Usos da vaselina para a saúde e a estética - Melhor com Saúde

Usos da vaselina para a saúde e a estética

Ela é uma mistura derivada do refino de petróleo, e é utilizada tanto na cosmética quanto na indústria farmacêutica.

Sua composição é variável de acordo com o procedimento empregado no momento de seu fabrico, mas a mais popular dentre as vaselinas é a mais refinada, usada para cremes, lubrificantes e ingrediente em várias preparações no ramo da estética. Saiba mais!

Características da vaselina

Os benefícios da vaselina são muitos, abrangendo desde a saúde até a estética, e a maioria das pessoas os conhecem. Porém, poucas pessoas sabem sobre a origem ou procedência do produto.

Mas, é fato, a vaselina é um dos derivados do petróleo que usamos atualmente. É obtida através de sua mistura com vapor e filtragem em altas temperaturas. Isso quer dizer que é uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos, procedentes dos fósseis.

Claro que pode soar um pouco estranho utilizar um dos derivados do petróleo para cuidar da pele ou da saúde, mas apesar disso, a vaselina tem boas qualidades protetoras para o organismo, isso pode ser constatado no fato de que ao iniciar um tratamento com esse composto, se feito da forma correta, não teremos problemas em termos de saúde.

vaselina

Devido a sua consistência espessa ela é muito boa para cuidar da derme, principalmente nas áreas mais sensíveis, como os lábios, por exemplo. Por sua vez, a vaselina é muito utilizada como ingrediente natural para preparar unguentos, utilizada tanto no verão quanto no inverno, e uma ótima protetora contra o sol, o frio e o vento.

É por isso que é considerada um dos elementos básicos de beleza que todas as mulheres devem ter em casa ou às mãos. Tem uma infinidade de usos e o melhor é que é mais econômica do que qualquer produto de beleza geralmente vendido em lojas.

vaselina2

Usos da vaselina para a estética e a saúde

  • É um excelente bálsamo labial: aplique um pouco de vaselina nos lábios em qualquer época do ano e consiga suavizá-los quando estiverem ressecados ou rachados, sejam as causas o frio ou a exposição ao sol. Além desse benefício, você também conseguirá lábios mais brilhantes.
  • É um bom creme para os pés e para as mãos: a vaselina também serve para suavizar e umectar calcanhares rachados, mãos ásperas, pés ressecados, etc. Basta aplicar um pouco nas mãos ou nos pés e realizar uma massagem com movimentos circulares, depois colocar luvas ou meias para maximizar os efeitos. Deixe atuar por quinze minutos para que a pele a absorva. Enxágue, se for necessário, com água morna. Isso ajudará a manter a pele mais suave e sedosa.
  • É uma alternativa para remover a maquiagem: serve para tirar inclusive ríméis à prova de água, além de ajudar a aliviar irritações causadas por maquiagens em regiões sensíveis, como os olhos.
  • Pode ser usada como loção umectante: aplique vaselina o corpo logo após o banho para desfrutar de uma ele mais suave e hidratada.
  • Ótimo exfoliante: se misturar um pouco de vaselina com duas colheres de sopa de açúcar ou de sal é possível criar seu próprio exfoliante caseiro, tanto para o corpo quanto para o rosto. Também é bom para retirar as células mortas dos lábios. Aplique com massagens circulares e deixe atuar por alguns minutos, depois, utilize uma escova de dente que já esteja inutilizada ou uma luva exfoliante para deixar a pele ainda mais suave.

vaselina3

  • Para suavizar a pele depois da depilação: não importa se você utilizou cera ou lâmina de barbear, a pele da perna sempre fica muito ressecada, rachada. Para minimizar o problema é possível aplicar um pouco de vaselina (uma fina capa) e deixar se secar sozinha. A pele ficará mais suave e hidratada.
  • Serve para “corar” a pele: misture um pouco de vaselina com lápis labial e conseguirá um produto capaz de corar os lábios, resistente ao passar do tempo e às atividades diárias.
  • Mantém as fragrâncias por mais tempo: antes de borrifar um perfume, aplique uma pequena película de vaselina na região. Desse modo, o aroma permanecerá por mais tempo.
  • Protege o couro cabeludo do ataque da tinta para cabelo: aplique um pouco ao redor da linha do cabelo (onde se encontram as raízes, na parte frontal, na nuca, orelhas, etc.) para evitar manchas oriundas das tintas e reações alérgicas aos produtos químicos contidos na composição dessas.
  • Pode ser utilizada como condicionador: depois de lavar o cabelo com o shampoo habitual, aplique um pouco de vaselina couro cabeludo e deixe atuar por alguns minutos antes de enxaguar.

vaselina4

  • Ajuda a esconder as pontas duplas: ao aplicar um pouco de vaselina nas extremidades do cabelo é possível disfarçar esse problema tão antiestético.
  • Usada como alternativa aos bronzeadores: é uma ótima opção aplicar um pouco de vaselina nas regiões que costumam ser mais ressecadas antes de aplicar o bronzeador.
  • Aliada para as sobrancelhas e os cílios: no primeiro caso, a vaselina serve para hidratar e no segundo, para tornar os cílios mais largos e grossos. Aplique em ambas antes de dormir.
  • Serve para deixar as cutículas mais bonitas: aplique várias vezes por dia nessa região tão “esquecida” das unhas.
  • Excelente para massagear: serve para relaxar o corpo e ao mesmo tempo, hidratá-lo. Aplique uma quantidade pequena e massageie a região desejada fazendo movimentos circulares desde os pés até a cabeça.
  • Aplique nas pálpebras antes de usar uma sombra: isso fará com que a sombra dure por mais tempo e fique mais brilhante. Se usada sozinha, servirá perfeitamente para iluminar a região.
  • Serve para retirar anéis que ficam presos nos dedos, basta aplicar um pouco para que deslize mais facilmente sem machucar ou precisar de força.
  • No que diz respeito à saúde, sabemos que a vaselina serve para a cicatrização de feridas e é uma aliada nos pós-operatórios. Também é utilizada para proteger a pele quando fazemos algum tipo de tatuagem.

vaselina5

Imagens oferecidas por Ishikawa Ken, istolethetv, Sung Sock, WePhotographer, Christina Xu.