Truque fácil para eliminar o mau cheiro do encanamento

Truque fácil para eliminar o mau cheiro do encanamento de forma natural

Além de evitar jogar no ralo alimentos que podem se degradar no interior do cano e provocar mau cheiro, devemos observar se o encanamento se encontra bem vedado.
Truque fácil para eliminar o mau cheiro do encanamento

Um dos problemas mais comuns de uma casa é o odor desagradável que vem do encanamento do banheiro e da cozinha.

Não importa quantas vezes limpamos a casa, esse odor de mofo dos canos pode ser sentido em diferentes horas do dia, sobretudo quando o tempo está muito quente ou chuvoso.

O uso de aromatizadores ou sprays pode ser a maneira mais rápida de disfarçá-lo, mas seu efeito não é suficientemente duradouro e o mau odor retorna rapidamente.

Atualmente existem vários tipos de produtos químicos que podem ser colocados nos tubos para desentupi-los e fazer com que parem de liberar o mau odor.

O problema é que está comprovado que eles são muito agressivos para o meio ambiente e algumas vezes são até prejudiciais para a saúde.

Felizmente, existem alguns remédios ecológicos caseiros que podemos preparar com ingredientes muito econômicos para conseguir resultados parecidos.

Neste artigo, queremos compartilhar um truque muito fácil que você pode realizar para dizer adeus a esse odor terrível. Não deixe de experimentar!

Por que surgem os mau odores no encanamento?

Antes de saber em detalhes a maneira caseira de eliminar o odor desagradável dos tubos, é bom saber por que se produzem e que medidas podem ser tomadas para evitá-los.

Quase sempre o forte odor resulta de hábitos que praticamos todos os dias e que não percebemos que contribuem para o problema.

Os detergentes e sabões

lavar-louça

O uso constante de detergentes e sabões sobre as pias vai desprendendo uma série de produtos químicos que se aderem, sob a forma de gordura, nos encanamentos. Pouco a pouco ela vai se degradando e, diante de qualquer estímulo, libera o mau odor.

Ainda que seja muito difícil evitar isso, se escolhermos produtos de boa qualidade podemos minimizar as chances do problema acontecer.

Água parada

Existem áreas da tubulação em que a água fica parada, formando criadouros de bactérias e de mofo.

Ainda que seja quase impossível que não ocorra, o que se pode fazer é limpá-las regularmente para que os micro-organismos não se proliferem.

A vedação dos tubos

tubulacao_encanamento

A vedação dos tubos do vaso sanitário, das torneiras e das pias pode se degradar por causa da umidade e do mofo.

Como resultado, aparece um mau odor de silicone que piora com os dejetos produzidos pelas bactérias.

Canos velhos

As tubulações velhas não apenas podem se danificar mais facilmente, como também são o melhor ambiente para o crescimento das leveduras e bactérias.

A água parada, juntamente com os dejetos, vai formando camadas que, inclusive, podem obstruir os tubos.

Restos de alimentos

restos_de_alimentos_pia

Cuidado! Os restos de alimentos que caem e passam pelo ralo da pia são uma das causas principais do mau odor e do entupimento da encanação.

É primordial utilizar um filtro que permita reter na superfície os pequenos pedaços de comida que restam nos pratos e panelas.

Truque para eliminar o mau odor do encanamento

truque_para_limpar_encanamento

Estando conscientes das possíveis causas dos odores fétidos das tubulações, aconselhamos colocar em prática o seguinte truque para limpá-las de forma natural.

Trata-se de uma combinação simples de bicarbonato de sódio com vinagre branco, dois ingredientes que fazem bem ao meio ambiente e que servem para eliminar os fungos, a gordura acumulada e outras substâncias que liberam maus odores a partir dos canos.

Ingredientes

  • ½ copo de bicarbonato de sódio (100 g)
  • 1 copo de vinagre branco (200 ml)
  • ½ litro de água quente

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, leve o meio de litro de água para ferver.
  • Antes que comece a ferver, junte o vinagre branco e mexa bem.
  • Enquanto a mistura anterior ferve, despeje o bicarbonato de sódio no interior da tubulação que você deseja limpar.
  • A seguir, retire a água com vinagre do fogo e despeje sobre o ralo para que se misture, no interior da tubulação, com o bicarbonato.
  • Imediatamente será produzida uma reação de efervescência, que é completamente normal.
  • Coloque uma tampa na entrada dos canos para impedir a entrada de água ou de outras substâncias, por pelo menos uma hora.
  • Se possível, deixe agir por uma noite inteira para obter melhores resultados.
  • Repita esse truque pelo menos uma vez por semana para eliminar completamente os maus odores.

Para concluir, com pouco dinheiro você poderá manter seu encanamento limpo e sem odores desagradáveis. Além disso, você não terá que recorrer a produtos agressivos, que prejudicam o meio ambiente.