Os três melhores exercícios para a sua saúde

Os três melhores exercícios para a sua saúde

Seja por motivos tais como trabalho, família e, inclusive, pessoais, é habitual que levemos uma vida sedentária, na qual a prática de exercícios ou qualquer outro tipo de atividade não existe.

Pode ser que não notemos os efeitos do sedentarismo agora, mas, em longo prazo nosso corpo sofre com inúmeros problemas que acabam por afetar nossa qualidade de vida, e tudo poderia ser evitado se nos empenhássemos a praticar, diariamente, o exercício mais simples.

E que tal se começarmos a introduzir estas simples atividades em nossas vidas? Vale a pena fazer um teste.

Obesidade, problemas cardíacos, colesterol… muitas são as doenças que podemos evitar se introduzirmos exercícios elementares que nos ajudarão a melhorar nossa saúde. Em alguns casos, basta tirar 30 minutos de nosso dia para isso, o que importa é que sejamos constantes.

E então, você se anima a tentar? Mas, antes, lembre-se que um dos segredos para ser constante na prática de exercícios é tentar não praticá-los sozinho(a), assim, se você convidar a um amigo (ou uma amiga) ou um familiar para te acompanhar, com certeza a constância será mais eficaz.

Dos três exercícios que apresentaremos a seguir, escolha aquele que te parece mais fácil e acessível de realizar, você também pode, inclusive, combiná-los e alterná-los durante a semana. O essencial é que a prática aconteça todos os dias e se torne um hábito em sua vida. Garantimos que sua saúde agradecerá!

1. Subir e descer escadas

exercícios de subir escadas

Pode ser que você se surpreenda, mas isto, sem dúvida, é uma verdade. De fato, muitos são os estudos realizados e muitos os cardiologistas que recomendam este exercício tão simples. É um excelente modo de melhorar a saúde cardíaca, fortalecer os músculos das pernas, queimar calorias e obter um condicionamento cardiovascular excelente.

Em apenas meia hora podemos perder 342 calorias. O doutor Roy Shephard, da Universidade de Toronto (Canadá), afirma que subir escadas de 20 centímetros a um ritmo de 20 escadas por minuto pode apresentar incríveis benefícios para nossa saúde, sendo um dos melhores exercícios que podemos realizar.

  • Reduzirá o colesterol e a pressão arterial, diminuindo assim o risco de apresentarmos problemas cardíacos;
  • Melhorará a força muscular das pernas e dará maior resistência cardiopulmonar ao organismo;
  • Queimará calorias;
  • Fortalecerá nossos ossos;
  • Melhorará nossa circulação e tônus muscular. 

Como fazê-lo?

  1. Em casa, em shoppings ou, inclusive, em nosso local de trabalho.
  2. Entre 20 e 25 minutos todos os dias.
  3. Caso se canse, mude para um ritmo mais calmo, respirando profundamente.
  4. Suba passo a passo com as costas retas, tente não deslocar-se para frente, controlando principalmente o trabalho das pernas e a flexão dos pés.
  5. Aqueles que utilizam próteses de qualquer espécie ou apresentem alguma lesão na perna devem praticar este exercício pouco a pouco, devagar. Quem já sofreu de algum problema cardíaco deve consultar um médico antes de tornar este exercício uma prática diária. 

2. Pedalar um dos melhores exercícios

exercícios de pedalar

Outro dos exercícios mais benéficos e mais recomendáveis. Se você tem uma bicicleta e a oportunidade de desfrutar de um bom espaço por onde pedalar sem riscos, não espere mais! E também, se existir a possibilidade de substituir seu carro por uma bicicleta quando fizer o caminho para o trabalho, faça-o sem pensar duas vezes!

Pedalar diariamente pode ser muito benéfico par a saúde. Basta fazê-lo todos os dias durante 30 a 35 minutos, e se for acompanhado(a), melhor ainda, o exercício se tornará mais agradável. Para se ter uma ideia esta atividade:

  • Reduzirá o risco de infarto em 50%;
  • Prevenirá a dor nas costas e protegerá as articulações. Pedalar estimula os músculos das vértebras dorsais e fortalece a região lombar (prevenindo o surgimento de hérnias de disco). As articulações dos joelhos também se beneficiam com estes movimentos cíclicos, que ajudam, inclusive, na proteção e no fortalecimento de nossas cartilagens.
  • Melhorará nosso sistema imunológico. Ao passearmos de bicicleta e submetermos nosso organismo a tais exercícios elementares, mobilizar os fagócitos (as células devoradoras de bactérias do corpo humano), estaremos contribuindo significativamente para a eliminação de todo tipo de toxinas de nosso organismo. 

3. Caminhar diariamente

exercícios de caminhada

Para colher os melhores benefícios deste exercício simples, devemos praticá-lo diariamente, com passos rápidos durante meia hora. Não falamos aqui em correr, e sim de manter uma caminhada mais rápida para que o nosso coração e corpo em geral, mantenham um nível ótimo de funcionamento durante este tempo. Observe como isso nos beneficiará:

  • Fortalecerá o coração, evitando doenças cardíacas e reduzindo o colesterol do organismo;
  • Controlará nosso peso. Se acelerarmos o ritmo da caminhada aos poucos, aumentaremos nossa massa muscular e também nosso metabolismo, o que significa queimar mais gorduras;
  • Prevenirá a demência e acidentes cerebrovasculares;
  • Prevenirá a osteoporose. Ao praticar tal exercício estimulares os ossos e os fortaleceremos, melhorando , além disso, a eficácia de nossas articulações;
  • Tonificará glúteos e abdômen. Para isso precisamos caminhar e prestar atenção em nossa postura durante o exercício, tentando manter a coluna ereta e em posição cômoda, sem nos inclinarmos para frente;
  • Aumentará os níveis de vitamina D do organismo. Se caminharmos durante o dia, obteremos esta vitamina tão essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico;
  • Aumentará nossa energia e nosso bem-estar. Se caminharmos meia hora por dia, em companhia de alguém que apreciamos, será mais benéfico e nos descarregará mais do estresse e problemas associados. Estudos dizem que caminhar diariamente reduz o estresse e a ansiedade. Respirar ao ar livre e nos desconectarmos de nossas obrigações durante alguns minutos, é, sem dúvida, a melhor vitamina que podemos oferecer ao nosso organismo para combater os males psicológicos. 

Que tal se começarmos hoje mesmo?