Uma colher de mel ao dia e seu cérebro agradecerá

Uma colher de mel ao dia e seu cérebro agradecerá

O mel é delicioso, fornece ao nosso cérebro a energia da qual ele precisa para funcionar corretamente, e nos protege de doenças degenerativas. Basta tomar uma colher de sopa ao dia!
Propriedades do mel para o cérebro

Uma colher de mel por dia pode ser um milagre para beneficiar a saúde do seu cérebro. No entanto, o mel precisa ser o mais puro e natural possível, sem aditivos e açúcares que eliminariam suas propriedades medicinais.

A natureza é sempre sábia e nos proporciona maneiras maravilhosas de aumentar nosso bem-estar. O mel se converte em um combustível saudável do qual nossas células nervosas precisam para realizar vários processos.

Além disso, também não podemos esquecer que não há nada melhor que tomar uma colher de mel um pouco antes de dormir: nosso descanso será muito mais profundo e reparador.

Daremos todas as informações no artigo a seguir, convidando você mais uma vez a nunca perder de vista estes recursos naturais que tanto nos ajudam no dia a dia.

E você… o que acha de tomar uma colher de mel por dia?

colher-de-mel-para-a-saude-cerebral

Os estudos que se realizam a cada ano a respeito dos benefícios do mel sempre são muito positivos. No entanto, neste artigo queremos conversar sobre a relação entre o mel e o cérebro.

Também recomendamos ler os benefícios de tomar uma colher de mel com canela

O mel é uma fonte nutricional para nosso cérebro

Para começar, é preciso levar em conta que o cérebro precisa de quase 20% da energia total disponível no corpo. Podemos dizer que ele precisa de um alto nível de “combustível”.

  • Algo muito comum que podemos fazer para encontrar energia rapidamente, com a qual ativar o funcionamento cerebral, é tomar uma boa dose de cafeína ou comer algo doce.
  • O café, ainda que seja saudável, é um alimento que deve ser consumido com moderação. E quanto aos doces, não deixam de ser calorias vazias que duram apenas uma hora e que trazem consequências negativas para nosso organismo.
  • Segundo um estudo realizado em 2014 pelo departamento de biologia molecular da Universidade Jahangirnagar, de Bangladesh, o mel é um dos alimentos mais recomendados para “nutrir” nosso cérebro.
  • O mel é um alimento altamente energético que ativa o cérebro de imediato, potencializa nossa memória e nos ajuda a começar o dia de maneira muito saudável.
  • O mel é rico em fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco e magnésio, sem esquecer do cálcio. É importante lembrar que nossas células nervosas precisam de uma dose adequada de cálcio para gerar eletricidade e facilitar as conexões neuronais.

O mel combate a demência

demencia_cerebro

Segundo o estudo anteriormente citado, um dos alimentos mais recomendados para lutar contra o aparecimento dos efeitos da demência é o mel.

  • Uma colher de mel por dia pode nos proteger de várias doenças neurodegenerativas graças a seu alto índice de polifenois.
  • As pesquisas sugerem que os componentes polifenóicos do mel combatem a oxidação celular, a inflamação dos tecidos neuronais e, além disso, potencializam a conexão das células cerebrais.

Conheça os melhores super alimentos para seu cérebro

Convém destacar que o mel, por si só, não evitará 100% que venhamos a sofrer com algum tipo de demência no futuro, mas pode nos ajudar a lutar contra esse tipo de doenças.

O mel é muito recomendado durante a menopausa

Segundo um trabalho interessante publicado numa revista científica norte-americana sobre a menopausa, o consumo regular de mel pelas mulheres que se encontram no período pós-menopausa pode ser muito adequado.

Essas seriam as razões:

  • A queda na produção de estrógeno pelo corpo da mulher traz como consequência, muitas vezes, um déficit da memória e problemas de concentração.
  • Também temos que levar em conta que as mulheres são as que mais sofrem o déficit de cálcio no organismo e que causa, como você já sabe, a descalcificação óssea.

Como destacamos anteriormente, quanto menos cálcio, menos “combustível” para as células nervosas do cérebro.

  • Algo tão simples como tomar uma colher de mel orgânico pode melhorar nossos processos cognitivos de uma forma notável. Vale a pena levar isso em conta!

Uma colher de mel para dormir melhor

Dormir-de-lado-500x334

Antes, destacamos que uma colher de mel ajuda você a começar o dia com muito mais energia. Agora você pode se surpreender quando dizemos que ele também pode facilitar o sono. Como é possível?

Conheça as melhores vitaminas caseiras para melhorar a memória

Anote estas informações:

  • Se, pela manhã, o mel é muito adequado para nosso cérebro, à noite é nosso fígado que vai agradecer. A razão? É à noite que o fígado realiza várias tarefas de purificação. Para essas tarefas, essa dose de combustível é muito favorável.
  • O mel oferece ao fígado um aporte adequado de glicogênio hepático para poder realizar suas funções. Por isso, a melhor forma de tomá-lo é misturando uma colher de sopa de mel em um copo de água.

E você, também toma uma colher de mel por dia? Comece hoje mesmo e verá como melhorarão as condições de seu cérebro e de sua saúde em geral. Vale a pena.