10 usos alternativos para o azeite de oliva que você não conhecia

O azeite de oliva pode nos ajudar a eliminar manchas de gordura e derivados do petróleo. Basta misturá-lo a um pouco de sal e esfregar na área afetada.
10 usos alternativos para o azeite de oliva que você não conhecia

Escrito por Ekhiñe Graell

Última atualização: 23 agosto, 2022

O azeite de oliva é um produto natural que é utilizado principalmente para cozinhar ou como tempero para acompanhar distintos alimentos. No entanto, também serve para outras coisas, que muitas vezes desconhecemos. É por isso que a seguir apresentaremos 10 usos alternativos do azeite de oliva.

Usos alternativos do azeite de oliva

1.    Hidrata a pele

Combinado com outros produtos, como óleos essenciais, o azeite de oliva é perfeito para hidratar a pele e combater a secura.

Para que a sua pele fique hidratada, basta utilizar algumas gotinhas e espalhá-las por todo o corpo para comprovar a efetividade do óleo. O mais recomendado é aplicar azeite de oliva pelo menos duas vezes ao dia ou quando for necessário.

2. Removedor de maquiagem natural

O azeite de oliva também pode ser utilizado como removedor natural de maquiagem.

O melhor de tudo é que o azeite é útil para qualquer tipo de pele, e além disso, é muito efetivo para retirar a maquiagem. Aplique com cuidado nos olhos, já que o contato com eles pode provocar alguma reação daninha.

3. Base para retirar pelos

Antes de mais nada, este benefício é tanto para homens como mulheres.

Aplique um pouco de azeite de oliva sobre o rosto, as pernas ou outras zonas, assim o óleo vai ajudar a lâmina deslizar melhor, o que causa menos irritação ou avermelhamento.

4. Limpador de panelas

Usos alternativos dos azeite de oliva como limpador de panelas

Parece surpreendente, mas podemos utilizar o azeite de oliva para limpar panelas e outros utensílios similares.

Para isso, basta aplicar algumas gotas de azeite sobre a superfície da panela e esfregar por alguns minutos com um pano. Depois enxágue rapidamente e continue lavando com detergente, como fazemos normalmente. Dessa maneira será mais fácil limpar as panelas.

5. Limpador de aquecedores

Outro dos usos alternativos do azeite de oliva também pode ser como limpador de aquecedores, já que ajuda a retirar a gordura e a sujeira que fica acumulada nestes lugares.

Neste caso, podemos fazer o mesmo que com as panelas: é necessário somente aplicar algumas gotas de azeite sobre a superfície da estufa e esfregar com um pano que não risque.

6. Ajuda a aliviar os incômodos na garganta

Se tivermos a garganta irritada ou algum mal-estar, podemos sem dúvida consumir uma colher de azeite de oliva. Com ela nos sentiremos melhor e, em alguns casos, diminuiremos consideravelmente a irritação e a dor. Além disso, em caso de gripe, podemos combinar com um pouco de mel.

Usos alternativos dos azeite de oliva para aliviar incômodos na garganta

 

7. Lubrificante natural de azeite de oliva

Sendo um óleo, o azeite de oliva é um lubrificante natural que pode ser utilizado em muitos casos. Por exemplo, serve para lubrificar portas ou janelas que rangem, ou qualquer outro artigo de metal que constantemente produz fricção.

8. Protege nosso gatinho

Usos alternativos dos azeite de oliva na saúde do gato

Se acaso você tiver um gato, o azeite de oliva pode ajudar a evitar a formação de bolas de pelo em seu estômago ou a expulsão delas mais facilmente. Sendo assim, coloque um pouco de azeite na comida do gato.

9. Limpador de móveis

Outro dos usos alternativos do azeite de oliva é como limpador de móveis de couro ou de madeira. Além de limpá-los, o azeite fará com que eles fiquem com mais brilho. Dessa forma, aplique algumas gotas sobre um pano limpo e esfregue sobre a superfície do móvel.

10. Desengordurante natural

O azeite de oliva pode ajudar a retirar manchas de gordura de origem industrial, ou seja, derivados do petróleo. Sendo assim, misture um pouco de azeite de oliva com sal e esfregue pelas mãos ou na área onde está manchado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vossen, P. (2007). Olive oil: History, production, and characteristics of the world’s classic oils. In HortScience.
  • Covas, M. I. (2007). Olive oil and the cardiovascular system. Pharmacological Research. https://doi.org/10.1016/j.phrs.2007.01.010
  • Guasch-Ferré, M., Hu, F. B., Martínez-González, M. A., Fitó, M., Bulló, M., Estruch, R., … Salas-Salvadó, J. (2014). Olive oil intake and risk of cardiovascular disease and mortality in the PREDIMED Study. BMC Medicine. https://doi.org/10.1186/1741-7015-12-78
  • Calabriso, N., Scoditti, E., Pellegrino, M., & Annunziata Carluccio, M. (2014). Olive Oil. In The Mediterranean Diet: An Evidence-Based Approach. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407849-9.00013-0
  • J Neurosci. 2011 Jan 19; 31(3): 999–1009. Unusual Pungency from Extra-Virgin Olive Oil Is Attributable to Restricted Spatial Expression of the Receptor of Oleocantha. doi: 10.1523/JNEUROSCI.1374-10.2011
  • Nanomaterials and NanotechnologyVolume 6: 1–8. (2016). Enhancement of antioxidant and skinmoisturizing effects of olive oil byincorporation into microemulsions. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1847980416669488

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.