ou maus-tratos aos quais se submete o cabelo diariamente. A prancha, o secador, o frisador, o sol, etc. danificam muito os cabelos.

Melhores tratamentos para cabelos pintados

Assim, considere algumas dicas importantes na hora de pintar o cabelo:

  • Hidrate: faça massagens de hidratação uma vez por semana com produtos naturais, tais como o óleo de coco, o azeite de oliva ou o leite de aveia. Também é possível optar por cremes vendidos no mercado para esse fim. Deixe atuar por quinze a vinte minutos e pronto! Enxágue e lave como de costume. Em alguns casos é melhor não lavar. Para obter um resultado mais eficaz use uma touca plástica. Os quites de tintura algumas vezes incluem um bálsamo que deve ser usado por aproximadamente dez dias, não se esqueça disso. Utilize os melhores tratamentos que puder e não economize no uso.
  • Lave: os melhores shampoos e condicionadores para cabelos pintados são aqueles compostos por óleo de jojoba ou de coco. É preciso que sejam o mais natural possível e para obter efeitos bons e imediatos é melhor prepará-los em casa. No mercado, igualmente, existe uma infinidade de marcas específicas para manter a tinta e cuidar do cabelo. Evite os shampoos para cabelos gordurosos ou os que prometem uma “limpeza profunda”, pois eles são mais fortes e varrem tudo, inclusive a tintura.
  • Proteja: o sol, o cloro da piscina, a água do mar, o vento, são todos inimigos do cabelo, principalmente quando está pintado. Durante o verão precisamos aumentar a proteção, usando um spray ou creme, um chapéu ou um lenço. Servirá de barreira para que os raios solares, a princípio, não desgastem a cor da tinta. Também é preciso proteger o cabelo da prancha e do secador, pois causam danos “mecânicos” que não o fazem bem, pois tira sua umidade e sua cor. Antes de usar esses elementos, coloque um bálsamo protetor e nunca use a prancha com o cabelo molhado ou úmido.

Como cuidar de cabelos pintados

  • Afaste os amoníacos: apesar de existirem ainda poucos produtos que utilizam esse ingrediente tão ruim para o organismo, algumas marcas ainda o mantém na fórmula de suas tinturas. É um componente prejudicial, que debilita e resseca o cabelo, deixando sem vida e opaco. Consulte na perfumaria os produtos sem amoníaco e escolha-os da próxima vez que for pintar.
  • Corte: os especialistas dizem que o corte é saudável para o cabelo (alguns centímetros, não se assuste), e que seja feito pelo menos três vezes ao ano. Não é preciso ir sempre ao salão para isso, você mesma pode cortar ou pedir o auxílio de algum conhecido. Basta manter as pontas aparadas sempre e procurar o salão a cada seis meses para um trabalho mais profissional.

Tratamentos naturais para cabelos pintados

Utilizando aquilo que temos em casa, podemos preparar excelentes máscaras e tratamentos para cabelos pintados, para que a cor não se perca e o cabelo esteja sempre sedoso e com brilho.

  • Máscara de maionese: serve para reparar o cabelo quando estiver muito ressecado por causa da tintura. Aplique meia xícara de maionese da raiz às pontas. Cubra com uma toalha para que o cabelo fique bem umedecido, e mantenha assim por 15 minutos. Enxágue com água em abundância (com uma temperatura entre morna e quente) e, por fim, com um pouco de água fria para fechar os folículos. Repita o tratamento uma vez por semana.

Máscara capilar para cabelos pintados

  • Máscara de manteiga de cacau: é perfeita para reparar as pontas abertas ou danificadas, que são produto dos químicos contidos nas tintas. Também é excelente para recuperar o brilho do cabelo. Coloque meia xícara de manteiga de cacau no micro-ondas para que amoleça, depois passe no cabelo, principalmente a metade até as pontas. Deixe atuar por dez minutos, depois enxágue com água quente. Finalize com um pouco de água fria. O tratamento pode ser repetido uma vez por semana.
  • Máscara de ovo: serve para reparar o cabelo quimicamente danificado ou seco. Bata duas gemas e cubra o cabelo, faça um coque e deixe que a máscara atue por vinte minutos. Enxágue e use o shampoo habitual até que não restem resíduos de ovo ou o cheiro característico.
  • Máscara de abacate: essa fruta contém ácidos graxos e vitaminas, isso a torna ideal para cuidar dos cabelos tingidos. O abacate devolverá ao cabelo brilho, suavidade e beleza em questão de minutos. Basta tirar a polpa de um abacate inteiro e espalhar por todo o cabelo. Depois deixar que atue por meia hora para enxaguar.
  • Máscara de iogurte: suavizará a pele do couro cabeludo, que geralmente é muito maltratado ou danificado por causa da tinta. Aplique uma xícara de iogurte natural em todo o cabelo, deixe por quinze minutos. Enxágue e lave como de costume.

Imagens oferecidas por Palmira Van, Orin Zebest, Nathan O’Nions, rekre89 e Helernn.