Usos incríveis de algumas cascas de fruta

Usos incríveis de algumas cascas de fruta. Descubra-os!

As cascas de frutas não servem apenas para adubo. Você vai se impressionar com a grande utilidade das cascas, que terminam indo parar no lixo doméstico.
Usos incríveis de algumas cascas de fruta

O bolo de casca de banana, por exemplo, é saboroso e nutritivo, e podemos usar a casca da laranja, do limão ou da maçã para preparar uma variedade de chás e compotas. Já a casca de tomate é cicatrizante, muito usada para tratar afecções da pele.

Continue a ler este artigo para conferir outras maneiras de aproveitar a “embalagem” de suas frutas e legumes favoritos.

1. Casca de maçã, abacaxi e canela para perder peso

Casca-de-canela

Este chá à base de casca de maçã e de abacaxi é um remédio econômico, saudável e fácil que você pode preparar entre duas a quatro vezes por semana, e tomar sempre pela manhã, logo após se levantar.

Você vai precisar de:
Casca de uma maçã
100 g de casca de um abacaxi
1 pau de canela
1 colher de sopa de mel
1 copo de água (200 ml)

Como fazer:
— Comece limpando muito bem as cascas necessárias para esta receita. Corte-as em pedaços pequenos, grosseiramente. Em seguida, ponha um copo de água para ferver.
— Quando a água começar a ferver, adicione as cascas de fruta junto com o pau de canela.
— Deixe ferver por 10 minutos. Após esse tempo, deixe esfriar por mais 10 minutos.
— Coe todo o conteúdo e adoce o chá com uma colher de mel. Essa bebida econômica ajudará você a desintoxicar o organismo.

2. Esfoliante natural à base de casca de banana e açúcar

Casca-de-banana_para_beleza

Uma maneira rápida de revitalizar a sua pele, tonificá-la e eliminar toxinas e impurezas do dia a dia, é preparar este esfoliante bem simples à base de casca de banana.

A casca da banana possui antioxidantes, potássio e propriedades cicatrizantes, que podem ser facilmente aproveitadas.

Você vai precisar de:

Casca de uma banana
1 colher de sopa de açúcar

Como fazer:
— É muito fácil. Lave bem a casca da banana (a parte externa), usando uma escova apropriada para a higienização de frutas e legumes.
— Seque bem e corte as cascas em três pedaços quadrados, como se fossem pequenas “almofadas”.
— Sobre cada quadrado, polvilhe um pouco de açúcar, na parte interna da casca. Use essa “almofada” para fazer uma leve massagem sobre a pele do rosto, massageando-a de maneira circular.
— Ao final, enxágue o rosto com água morna e aplique seu hidratante preferido.

3. Casca de batata para olheiras

As cascas de batata contêm amido, que contribui para tonificar a pele e amenizar olheiras, os círculos escuros sob os olhos.

A parte interna da casca de batata tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Você pode utilizá-las sempre que precisar.

Como fazer:
— Lave bem a batata antes de descascá-la, usando uma escova apropriada, além de sabão neutro.
— Corte a casca em tiras largas, para criar pedaços quadrados a serem colocados sob os olhos.
— Aplique os pedaços de casca de batata sobre as olheiras, colocando a parte interna das cascas em contato com a pele. Deite-se e deixe agir por 15 a 20 minutos. Após esse período, lave o rosto com água.

4. Cascas de limão para desengordurar a cozinha

Limpar-forno-com-cascas-de-limao

A casca do limão, misturada ao bicarbonato de sódio, resulta em um adstringente natural, biodegradável e econômico, que pode ajudar você a limpar a cozinha no dia a dia.

A casca do limão não deve ser usada em superfícies como o mármore, mas é muito adequada para pias e utensílios de alumínio, ou para limpar o fogão, incluindo o forno, como se pode ver na foto acima.

5. Tintura à base de cascas de romã

Casca-de-roma
A romã tem uma cor vermelha muito bonita, e seus pigmentos têm a capacidade de tingir alguns materiais.

Uma maneira fácil de dar cor a uma peça de roupa, ou, por exemplo, de decorar um ovo de Páscoa tingindo-o de rosa, é mergulhar o que desejamos tingir em meio litro de água junto com a casca de duas romãs.

Leve a água ao fogo durante 30 minutos ou uma hora. Se desejar que uma peça de roupa adquira essa cor, o melhor é deixar a peça de molho durante toda a noite.

Gostou deste artigo? Então leia este aqui, que fala sobre 16 maneiras surpreendentes de utilizar a casca da banana, seja para limpeza da casa, seja com remédio ou produto de beleza.