Usos e propriedades não conhecidas do coentro - Melhor Com Saúde

Usos e propriedades não conhecidas do coentro

Entre as inúmeras propriedades do coentro destaca-se o seu poder de reduzir as cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico e, por ser rico em ferro, combate a anemia.

O coentro é um tempero muito usado na Europa, mais precisamente no sudeste, pois ele dá um sabor diferente aos alimentos. Também é utilizado na gastronomia da China, Índia, América Latina e Turquia. Mas, além das propriedades culinárias, o coentro é muito bom para a saúde. Conheça a seguir os seus usos e comece a adicioná-lo às suas receitas!

O coentro tem a capacidade de dar um sabor delicioso às carnes, às sopas e aos cremes. Suas folhas são similares as da salsa. Suas sementes também podem ser usadas  como tempero.

Propriedades do coentro

Em primeiro lugar, vale a pena destacar que o coentro é rico em óleos que apresentam a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Por exemplo: estimula o apetite e alivia a irritação que certos alimentos podem causar. Por outro lado, é um vegetal com uma grande quantidade de vitaminas, principalmente as do grupo A e K, mas também B, C e E.

E como se não fosse o suficiente, o coentro possui muitos nutrientes e minerais, como o cálcio, o potássio, o magnésio e o fósforo e ajuda a desintoxicar o corpo de metais, pois seus elementos se aderem aos tóxicos,  facilitando a eliminação através da urina ou da transpiração.

Beneficios-del-cilantro-para-la-salud

Se você possui problemas no sistema respiratório, beba uma infusão feita com um punhado de frutos do coentro em uma xícara de água. A bebida ajuda a expulsar as mucosidades dos pulmões, laringe e até do nariz.

As mulheres que apresentam problemas para produzir leite materno depois do parto (por exemplo, aquelas que tiveram um parto por cesárea), podem consumir o chá de coentro. Esta planta também é boa para reduzir a insuficiência hepática, depurar o organismo de bactérias e limpar o sangue do colesterol LDL ou “mau”.

O Coriandrum sativum (nome científico) possui seis tipos diferentes de ácidos (principalmente o ascórbico, conhecido como vitamina C), por isso é que traz tantos benefícios para a saúde.

Vantagens de consumir coentro

Reduz as inflamações

Por possuir propriedades antirreumáticas e antiartríticas, permite reduzir as inflamações causadas pelo reumatismo ou pela artrite, duas doenças degenerativas muito dolorosas. E também possui propriedades diuréticas, muito boas para os problemas renais, desde a insuficiência até as pedras nos rins.

Inflamacion

Reduz o colesterol

Como já foi dito, esta planta com um sabor tão especial, tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol mau do sangue. Também elimina a acumulação de gordura das paredes internas das veias e das artérias, prevenindo ataques cardíacos.

Trata a diarreia

Os componentes do coentro (por exemplo, os óleos essenciais) servem para favorecer a digestão e para melhorar o funcionamento do fígado e do intestino. Por isso é que são úteis para tratar a diarreia causada por problemas fúngicos ou microbianos. As folhas frescas da planta são excelentes como aperitivo.

Cura úlceras bucais

Se você apresenta aftas, úlceras ou feridas na boca, pode aproveitar as vantagens do coentro. Graças às suas propriedades antissépticas, curativas e antimicrobianas, poderá curar e tratar as feridas bucais. Ele também é um excelente remédio para a halitose, porque refresca o hálito.

halitosis

Combate a anemia

Isto se deve ao fato de que o coentro apresenta um alto conteúdo em ferro. Por isso, é perfeito para aqueles com anemia ferropriva. Aconselhamos consumi-lo cru em saladas, por exemplo, como infusão ou picado em molhos, cremes e sopas.

Melhora problemas digestivos

O coentro abre o apetite, por isso é usado em pacientes em recuperação, também serve para tratar a anorexia. Ajuda a secreção de mais enzimas e sucos gástricos, muito bom para aqueles que sofrem com problemas de digestão. Estimula o movimento peristáltico.

Fortalece o sistema imunológico

Os óleos essenciais do coentro são ricos em antioxidantes, anti-infecciosos e desintoxicantes. Além de terem vitamina C e ferro que fortalecem o sistema imunológico, podem ser usados para melhorar os quadros de catapora, já que reduz a dor e causa alívio.

Elimina a conjuntivite

O coentro é um excelente desinfetante, por isso, serve para curar, nos olhos, qualquer doença contagiosa, como o caso da conjuntivite. Também é aconselhado para tratar o envelhecimento ocular, a degeneração macular e outros fatores de estresse nos olhos.

Pode ser usado também em feridas leves. Faça uma infusão com um punhado de folhas da planta em uma xícara de água fervendo. Deixe esfriar, embeba um algodão e passe nos olhos.

Conjuntivitis

Ajuda os diabéticos

Aquelas pessoas que apresentam diabetes do Tipo II podem adicionar o coentro às suas refeições para secretar insulina e ao mesmo tempo reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Aliado das mulheres

Um chá de coentro é perfeito para reduzir ou equilibrar as variações hormonais relacionadas com a menstruação. Também demonstrou reduzir as cólicas menstruais.

Melhora as funções de vários órgãos e glândulas

O coentro é perfeito para melhorar o estado de saúde do fígado, do pâncreas, dos pulmões e do estômago, assim como também das glândulas endócrinas.