Mensagem de Stephen Hawking a pessoas em um “buraco negro”

Uma bela mensagem de Stephen Hawking às pessoas que estão num “buraco negro”

Apesar de suas limitações físicas, Stephen Hawking é um exemplo de força e superação, já que não permitiu que sua condição o fizesse naufragar no plano psicológico.
Stephen Hawking

Stephen Hawking é um dos homens mais admirados de nosso tempo, não apenas por ter uma das mentes mais brilhantes de que se tem notícia, mas também por ser um exemplo de superação e de vida.

Nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford (Inglaterra), e é conhecido em todo o mundo por suas pesquisas na área de física teórica.

Um de seus sonhos de criança era estudar matemática mas, por questões da vida, ao entrar na universidade decidiu apostar nas Ciências Naturais.

Em seu primeiro ano em Cambridge, o jovem Hawking, de apenas 21 anos, começou a sentir os sintomas de uma doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que mudaria sua vida para sempre.

Na época, os médicos estimaram que ele viveria no máximo dois anos e meio, mas Hawking superou as expectativas e se transformou numa das personalidades mais importantes da ciência.

Apesar de sua condição física, Hawking já fez centenas de discursos em todo o mundo. Sua sabedoria foi compartilhada em milhões de documentos e livros, que têm servido para muitas novas pesquisas.

No entanto, além de saber sobre o funcionamento do universo, ele sabe muito sobre a vida e as etapas mais difíceis que um ser humano pode experimentar.

Em sua conferência mais recente, o cientista falou sobre a depressão, e teceu considerações muito importantes com exemplos muito claros e baseados em sua experiência.

Stephen Hawking dá uma bela mensagem a pessoas com depressão

mulher-vazio-emocional

Hoje, Stephen Hawking já está com 74 anos de idade, mas isso não o limita. Ele continua ensinando, pesquisando e compartilhando com o mundo inteiro mensagens maravilhosas e inspiradoras.

Em diferentes oportunidades, manifestou que suas expectativas se reduziram a zero quando foi diagnosticado, mas agora reconhece que, desde então, todos os aspectos de sua vida têm sido uma vantagem.

Não se esqueça de ler: A depressão e a ansiedade são sinais de luta, não de fraqueza

Dedicou sua existência à investigação científica e à busca por respostas sobre o universo.

Ele não pode falar nem se mover, já que está limitado a uma cadeira de rodas. Apesar disso, encontrou uma forma de se comunicar e inspirar o mundo.

Em um bate-papo realizado no Instituto Real de Londres em janeiro, Hawking comparou os buracos negros com a depressão, deixando claro que de nenhum deles é impossível de escapar.

depressao_mulher_borboletas

A mensagem dessa conferência é que os buracos negros não são tão negros como se pensa. Não são as prisões eternas que se pensava que eram.

De um buraco negro podem sair coisas para o exterior e, possivelmente, até outro universo. Portanto, se você sente que está num buraco negro, não se renda; há uma saída.

Em resposta ao que têm sido suas incapacidades, ele acrescentou:

A vítima deve ter o direito de pôr fim à sua vida, se assim o quiser. Mas acho que seria um grande erro. Por mais que a vida pareça ruim, sempre há algo que você pode fazer e obter êxito.

Enquanto há vida, há esperança.

Se você está incapacitado, é provável que não seja culpa sua, mas não é bom culpar o mundo ou esperar que as pessoas tenham pena de você.

É preciso ter uma atitude positiva e tirar o máximo proveito de cada situação na qual a pessoa se encontre; se uma pessoa tem uma incapacidade física, não pode se dar ao luxo de estar psicologicamente incapacitado também.

Atualmente, Stephen Hawking continua a inspirar as mentes científicas, mas também as pessoas que, de uma ou outra maneira, tiveram que passar por muitas dificuldades em sua vida.

Hawking considera que a ciência é um campo muito adequado para as pessoas com incapacidades físicas, já que se desenvolve principalmente na mente. Ele esclarece que o trabalho experimental está descartado, mas que o teórico é ideal.

Também reconhece que muitas das coisas que conseguiu se devem à ajuda de seus entes queridos, colegas e estudantes, que o apoiam desde sempre.

Quer saber mais? Leia: Às vezes, tudo o que necessitamos é de um abraço que nos envolva a alma

Parece-me que as pessoas, em geral, estão muito dispostas a ajudar, mas você deve fazê-las sentir que seus esforços para ajudar-lhe valem a pena.

Sua filha, Lucy Hawking, compartilhou algumas palavras sobre o que acha de seu pai:

Ele tem um desejo muito invejável de seguir adiante e a capacidade de reunir todos os seus recursos, toda a sua energia, toda a sua concentração mental, e juntar tudo nesse objetivo de continuar avançando.

Não apenas para seguir adiante e sobreviver, mas para transcender. Está produzindo trabalhos extraordinários – escreve livros, dá conferências, inspira outras pessoas com doenças neurodegenerativas e outras incapacidades.

mulher_com_estrela

Nas últimas semanas, as palavras de Stephen Hawking foram compartilhadas em todo o mundo como uma mensagem para aqueles que estão se deixando afundar pela depressão e pelas limitações.

Sua experiência de vida e a forma como se expressa diante do mundo são as demonstrações mais nítidas de sua sabedoria e de sua essência.