8 usos surpreendentes do vinagre branco

8 usos surpreendentes do vinagre branco

Graças aos vapores que o vinagre branco exala ele pode ser um remédio muito eficaz para nos desfazermos dos odores ruins do micro-ondas e facilitar sua limpeza
8 usos surpreendentes do vinagre branco

Os usos do vinagre branco dentro de casa são tantos que podem nos ajudar a substituir por completo muitos dos produtos tóxicos que usamos para limpar diariamente.

Em nosso espaço falamos com frequência sobre os grandes benefícios de ingredientes como o limão ou o bicarbonato de sódio para ter nossa casa brilhando e livre de bactérias.

Neste caso, o vinagre branco é tão versátil que será imprescindível a partir de agora. Sem dúvidas você vai gostar de conhecer as suas utilidades. Confira a seguir!

1. Diga adeus às marcas na madeira

Se você tem piso de madeira ou móveis que parecem sem brilho ou com alguma marca, não deixe de fazer uso do vinagre branco. Basta umedecer um pano de algodão ou linho com um pouco do composto para que ele “faça sua mágica!”

2. Afaste as formigas ou outros insetos

formiga-500x313

Entre os usos do vinagre branco mais comuns encontramos, sem dúvidas, o de repelente de insetos. Se existe alguma área de sua cozinha onde é comum que se acumulem formigas, será muito útil umedecer uma bola de algodão de forma generosa com vinagre branco e colocá-la lá.

Verá como o resultado será bom. Não se esqueça de trocar o algodão a cada 3 dias!

Descubra como limpar a casa com suco de limão

3. Acabar com a ferrugem

Sem dúvidas você tem em casa algum recipiente ou ferramenta que, por ficar ao relento, acabou se enchendo de ferrugem. Antes da dar esses objetos carcomidos por óxido como perdidos, experimente a eficaz ação do vinagre branco.

Você economizará dinheiro e esforços. Para isso, basta encher um recipiente com vinagre branco e mergulhar a ferramenta ou o objeto tomado pela ferrugem. Depois de dois dias o óxido terá perdido força e poderá ser eliminado de forma simples.

4. Limpe seu micro-ondas e diga adeus aos maus odores

micro-ondas

Algo que costuma caracterizar os micro-ondas é que no dia a dia acabam ficando impregnados de restos de comida e odores ruins que aderem às paredes e ao prato giratório.

Para solucionar estes problemas basta colocar meio copo de água misturado com 5 colheres de sopa de vinagre branco dentro do micro-ondas durante um minuto.

O vapor que a solução desprenderá permitirá retirar em menos de 10 segundos todas essas impurezas e afastar o mau cheiro. Nunca falha!

5. Para melhorar o funcionamento de sua cafeteira

Sem dúvidas, em mais de uma ocasião, ao fazer uso de sua cafeteira você notou que o café não ficou pronto tão rápido e que o sabor já não é o mesmo.

O vinagre branco serve também para limpar os filtros da cafeteira e otimizar seu funcionamento. Para isso, se é uma máquina de café expresso, basta colocar meia xícara de água com vinagre branco no depósito de água e fazer um uso, mas sem colocar café no receptáculo.

Se sua cafeteira é de jarra, limpe-a com água quente e vinagre branco, deixando-a de molho durante meia hora. O resultado é ótimo!

Recomendamos o seguinte artigo: 12 razões para ter água oxigenada em casa

6. Vinagre branco para suavizar e dar brilho ao cabelo

cabelo-seco

Vejamos agora os usos do vinagre branco para a beleza. Um dos remédios mais fabulosos para nosso cabelo é usar vinagre branco para fazer com que ele fique sedoso e reluzente.

Ingredientes

  • 1 copo de água morna (200 ml)
  • 1 colher de sopa de vinagre branco (10 ml)

Aplicação

Com o cabelo úmido, aplique a máscara resultante da combinação destes ingredientes fazendo uma massagem profunda da raiz até as pontas. Deixe atuar durante 15 minutos e enxágue, para depois lavar com normalidade com seus produtos habituais.

7. Alivia as queimaduras do sol

Quando chegamos em casa depois de termos passado várias horas no sol, a primeira coisa que fazemos é buscar algum tratamento que alivie as queimaduras.

Um remédio simples e que oferecerá alívio é aplicar um pano ou uma compressa umedecida com vinagre branco na região. É um bálsamo muito efetivo que alivia e cuida da pele nestes casos de “urgência”.

8. Limpeza facial com vinagre branco

limpeza-facial

Além de tratar inflamações, o vinagre branco tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. É um remédio de beleza muito útil para eliminar células mortas, acabar com a acne e atenuar manchas na pele. Para isso, devemos seguir algumas instruções simples:

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de água (50 ml)
  • 1 colher de sopa de vinagre branco (10 ml)

Descubra também os benefícios do vinagre de maçã

Aplicação

  • Realizaremos nosso ritual de limpeza facial a noite, logo antes de ir dormir.
  • Para isso, com a pele já limpa, aplicaremos essa mistura de água e vinagre branco com uma bolinha de algodão, realizando uma massagem no rosto para esfoliar e reativar as regiões afetadas por espinhas ou manchas.
  • Deixe que atue ao longo de 20 minutos e, depois, enxágue com água morna e aplique o tratamento noturno de sempre, seja um creme hidratante ou antirrugas.