Um cálice de vinho equivale a uma hora de exercício

Um cálice de vinho equivale a uma hora de exercício

De acordo com várias pesquisas, uma boa dose de resveratrol, um componente do vinho tinto, poderia melhorar o rendimento físico, a função cardíaca e a força muscular.

Em várias ocasiões, ouvimos falar dos grandes benefícios de tomar um cálice de vinho ao dia, e isso nos dá mais motivos para considerar consumir essa deliciosa bebida que há séculos deleita o nosso paladar. Se por acaso você ainda não estiver convencido das razões para beber vinho com mais frequência, hoje trazemos uma muito importante, que certamente vai captar toda a sua atenção e vai fazer você querer ir comprar uma garrafa agora mesmo.

Um cálice de vinho tinto pode ser equivalente a uma hora de exercício

De acordo com um recente estudo realizado por uma equipe da Universidade da Alberta (Canadá), o vinho tinto é rico em um componente chamado resveratrol, que pode  aumentar a frequência cardíaca e o rendimento muscular. Segundo essa pesquisa, o consumo de uma taça de vinho tinto por dia pode ter os mesmos efeitos no corpo do que realizar uma hora de exercícios.

exercicio-500x333

Os cientistas descobriram que uma boa dose do componente resveratrol melhora o rendimento físico, a função cardíaca e a força muscular, por isso uma taça de vinho tinto por dia pode chegar a equivaler a uma hora de exercício. É claro que, o consumo de vinho tinto ou resveratrol combinado com outros alimentos, como algumas frutas e nozes, também incrementa o rendimento daquelas pessoas que realizam exercício com frequência, dando um “plus” nos resultados.

Com essa descoberta, os pesquisadores irão começar a testar os efeitos do resveratrol em pessoas diabéticas com problemas de coração, para determinar se ele pode contribuir para uma melhora cardíaca.

Outros benefícios do vinho tinto que vale a pena lembrar

Beber-vinho

Em relação aos benefícios de beber uma taça de vinho tinto por dia, vale a pena lembrar como é bom para a saúde e tudo que pode fornecer ao nosso organismo. Seus principais benefícios são:

  • Reduz o risco de sofrer doenças coronárias e acidentes cerebrovasculares isquêmicos (obstrução de uma artéria do cérebro), e também a aterosclerose (endurecimento das artérias).
  • Por seus conteúdos de antioxidantes também ajuda a combater o colesterol ruim e estimula a produção do colesterol bom.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, nos tornando mais resistentes contra as infecções ou alergias.
  • Seus altos conteúdos de vitaminas e antioxidantes convertem o vinho tinto em um alimento muito saudável para a pele. Seu consumo diário pode prevenir as aparições precoces de sinais do envelhecimento.
  • Tem um efeito anticoagulante no organismo que melhora a circulação do sangue e diminui as inflamações.
  • É uma fonte significativa de minerais e oligoelementos como o: magnésio, zinco, lítio, cálcio, ferro e potássio.
  • Reduz o risco de formação de cálculos renais e também é útil no combate às infecções urinárias.
  • Reduz o risco de sofrer hipertensão arterial e diabetes.
  • Melhora a saúde dental graças aos antioxidantes naturais que contém. Eles são capazes de desacelerar o crescimento da flora bacteriana que se aloja nos dentes e gengivas.
  • Por seus conteúdos de resveratrol, um cálice de vinho tinto por dia também é bom para proteger a memória.
  • O vinho tinto também pode ajudar às pessoas com Alzheimer e em risco de sofrer dessa doença. Isso se deve aos seus conteúdos de antioxidantes, que lutam contra o envelhecimento e combatem essa doença.
  • O consumo diário de vinho tinto também pode ter uma ação anticancerígena no corpo. Vários estudos determinaram que os flavonoides que se encontram no vinho tinto podem ser cruciais na prevenção do câncer de próstata.
  • Os antioxidantes presentes no vinho tinto e nas uvas também protegem de doenças oculares, como a degeneração macular e a retinopatia diabética.

Importante!

Taça-de-vinho

O fato de que o vinho tinto seja saudável não quer dizer que podemos bebê-lo em excesso. Para aproveitar todos os benefícios dessa bebida é muito importante respeitar a dose recomendada. O mais indicado, em geral, é um, ou no máximo dois cálices de vinho tinto por dia. Exceder essa quantidade pode causar sérios problemas hepáticos e outros problemas de saúde.