Por que não se deve usar o Vick Vaporub em menores de dois anos?

O Vick Vaporub é uma pomada utilizada tradicionalmente para tratar sintomas da congestão nasal e da gripe. Mas, nos bebês, pode causar uma reação alérgica em sua pele ou agravar a tosse.
Por que não se deve usar o Vick Vaporub em menores de dois anos?
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

Você sabia que não se deve usar Vick Vaporub em menores de dois anos? Provavelmente você tem um frasco deste produto em seu criado-mudo. Ou talvez seus pais ou avós, em algum momento, o aplicaram sobre seu peito para aliviar a gripe.

Seu uso é universalmente conhecido. Inclusive, é curioso que não se limite apenas a isso. Também pode ser utilizado com outros fins muito diferentes, como repelir os mosquitos.

Parece lógico, então, que, por ser uma pomada comumente usada de geração em geração, alguns pais tenham a noção de que também ajudará seus bebês a respirar melhor.

Podemos usar o Vick Vaporub em menores de dois anos?

Os especialistas em saúde advertem que o uso em crianças menores de 2 anos pode desencadear mais problemas que os que pretende resolver.

Diferentemente das crianças maiores de 5 anos e adultos, nos bebês as vias respiratórias são muito mais estreitas, e por isso se inflamam ao respirar o VapoRub ou similares.

Quando isso ocorre, o corpo produz uma quantidade maior de secreções e a capacidade de respirar piora.

Além disso, há especialistas que advertem que, por causa do uso de VapoRub, algumas crianças poderiam apresentar dificuldades para respirar, mesmo sem estar doentes.

Portanto, recomenda-se que os pais sigam as indicações descritas na embalagem. Nela, a fabricante esclarece que não deve ser aplicado nem embaixo nem dentro das fossas nasais.

Da mesma forma, o rótulo da embalagem de VapoRub recomenda consultar um médico sobre seu uso em casos de crianças menores de 3 anos ou mulheres grávidas.

Se seu filho apresentar sintomas de tosse ou de gripe, recomendamos os seguintes remédios naturais:

Limpar o nariz com solução salina

Limpeza do nariz de um bebê

O primeiro e mais importante passo quando o pequeno está resfriado é garantir que suas fossas nasais estejam descongestionadas.

  • Para isso, você pode usar solução fisiológica ou água do mar esterilizada e aspirar a mucosa com um aspirador específico para crianças.
  • Isso o ajudará a respirar melhor, ainda que, de início, seja um pouco incômodo.

Hidratação e soro fisiológico

Para acalmar a tosse, o ideal é que a criança vá eliminando as secreções. Para isso, precisa se manter hidratada.

Assim, as mucosas ressecarão menos e a inflamação diminuirá. Por essa razão, a criança deve ingerir líquido suficiente.

  • Recomenda-se o uso de soro fisiológico pela sua capacidade de repor os eletrólitos e minerais necessários.
  • Isso vai estimular que os órgãos, músculos e nervos continuem funcionando adequadamente.

Arejar o quarto

Mulher abrindo a janela para arejar o quarto

O ambiente desempenha um papel importante para a saúde das crianças.

Um ambiente úmido, com poeira ou até pelos de animais de estimação, podem causar alergias, tanto na pele quanto na garganta e nariz.

  • É muito importante manter os espaços em que as crianças vivem limpos e livres de contaminação.
  • Às vezes, opta-se por utilizar umidificadores que limpam e umedecem o ambiente quando se apresenta tosse seca. No caso de outro tipo de tosse, podem ser contraindicados.
  • Além disso, adverte-se que é preciso limpá-lo diariamente e não usá-lo em excesso, para evitar a formação de mofo nas paredes.

Repouso

Lembre-se de que é fundamental que as crianças repousem quando estão doentes, porque seus organismos precisam estar relaxados para recuperar-se rapidamente.

Quanto menores os bebês, maior a quantidade de horas de sono que necessitam.

  • Por exemplo, um recém-nascido necessita dormir uma média de 16 horas, distribuídas em turnos distintos.
  • Já uma criança de 2 anos de idade requer umas 12 horas de sono noturno, e mais dois depois do almoço.

Consulte um pediatra

Médico pediatra consultando bebê

Às vezes, a tosse ou a gripe são passageiras e os cuidados diários e caseiros, acompanhados de uma alimentação saudável, bastarão para recuperar a criança.

No entanto, devemos consultar um pediatra se a saúde do pequeno se enfraquecer.

Apenas um profissional de saúde tem critério suficiente para diagnosticar uma doença e prescrever certos medicamentos.

Diante de quais sintomas considera-se consultar um pediatra?

  • Se a tosse for acompanhada de fadiga e muita dificuldade para respirar.
  • Quando ouve-se sons estranhos ou agudos – como sibilos – ao inspirar.
  • Se a tosse persiste por mais de 2 ou 3 semanas.
  • Se a criança apresenta febre.
  • Quando se percebe mudanças de coloração nos lábios e no rosto (ficam azulados).

Agora que você já sabe que não devemos usar o Vick Vaporub em menores de dois anos, aplique estes conselhos na próxima vez em que seu filho estiver resfriado ou com tosse.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Noiles, K., & Pratt, M. (2010). Contact dermatitis to Vicks VapoRub. Dermatitis : Contact, Atopic, Occupational, Drug. https://doi.org/10.2310/6620.2010.09101
  • Cordoba Torres, I. T., Marino-Nieto, J., Barkin, H. B., Fort, A. C., & Cobas, M. (2018). Vicks® VapoRubTM intoxication: An unusual presentation of multiorgan failure. Journal of Clinical Anesthesia. https://doi.org/10.1016/j.jclinane.2018.04.017
  • Dronov, I. A., & Malakhov, A. B. (2013). Treatment of acute respiratory infections in children: General principles and medicine for external use. Voprosy Prakticheskoi Pediatrii.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.