Trate inflamações no fígado com suco de limão

Trate inflamações no fígado com suco de limão

Graças aos seus ácidos e flavonoides o limão pode nos ajudar a combater a inflamação do fígado, ao mesmo tempo em que nos ajuda a depurar toxinas e nos oferece vitaminas.
Trate inflamações no figado com suco de limão

Segundo a revista “Liver Support“, direcionada exclusivamente para a saúde hepática, o consumo regular de limão pode nos ajudar a tratar as inflamações no fígado.

A hepatomegalia pode ter muitas origens, desde uma alimentação incorreta até doenças relacionadas, como é o caso da hepatite, da diabetes ou inclusive da obesidade.

Se considerarmos as inúmeras funções que nosso fígado desempenha entenderemos porque uma inflamação neste órgão tão essencial pode trazer tantos problemas a nossa vida diária.

Não hesite nunca em consultar seu médico diante de qualquer sintoma ou incômodo. Nós, por nossa parte, recomendamos que adicione em sua dieta o consumo regular do suco de limão.

Inflamações no fígado: possíveis sintomas

tratar-inflamações-no-fígado

A hepatomegalia ou fígado inflamado pode afetar tanto crianças quanto pessoas adultas. Ela causa um crescimento do órgão e, ainda que os médicos possam advertir sobre a doença apalpando nosso abdômen, sempre será necessário fazer uma ultrassonografia e um exame de sangue para confirmar a suspeita.

A inflamação do fígado pode ser tratada sempre e quando se conheça com segurança o que a originou. Para isso, é importante considerar sua sintomatologia para estarmos prevenidos.

Conheça 6 alimentos que combatem a gordura no fígado

  • Dor no centro do abdômen, sensação de estômago pesado e necessidade de sentar de pouco em pouco tempo.
  • É comum acordar muito cansado, sentir um gosto ruim na boca e ter dores de cabeça.
  • Os episódios de febre podem ser habituais.
  • Perdemos o apetite e qualquer coisa que comemos nos enche rápido.
  • Também é habitual ter problemas intestinais: episódios de diarreia e prisão de ventre.
  • Náuseas.
  • Muitos pacientes podem mostrar icterícia, ou seja, cor da pele e dos olhos levemente amarela.

Um dado importante é que se não tratamos o fígado gorduroso, esta doença pode evoluir para uma hepatomegalia.

Uma dieta de baixa qualidade e rica em gorduras leva a uma saturação hepática onde o excesso de colesterol e de depósitos de gordura é armazenado. Se não melhorarmos nossos hábitos, as inflamações no fígado podem piorar ainda mais.

Nunca hesite em consultar um médico.

Como o limão beneficia o fígado inflamado

O suco de limão nos servirá tanto para prevenir quanto para tratar este problema. É imprescindível manter uma dieta saudável que nos permita reverter a doença, visto que, como já sabemos, se existe um órgão capaz de se regenerar, é o fígado.

Vejamos agora quais propriedades este cítrico tem para nos ajudar a combater as inflamações no fígado:

Agua-morna-com-limão-tratar-inflamações-no-fígado

O limão como desintoxicante hepático

Já falamos muitas vezes aqui em nosso espaço sobre os grandes benefícios do limão para depurar e desintoxicar. Agora, nos centraremos na relação entre o limão e a saúde hepática:

  • O consumo regular de suco de limão aumenta a quantidade de urina graças a um composto primário conhecido como citrato.
  • O citrato, por sua vez, é um inibidor natural das toxinas que costumam se acumular em forma de cristais em nosso fígado, até chegarem ao ponto de  impedir que ele realize suas funções da melhor forma possível.
  • O ácido cítrico presente no limão aumenta a capacidade do fígado de destruir e liberar as toxinas para que possam ser expulsas com a urina.

O limão nos ajuda a desinflamar o fígado e eliminar o colesterol ruim (LDL)

Segundo um estudo publicado em 2002 na revista “European Journal of Nutrition“, as cascas do limão nos ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e no fígado. Por sua vez, também favorecem a desinflamação hepática.

  • Para se beneficiar da casca do limão não deixe de preparar o que se conhece como a técnica do limão congelado, que já explicamos em outras ocasiões em nosso espaço.
  • O limão é rico em um tipo de flavonoide chamado hesperidina, que tem a capacidade de proteger o fígado de danos causados pela inflamação ou acúmulo de colesterol.
  • Segundo muitos nutricionistas o consumo regular do suco de limão e de vinagre de maçã pode ser muito adequado para tratar a hepatomegalia. É um complemento natural que pode cair bem no dia a dia, sem descartar nunca as recomendações dos médicos.

O limão nos ajuda a diminuir a carga de gorduras do fígado

limão-tratar-inflamações-no-fígado

Algo tão simples como começar o dia com um suco de limão misturado com um copo de água morna nos permitirá melhorar nossas digestões da seguinte forma:

  • Nos ajuda a assimilar os alimentos e absorver os nutrientes.
  • O suco de limão nos permite prevenir o fígado gorduroso e diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares graças ao fato de que combate os níveis de gordura e colesterol.
  • Os flavonoides dos cítricos atuam como um grande tônico digestivo e reduzem a sensação de fome.
  • Não podemos nos esquecer também de que graças ao limão aumentamos a produção de ácido clorídrico no estômago para melhorar a decomposição e a absorção dos alimentos.

Assim, anime-se a tomar todas as manhãs um copo de água morna com suco de limão: sua saúde hepática notará.