Usos medicinais da canela - Melhor Com Saúde

Usos medicinais da canela

Para reduzir as dores menstruais e regular o período, podemos elaborar um chá com uma colher de canela por litro de água.

A canela é uma planta aromática de uso milenar. Foi muito utilizada com fins medicinais e, posteriormente, como ingrediente de alguns pratos e sobremesas.

A variedade mais conhecida é a “canela cássia” e também a que oferece mais propriedades curativas.

Segundo a medicina Ayurveda, ela serve para o tratamento de uma ampla gama de doenças respiratórias, digestórias e reprodutivas. Atualmente, é muito utilizada no chocolate e no café e é muito saborosa. Aprenda muito mais sobre a canela a seguir:

Características da planta

A árvore de canela é perene e pode chegar a medir até 15 metros de altura. Apresenta galhos com cascas duplas e muito aromáticas.

Ela é originária do sul da Índia ou o Sri Lanka, mas atualmente também é cultivada em outros lugares de clima quente.

A canela é proveniente do interior da casca da árvore. E nos oferece uma grande quantidade de cálcio, vitamina A, carboidratos, fibras, vitamina C, ferro, magnésio e fósforo.

canela1

O uso dessa aromática planta é muito antigo, desde a época dos egípcios, o que pode ser constatado, inclusive, em desenhos nas antigas pirâmides.

Era importada da China 2000 anos A.C. e era utilizada para embalsamar as múmias. Em seguida, foi muito utilizada na Grécia e em Roma para auxiliar na digestão.

Pesquisas afirmam que, junto com o cardamomo e a pimenta, foram as primeiras espécies a serem usadas na região do mediterrâneo. É citada várias vezes na Bíblia e no oriente, sabe-se  que começou a ser empregada no ano 2700 A.C. Na Índia, também é uma planta milenar.

No ocidente, o seu uso esteve relacionado às classes mais poderosas, pois tinham um custo bem alto. Na idade média, era vendida pelos venezianos e genoveses através dos muçulmanos.

No século XIX, começou a ser cultivada em outras áreas do planeta e atualmente costuma ser consumida com café e chocolate.

Os usos medicinais da canela

Podemos dizer que a canela aromática tem usos distintos pelas suas propriedades e benefícios. Internamente, ajuda nos aparelhos digestivo, respiratório, circulatório e reprodutor:

  • Aparelho digestivo: devido às suas propriedades carminativas, antieméticas e anti úlceras, estimula a salivação e os sucos gástricos. São utilizadas nos casos de aerofagia (evite o excesso de “gases”, bebendo uma colher de sopa de canela em rama por litro de água), digestões complicadas (consuma um quarto de colher de chá de canela em pau antes das refeições), acidez (polvilhe a canela sobre os alimentos), falta de apetite (beba o chá de uma colher de sopa de canela em pau por litro de água antes das refeições) e vômitos (espalhe um quarto de uma colher de sopa de canela em pó sobre as refeições).

canela3

  • Aparelho respiratório: devido às suas propriedades expectorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, é utilizada em casos de bronquite, resfriados e tosse (consuma duas gotas da essência por copo de água quente, com uma colher de sopa de mel).
  • Aparelho circulatório: por suas propriedades arterioscleróticas e antitrombóticas, ela contribui para uma melhor circulação do sangue. Serve também para tratar de problemas nos dedos dos pés e das mãos causados pelo frio e é muito eficaz no tratamento de frieiras (beba vários copos do chá com uma colher de sopa de canela em pau por litro de água).
  • Aparelho reprodutor: é muito boa para combater as dores menstruais e para regular o período (beba o chá preparado com uma colher de sopa de canela em pau em um litro de água), é um grande afrodisíaco, estimula a libido e ajuda nos casos de disfunção erétil (consuma o chá de meia colher de sopa por copo de água).

canela4

Usos externos da canela

Os diversos preparos que você pode comprar ou fazer em casa servem para tratar muitas doenças relacionadas a fungos e bactérias, como por exemplo:

  • Infecções vaginais: neutraliza a Candida Albicans. Faça uma lavagem com o líquido de uma infusão feita com 1 colher (de sopa) de canela em pau triturada.
  • Micose nos pés ou nas unhas: faça um escalda pés com uma infusão de 2 colheres de sopa de canela em pau dissolvidos em alguns litros de água morna.
  • Infecções respiratórias: faça gargarejos com uma infusão de canela para tratar anginas, laringite e faringite.
  • Úlceras na boca: enxague a boca com o chá de ½ colher de sopa de canela por copo de água.
  • Mau hálito: as propriedades da canela impedem o desenvolvimento de bactérias dos restos de comida. Enxague a boca com a mistura de várias colheres (de sopa) de canela aromática por litro de água.

canela5

Outros benefícios da canela

A tradição da medicina chinesa afirma que, além dos usos medicinais mencionados anteriormente, a canela dispõe de propriedades para tratar de:

  • Reumatismo
  • Artrite
  • Artrose
  • Dores causadas pelo frio
  • Problemas renais
  • Circulação sanguínea
  • Doenças inflamatórias
  • Diarreia
  • Gases
  • Diabetes
  • Indigestão

Contraindicações

Por suas propriedades quentes e picantes, estimula muito a circulação sanguínea, por isso, ela é proibida para pessoas com problemas de coagulação ou tendência à hemorragia.

Também deve ser evitada ou ser restringido o seu uso em mulheres grávidas. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico, pois ainda que se trate de uma erva natural, também pode apresentar efeitos indesejáveis no organismo.

Imagens oferecidas por Trophy Geek, Cinamon Vogue, Mc Kay Savage.