Como tratar a sinusite de forma natural? - Melhor com Saúde

Como tratar a sinusite de forma natural?

Nosso humor influencia muito em nossa saúde física e pode aumentar as possibilidades de sofrermos de sinusite.

A inflamação dos seios nasais é conhecida como “sinusite”, ela afeta a parte superior do nariz e traz como consequências dores fortes de cabeça e congestão nasal. Se quiser saber como tratar esta afecção de forma natural, não deixe de ler este artigo!


O que saber sobre a sinusite?

Como dito anteriormente, a sinusite se trata de uma inflamação dos seios nasais, ou seja, das cavidades ocas que se localizam nos ossos da bochecha, ao redor e atrás do nariz. Esta condição pode ser crônica ou aguda. Algumas pessoas sofrem de sinusite durante semanas, meses ou inclusive anos, principalmente quando não tratam e não dão a devida atenção ao problema.

Quais são os sintomas da sinusite?

  • Dor de cabeça forte (cefaleias)
  • Dor nos seios paranasais
  • Febre
  • Secreção constante do nariz
  • Nariz avermelhado
  • Cansaço
  • Mau hálito (halitose)
  • Sensação de rosto inflamado
  • Olhos lacrimejantes ou avermelhados
  • Dor ocular
  • Dor nos dentes, principalmente nos molares
  • Sangramento no nariz
  • Mal-estar e decaimento geral
  • Tosse e catarro (naqueles que apresentam sinusite crônica)
  • Falta de olfato
  • Dor ao mastigar ou ao engolir
  • Disfonia ou afonia

Sinusite-372x252

Existem dois tipos de sinusite, e classificar o tipo dependerá do surgimento de um ou mais sintomas, bem como do fato de serem mais ou menos intensos e do momento em que aparecem.

Sinusite aguda

Na maioria dos casos costuma ser causada por uma infecção bacteriana. Ocorre por uma complicação tardia de um problema viral respiratório, como um resfriado, uma gripe ou um “catarro” mal curados. É a mais comum.

Sinusite crônica

Também é causada por infecção bacteriana, é frequente que a causa seja uma doença inflamatória, como por exemplo a asma bronquial. As alergias estomacais podem inflamar o revestimento dos seios paranasais e o nariz, impedindo a eliminação de bactérias. Como esse quadro surge várias vezes (a cada ano, por exemplo, ou quando as estações mudam), a sinusite crônica é comum e é mais difícil de tratar e erradicar.

Sinusite1-500x325

Cuidados para considerar em casa

Se você apresentar uma das duas sinusites, aguda ou crônica, dê uma olhada nas seguintes dicas ou cuidados caseiros para tratar a inflamação dos seios paranasais. Estas dicas ajudarão você a prevenir, tratar ou erradicar o problema. Ainda que os resultados sejam mais lentos do que aqueles que alcançamos quando fazemos uso de fármacos ou medicamentos, também é certo que as opções naturais “atacam” o problema desde a sua raiz e impedem que voltemos a desenvolvê-lo.

Boa alimentação

Uma das formas de estar sempre saudável é através da alimentação. Muitas alergias, inflamações, infecções e doenças são provocadas por uma má alimentação. Se você descuidar deste ponto, consumir muitos produtos que contenham açúcar refinada (bolos, refrigerantes, confeitados), gorduras saturadas (hambúrguer e cachorro quente), sal (produtos empanados e pré-prontos), enlatados, etc, sua saúde se ressentirá.

Quando o corpo está intoxicado com este tipo de elementos, é mais propenso a sofrer alergias, incubar doenças ou “permitir” a entrada de bactérias e germes, o que trazem como resultado infecções e inflamações, assim como doenças.

Portanto, se você estiver sofrendo de um quadro de sinusite, se isso já aconteceu antes ou se você quiser evitar o problema, comece a comer de forma mais saudável. Uma boa dieta de depuração ajudará a dar o passo inicial de forma correta. Depois, mantenha uma alimentação mais equilibrada, opte por produtos integrais ao invés de refinados, coma frutas e vegetais, escolha mais coisas cozidas do que fritas (de preferência cozidas ao forno ou vapor) e não coma tanto em restaurantes ou fast foods.

sinusite3-283x252

Vitamina C

Como quase todos já sabem, a vitamina C evita que adoeçamos e que os vírus e bactérias que podem causar a sinusite ou as inflamações nas fossas nasais se desenvolvam. Para condimentar as saladas use limão (que também contribui para dar sabor aos sucos, batidas ou infusões) e coma mexericas ou toranjas de sobremesa. Dessa forma, não estará apenas adicionando uma boa quantidade de vitamina C em seu organismo, mas também equilibrará o pH de seu corpo.

Além destas frutas existem outros alimentos que têm a mesma (ou mais) quantidade de vitamina C, como é o caso do brócolis e da cenoura. Por sua vez, não consuma tantos lácteos, embutidos e açúcares para que não entorpeçam a ação deste nutriente.

Ambientes

Quartos e outros cômodos “irritantes” não são bons para pessoas que sofrem ou são vulneráveis à sinusite. Isto significa que devemos nos afastar o máximo possível de regiões onde haja:

  • Área para fumantes
  • Rejeitos tóxicos como, por exemplo, fábricas
  • Lugares que foram limpos com produtos de odor muito forte
  • Lugares com contaminação ambiental, como o centro da cidade

Emoções

Outra das causas da sinusite são os desequilíbrios emocionais. O humor pode influenciar muito em como seu corpo reage. A tensão, a irritação, o estresse, o cansaço, os nervos, a ansiedade e a depressão podem influenciar negativamente muitos aspectos. Neste caso em particular, aumentará as possibilidades de sofrermos de sinusite ou de padecê-la pela primeira vez se ela se tornar crônica.

Portanto,  tome as coisas com mais calma, deixe de lado as preocupações e pressões, saia de férias mais vezes (ou, pelo menos, passe um dia em um lugar que o relaxe), durma o suficiente, tome banhos prolongados e quentes (que ajudarão a desobstruir as narinas) e tome infusões calmantes como de camomila, valeriana, tília, etc.

Sinusite-350x252