Uso do azeite de oliva para tratar prisões de ventre - Melhor com saúde

Uso do azeite de oliva para tratar prisões de ventre

O azeite de oliva é uma gordura saudável, que também pode ser utilizada com fins medicinais; uma de suas múltiplas utilizações é como laxante suave, que ajuda a prevenir e tratar prisão de ventre, geralmente causada por uma dieta nada saudável, carente em fibras e pobre em líquidos. Utilize sempre o azeite de oliva extra virgem, prensado a frio.

O azeite de oliva como preventivo

O azeite de oliva funciona como laxante suave, que promove o esvaziamento do intestino; se esse azeite é incluído como elemento regular de uma dieta equilibrada, pode reduzir a prisão de ventre leve, especialmente se associado a uma dieta com base em fibras, que são abundantes em frutas e verduras.

Esse azeite também ajuda a reduzir a compactação da estrutura das fezes e mantê-las mais suaves, o que combinado com os efeitos de laxante evita a prisão de ventre, entretanto para chegar a esse ponto é preciso adotar esse costume como ritual diário.

Dado que a prisão de ventre reduz a função intestinal e tende a solidificar as fezes, fica totalmente explicado porque o azeite de oliva ingerido de maneira regular melhora a função intestinal, suavizando as fezes e diminuindo o mal estar provocado pela prisão de ventre.

Medicamentos em jejum

Adote quaisquer dessas medidas diariamente:

PREVINIR E TRATAR A PRISÃO DE VENTRE

Consumir cerca de 1 colher de chá de azeite de oliva em jejum para estimular o sistema digestivo.

COMBATER A PRISÃO DE VENTRE

Com o estômago vazio, misture 1 colher de chá de suco de limão e uma colher de chá de azeite de oliva e beba.

Lavagem para casos extremos

Se a prisão de ventre é muito severa, você pode preparar uma lavagem, da seguinte forma: ferva 2 ou 3 xícaras de água e quando comecem a ferver adicione 14 ou 15 colheres de sopa de azeite de oliva. Retire a mescla do calor e deixe esfriar até que esteja morna, quando esteja ao ponto coloque-a em um irrigador para lavagem e utilize-o.

Dicas para aliviar a prisão de ventre

– lembre-se: aumente a ingestão de líquidos, água, sucos, chás de ervas..

– aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, frutas secas e legumes, que contém fibra abundante;

– inclua em sua alimentação o azeite de oliva extra virgem para temperar verduras e saladas;

– evite o sedentarismo e pratique exercícios diários, para ajudar na mobilidade das fezes;

– evite consumo de alimentos pobres em fibras, como pão branco, doces e todos aqueles alimentos feitos com farinha refinada (branca).

Imagem oferecida por Juan Moreno Cobo