Romã para tratamento de artérias obstruídas

Como tratar as artérias obstruídas com romã

Graças à capacidade oxidante de seus polifenois a romã nos ajuda a depurar os depósitos de gordura das artérias e regula o colesterol.
Suco de romã

Nos últimos anos a romã se transformou em objeto de inúmeros estudos e análises. É considerada uma fruta medicinal com alto poder antioxidante, capaz de favorecer nossa saúde cardiovascular.

Ela é rica em polifenóis, e suas propriedades anti-inflamatórias nos ajudam a limpar as artérias obstruídas para combater a aterosclerose.

Estamos diante de um complemento diário que pode reduzir o risco de ataques cardíacos e que, além disso, nos permite desfrutar de uma saúde melhor em geral, combatendo inclusive o envelhecimento precoce.

Como renunciar a esses maravilhosos presentes que a natureza coloca ao nosso alcance?

Benefícios da romã para favorecer a saúde das artérias

Com certeza um dado lhe chamará a atenção: Você sabia que a romã é mais benéfica para o coração do que o vinho ou o chá verde? E isso graças aos polifenóis que ela contém.

Consumir alimentos ricos em polifenóis reduz o risco de mortalidade, e os mesmos fazem parte da dieta mediterrânea que médicos e nutricionistas têm indicado para uma boa saúde.

A romã é uma aliada natural que devemos introduzir em nossa dieta para vencer aos três inimigos das artérias: a hipertensão, o estresse oxidativo e o colesterol.

Romã para obstruir artérias

Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Como cuidar do coração se você é mulher?

Segundo um estudo desenvolvido em 2014 na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona (Espanha), o consumo regular de polifenóis reduz entre 10 e 20% o risco de desenvolvermos doenças cardíacas.

  • Os polifenóis presentes na romã têm um poder antioxidante maior do que o vinho, o mirtilo e o chá verde.
  • O suco de romã nos ajuda a limpar os depósitos de gordura das artérias e evita sua rigidez, além de reduzir a aterosclerose em 25%.
  • A romã contém outros bioelementos como os elagitaninos ou as antocianidinas, que otimizam a função cardíaca graças ao seu alto poder antioxidante.
  • Além do polifenol, a romã, e especialmente sua casca, é rica em flavonoides e pró-antocianidinas que lutam contra a oxidação celular, reduzindo também a inflamação.
  • Outro dado que merece destaque é que a romã não nos fará ganhar peso. Ao contrário: regulará de forma eficaz o acúmulo de gordura no corpo.
  • A romã contém diversos nutrientes que favorecem a circulação sanguínea, já que regula o colesterol ruim, ou LDL, e equilibra nossa pressão arterial.

Maneiras de consumir romã para tratar as artérias obstruídas

tratamento de artérias obstruídas com romã

Suco de romã em jejum

Consumir este suco em jejum é a melhor forma de tratar as artérias obstruídas. Para isso, basta extrair os grãos internos da fruta e bater no liquidificador até obter um suco natural.

Se tomarmos com o estômago vazio, assimilaremos muito melhor suas propriedades essenciais. Você verá como, depois de um mês, seus níveis de colesterol se reduzirão e sua hipertensão se regulará.

Óleo da semente de romã

É possível encontrar o óleo da semente de romã em lojas de produtos naturais ou lojas especializadas em nutrição. Ele é muito adequado para temperar saladas. Porém, também é possível encontrá-lo para uso tópico, para prevenir rugas, reafirmar e regenerar a pele e atrasar seu envelhecimento.

Para tratar as artérias obstruídas opte pelo óleo para consumir. Você pode adicioná-lo a muitas de suas refeições diárias.

Extrato de casca de romã

Assim como dissemos antes, a casca da romã contém muitos benefícios que nos ajudarão a reduzir a inflamação arterial e os depósitos de gordura aderidos.

É comum que a casca da fruta seja incômoda no momento de consumir, afinal seu sabor é amargo e não é fácil batê-las em meio aos sucos naturais.

Entretanto, você vai gostar de saber que em muitas farmácias é possível encontrar o extrato da casca de romã em forma de comprimidos. Não deixe de consultar seu médico e saber se é conveniente fazer uso desse recurso.

Recomendamos o seguinte artigo: Você sabe reconhecer os sintomas de um infarto?

Os benefícios das folhas do romã

Com as folhas e raízes dessa planta é possível preparar infusões benéficas para a saúde e para tratar artérias obstruídas.

  • Não se deve consumi-las por conta própria ao colhê-las diretamente da árvore. Se você quiser provar essas infusões procure em uma loja de produtos naturais. Elas comercializam bolsinhas prontas para preparar, que indicam a quantidade exata.
  • É importante que você não se exceda no consumo dessas infusões de folhas de romã, pois ela pode causar vômitos. Basta tomar uma infusão por dia ou 4 xícaras por semana.

Agora, assim como dissemos no início, a melhor forma de nos beneficiarmos dessa fruta é por meio de um suco ou consumi-la de forma natural em nossas saladas.

Se você adicionar sementes de romã em uma salada de espinafre e nozes, por exemplo, conseguirá um prato maravilhoso para favorecer sua saúde cardíaca.

Aproveite esta fruta deliciosa e cuide a cada dia de seu coração, fazendo um pouco de exercício e mantendo uma alimentação equilibrada. Vale a pena!