Truque para rejuvenescer a região dos olhos 

Truque para rejuvenescer a região dos olhos

A falta de brilho nos olhos pode ter várias causas, desde cansaço até não piscar o suficiente. Pisque várias vezes ao dia sempre que se lembrar de fazê-lo, para hidratar a área ocular.

Nosso olhar é nossa identidade. Não é apenas o reflexo de nossa alma, mas também a janela para a nossa saúde, e por isso usualmente aparecem aquelas sombras de cansaço (olheiras), fruto de uma noite de insônia e do passar do tempo.

É sempre bom conhecer pequenos truques que nos ajudarão a cuidar de nossos olhos e de nosso “olhar”, e permitirão que ele reflita a alegria que cada um de nós carrega em nosso interior.

Nosso olhar não expõe apenas nossas emoções interiores, o olho é um órgão muito vulnerável ao meio e por isso devemos tomar muito cuidado, por exemplo, com a quantidade de horas que passamos em frente ao computador ou ao celular.

A luz artificial é muito maléfica para as vistas. Conhecendo melhor tudo aquilo que beneficia e prejudica nossos olhos, pouco a pouco conseguiremos exibir um olhar charmoso e radiante. Então, confira no artigo a seguir simples dicas de como cuidar de seus olhos e melhorar nosso olhar!

Quais problemas costumam aparecer na região dos olhos?

Dicas para rejuvenescer a região dos olhos

  • Pálpebras caídas ou flacidez. As causas para esse problema são muitas. Às vezes nos levantamos pela manhã com as pálpebras caídas, levemente inchadas e inflamadas. Uma noite ruim ou uma hidratação incorreta pode fazer com que líquidos se acumulam nas pálpebras. O passar do tempo também faz com que, em determinados dias, as pálpebras fiquem com traços mais acentuados.
  • Rugas. Aparecem no contorno dos olhos, quando sorrimos ou fazemos alguma expressão. Aparecem quando a pele perde sua elasticidade. Fatores genéticos e a ação do sol sob a pele por longos anos também estão relacionados ao surgimento das rugas. Por sorte, é possível combatê-las.
  • Olheiras. Todos sofremos com olheiras. Elas aparecem debaixo dos olhos, com tonalidades escuras, arroxeadas. Ocorrem por efeito do cansaço, da falta de sono e também de doenças ou, inclusive, problemas emocionais.
  • Bolsas. E quem não detesta as antiestéticas bolsas nos olhos? Aparecem por mudanças hormonais ou por problemas de retenção de líquidos. Enfeiam nosso olhar e nos dão um ar de cansaço muito chamativo.
  • Falta de brilho. Cansaço, um problema nos olhos, efeitos do tempo, não piscar o suficiente… muitas são as causas que podem determinar esse problema. Mas é possível combatê-lo.

Remédios para combater as rugas nos olhos

Remédios naturais para combater rugas nos olhos

  • Claras de ovos: muitos dos leitores se surpreenderão, mas a clara do ovo tem uma ação muito eficaz para hidratar e ao mesmo tempo esticar a pele frouxa. É adequada também para combater as famosas linhas de expressão. Para nos beneficiarmos dela, basta usar uma clara de ovo e aplicá-la nos olhos e posteriormente realizar massagens circulares na região. Se você quer experimentar, siga a receita e aplique-a a cada manhã para ver como pouco a pouco a pele torna-se mais suave e sem rugas e marcas de expressão.
  • Abacate: rica fonte de vitamina E e ácidos graxos, excelente para hidratar (é capaz de hidratar a pele profundamente) e combater os radicais livres. Basta pegar a polpa de meio abacate, misturá-la bastante com uma colher até que fique homogênea e aplicar na região das rugas todas as noites, durante 15 minutos. Depois é só lavar com água fresca.
  • Pepino: é o recurso mais conhecido e efetivo para tratar esse problema. O pepino é muito rico em vitamina C e ácido cafeico, estimula a produção de tecido saudáveis na pele e ao mesmo tempo a umidifica. Para utilizá-lo, aplique uma fatia do pepino em cada um dos olhos ou bata meio pepino em um liquidificador e prepare uma pequena pasta para aplicar e deixar nos olhos durante 15 minutos. Logo será possível notar um olhar mais fresco e saudável.

Remédios para olheiras e bolsas nos olhos

Remédios naturais para bolsas nos olhos

  • Camomila: um remédio muito conhecido. A camomila é um grande anti-inflamatório e um relaxante que ajudará na circulação sanguínea na região dos olhos, evitando a retenção de líquidos. Para isso, faça uma infusão com duas bolsinhas de camomila, quando estiver morna, empape dois algodões e deixe-os por 15 minutos nos olhos.
  • Pepino e leite: trata-se da combinação perfeita para reativar a circulação e desintoxicar as bolsas ou olheiras. É muito simples de usar. Coloque meio copo de leite no congelador e deixe repousar por 15 minutos. Quando o leite estiver gelado, submerja duas fatias de pepino no leite e depois aplique-as nos dois olhos. Rapidamente será possível notar o efeito.
  • Remédio com pétalas de rosa: outra estratégia muito boa para tratar as bolsas nos olhos e as olheiras. Basta utilizar 8 a 9 pétalas de uma rosa. Coloque-as em um frasco com quatro colheres de óleo de amêndoas e deixe a mistura repousar por um dia em um lugar escuro. No dia seguinte, com um algodão, massageie os olhos com essa mistura. É muito efetiva e agradável.

Massagem para combater o cansaço ocular

Remédios naturais para combater cansaço nos olhos

Essa massagem te ajudará a rejuvenescer e também oferecerá um olhar mais saudável. Trata-se simplesmente de uma técnica com a qual será possível reativar a circulação, tonificar os olhos e a pele e ganhar, assim, mais expressividade e vivacidade nos olhos.

  1. Comece lavando bem as mãos e aplicando no rosto um dos cremes anteriormente citados, ou seja, há várias opções, clara dos ovos ou um creme de abacate, pepino etc. Depois, faça uma massagem com movimentos circulares desde a parte de baixo dos olhos (onde se formam as olheiras), até chegar nas pálpebras e depois na parte das sobrancelhas. É importante que a massagem seja sempre circular.
  2. Depois, com os dedos polegar e indicador, pegue na região nasal que divide os dois olhos, situe os dedos justamente onde se localizam ambos os lacrimais dos olhos e faça também pequenos círculos com ambos os dedos. Com essa medida será possível ativar a circulação.
  3. Seguidamente, como se fosse uma pinça, pegue uma das pálpebras e estire-as levemente, faça outra massagem circular em cada uma das pálpebras.
  4. Com o dedo médio, dê pequenos golpes ao longo da região das olheiras;
  5. Por fim, e para relaxar, tampe os olhos com a palma das mãos durante um minuto;
  6. Repita esse ciclo 3 vezes.

Imagens oferecidas por Polly Mcarthy, Eduardo Medina.