Truques caseiros para eliminar o mofo do nosso lar

Truques caseiros para eliminar o mofo do nosso lar

mofo

Mofo. Não há nada mais incômodo e insalubre do que esses fungos que crescem nos espaços úmidos de nosso lar, na cozinha, nas telhas, no carpete, nas paredes e nos pequenos cantinhos que nunca suspeitaríamos, mas encontramos essas temidas manchas.

O mofo não é qualquer coisa. São milhões as pessoas que, todos os anos, visitam um posto de saúde ou hospital devido a um ataque de asma e reações alérgicas que requerem tratamento. E não só isso, se não agirmos rapidamente contra o mofo, ele pode danificar para sempre as superfícies onde estiver, seja o solo, a madeira ou os tecidos.

Daí a importância de estabelecer uma rotina de limpeza periódica em todos esses espaços, através dos métodos mais úteis para conseguirmos eliminar este incômodo inimigo cotidiano. Você quer saber como fazer isso? Iremos ensinar em seguida.

O que é o mofo e por que ele aparece?

mofo

O mofo é um tipo de fungo. Ele não pertence ao reino animal nem ao vegetal. Trata-se de um tipo de célula diferente que cresce em colônias, sempre que existam condições necessárias para isso:

  • Um nível de oxigênio adequado
  • Uma umidade elevada
  • Temperatura também elevada

Obviamente, não podemos manter nosso lar com temperaturas muito baixas durante todo o ano. É impossível, por isso o único que podemos fazer é controlar a umidade e estabelecer rituais de limpeza periódicos. Lembre-se também de que existem diferentes tipos de mofo e que alguns deles são realmente tóxicos como, por exemplo, o aspergillus. As pessoas que têm problemas respiratórios podem experimentar reações muito graves ao entrar em contato com eles.

Como podemos prevenir e eliminar o mofo?

Em algumas ocasiões, compramos produtos químicos nas lojas que, longe de nos proporcionarem os resultados que esperamos, causam mais riscos do que benefícios. Existem soluções realmente práticas e econômicas que vão nos ajudar nessa tarefa do dia a dia. Ideias acessíveis através das quais poderemos eliminar o mofo de modo verdadeiramente eficaz. Confira:

  1. Controle da umidade

quarto

Como já falamos anteriormente, não podemos ter nossa casa sempre com temperaturas baixas para evitar a presença desses fungos tão insalubres, mas podemos fazer  controle da umidade. A seguir explicamos como:

O mofo adora locais pouco ventilados e com temperaturas altas. Por isso ele costuma aparecer muito em sótãos, embaixo de madeiras, nos cantinhos de nossa cozinha, nos armários, nos depósitos, etc. Uma solução simples é ventilar regularmente estes espaços.

Abra as janelas do seu quarto, de sua cozinha e deixe que a brisa renove esses ambientes. É quase o mesmo que ocorre com nossas camas: você já sabe que não é bom fazer a cama imediatamente após levantar pela manhã, deixando-a totalmente arrumada. O ideal é permitir que o ar entre em contato com os lençóis para que leve os ácaros com ele. Com o mofo ocorre o mesmo.

Se o problema de mofo é algo sério em seu lar, você sempre tem a opção de instalar pequenos purificadores de ar. Esta opção já nos custaria dinheiro, mas no caso de ter em casa alguém que sofra de problemas respiratórios, seria recomendável investir nela.

  1. Óleo de melaleuca

oleos-essenciais

Já falamos em mais de uma ocasião sobre os grandes benefícios do óleo de melaleuca. Trata-se do melhor desinfetante natural que existe, e que poderá lhe oferecer os melhores resultados. É possível comprá-lo em qualquer loja natural ou supermercado especializado. Ele servirá para muitas coisas e é realmente prático para eliminar o mofo. Veja como poderá usá-lo:

Ingredientes

  • 2 colheres de óleo de melaleuca (40 gramas)
  • 2 copos de água (500ml)
  • 1 borrifador
  • Luvas

Como preparar

Antes de tudo, lembre-se de colocar as luvas para proteger a sua pele. O mofo pode causar reações inesperadas e é melhor não tocá-lo com as mãos. Uma vez pronta, só será necessário misturar a água com o óleo de melaleuca na garrafinha e agitar para que ambos se misturem. Depois, borrife nas áreas de seu lar afetadas pelo mofo.

  1. Vinagre branco

vinagre

Um truque tão simples quanto eficaz. O vinagre branco é capaz de eliminar 90% do mofo de nosso lar. Além disso, ele é um dos recursos mais econômicos, excelente por exemplo para as partes do banheiro que costumam ficar um pouco mais escondidas (nos cantos dos armários, atrás do vaso sanitário ou das portas) e onde esse fungo costuma aparecer.

Como podemos fazer isso do vinagre branco para eliminar no mofo? Tome nota:

Ingredientes

  • 1/2 copo de vinagre branco (100ml)
  • 1 borrifador

Como preparar

A ideia é encher uma garrafinha de plástico com vinagre branco e tê-la sempre pronta para a nossa limpeza diária. Uma vez preparada, basta borrifar a mistura nas superfícies onde estiver o mofo e esperar que ela se dilua. O mais indicado é repetir este procedimento ao menos duas vezes por semana, buscando sempre s locais úmidos e pouco ventilados onde esse microorganismo incômodo e perigoso possa aparecer.

Que tal começarmos a colocar essas dicas em prática hoje mesmo?