Usos e benefícios da água oxigenada - Melhor com Saúde

Usos e benefícios da água oxigenada

Você sabia que a água oxigenada pode ajudar a acabar com a acne? Basta lavar o rosto com água e sabonete e aplicar água oxigenada nas regiões afetadas

Sem dúvida muita gente imagina que a água oxigenada é um componente para manter apenas no kit de primeiros socorros e que só serve para desinfetar feridas. Mas, não existe ideia mais afastada da realidade quanto essa!

Os múltiplos usos do peróxido de hidrogênio te deixarão assombrado. Leia mais e descubra!

Benefícios da água oxigenada

O H2O2 (peróxido de hidrogênio) é o único agente germicida composto apenas por água e oxigênio, capaz de matar a microrganismos patógenos. Por isso, é considerado o desinfetante natural mais seguro e eficaz.

Porém, as aplicações da “água oxigenada”, como a conhecemos popularmente, são muito mais amplas. Por exemplo, algumas das principais utilidades do produto são:

  • Para branquear a roupa: adicione uma xícara de água oxigenada na roupa branca para evitar que fique amarela devido aos efeitos do tempo. Também serve para eliminar manchas de sangue em almofadas. Jogue diretamente a água oxigenada no local, deixe repousas por um minuto e esfregue com uma escova. Depois lave com água fria.
  • Para um banho que desintoxica e rejuvenesce: utilize algumas colheres de sopa do peróxido de hidrogênio a 3% (Volume 10) em uma banheira (ou algo do tipo) com água morna. Entre na solução por meia hora, se for necessário adicione água quente para manter a temperatura mais agradável. Isso ajudará a eliminar os microrganismos que se acumulam na pele e podem causar doenças.

banho-relaxante

  • Para tratar fungos nos pés: borrife uma mistura de partes iguais de água oxigenada com água da torneira. Aplique entre os dedos ou nas unhas todas as noites e deixe secar sozinho. Na presença de infecções crônicas, coloque duas medidas da água oxigenada em água destilada quente e aplique uma ou duas vezes por semana.
  • Para fazer irrigações no cólon ou enteroclimas: adicione uma xícara de água oxigenada a aproximadamente quinze litros de água (para irrigações no cólon), e uma colher de sopa da água oxigenada a um litro de água destilada quente para enteroclimas.
  • Para evitar infecções: coloque algumas gotas de água oxigenada em qualquer infecção, ferida ou corte, e repita o processo várias vezes ao dia. Caso haja início de gangrena, submerja a ferida diretamente em água oxigenada pura.
  • Para curar infecções por ácaros: quem tem esse problema pode tentar colocar um atomizador de água oxigenada pura a cada uma hora na pele.

Acaros

  • Para aliviar infecções nos seios paranasais: misture uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio em uma xícara de água sem cloro e jogue em um recipiente para utilizar como um aerossol nasal.
  • Para clarear o cabelo: a água oxigenada serve para deixar os cabelos em um tom mais claro. Para isso, basta dilui-la em água (50/50) e aplicar no cabelo depois do banho. Depois penteie. O resultado será leve, evitando o risco de a tonalidade ficar “platinada”.

clarear-o-cabelo

  • Para desinfetar lentes de contato: se você ficar sem aquela solução comprada em óticas e próprias para a limpeza de suas lentes, não se preocupe, é possível aproveitar as vantagens da água oxigenada, que serve para decompor as proteínas que se acumulam na lente. É ideal para pessoas que têm olhos sensíveis a vários desses líquidos.
  • Para limpar a casa: limpar a casa com peróxido de hidrogênio te ajudará a eliminar os germens e deixará um aroma fresco no ambiente. Coloque um pouco de água oxigenada em um pano ou esfregão (ou no que você usar para a limpeza de sua casa), ou ainda, misture ao líquido que você utiliza para limpar a casa habitualmente. Também é possível utilizá-la para tirar manchas de vidros e espelhos. Além disso, também serve para usar junto ao detergente, o que deixará sua louça mais brilhante. É muito bom para manter os banheiros desinfetados (uma boa opção para não usarmos desinfetantes tóxicos) e para enxaguar a tábua logo depois de cortar carnes ou vegetais. Se combinarmos o peróxido de oxigênio com vinagre obteremos um potente desinfetante, econômico, natural e eficaz. Serve para desinfetar desde frutas até jogos de copos, passando por sapatos, toalhas ou pisos. Também será muito efetivo para eliminar mofo do teto ou das paredes do banheiro.
  • Para combater a acne: é um remédio caseiro muito eficaz para pessoas com muita acne no rosto. Para utilizá-lo basta, após realizar a lavagem do rosco om água e sabonete neutro, aplicá-lo com um algodão sobre as acnes e espinhas ou ainda em todo o rosto. O único cuidado que deve-se ter é com o fato de que pode gerar o efeito de ressecamento no rosto ou irritar um pouco a pele. Se nenhuns desses efeitos ocorrem, faça a aplicação pelo menos duas vezes por semana. Use a água a 3% (Volume 10).

combater-a-acne

  • Para tirar o “pano”: esse é um problema que costuma afetar muito às mulheres. Aplique a água oxigenada nas partes infectadas utilizando um algodão e deixe que atue por algumas horas. Não deixe de usar um protetor solar com alto fator de proteção quando se expor ao sol, essa será uma importante medida preventiva.
  • Para lavar os ouvidos: misture uma gota de água oxigenada com um pouco de água morna e tire a cera dos ouvidos com mais facilidade. Embora, esse procedimento de limpeza dos ouvidos é preferível que se faça com um médico especialista.