Uvas passas. Para que servem e como consumi-las? - Melhor com Saúde

Uvas passas: para que servem e como consumi-las?

Recomenda-se o uso de uvas passas para melhorar problemas oculares, já que ativam a circulação sanguínea e nutrem os capilares. Por serem ricas em cálcio, também protegem da osteoporose.

As uvas passas são obtidas através da desidratação das uvas frescas. São classificadas como frutos secos, sendo das mais apreciadas para cozinhar ou comer sem acompanhamento.

As crianças adoram, bem como os amantes de comidas agridoces e de doces. É um fruto seco de textura muito suave e carnosa. Mas, nesse artigo, falaremos muito mais do que essas informações básicas. Confira!

Propriedades das uvas passas

  • São totalmente energéticas: elas contêm todos os nutrientes que a uva pode nos oferecer, porém, mais concentrados. Oferecem também um alto nível de carboidratos de absorção rápida e mais 70% de frutose. São recomendáveis para crianças e adolescentes, afinal, oferecem muita energia. Por esse mesmo motivo também são recomendáveis para atletas, pela grande carga de esforço físico diário que esse grupo de pessoas faz. Têm, por sua vez, um grande valor energético. Servem para tratar a anemia, pois oferecem ferro ao organismo, além de cobre e manganês. Também é recomendável para quem precisa ganhar peso.
  • Fortalecem o sistema nervoso: são revigorantes e reconstituintes, com altas doses de minerais e vitaminas (principalmente do grupo B). Também são muito boas para pessoas que sofrem de exaustão física, estresse ou fadiga crônica, além de estudantes e idosos, pois são capazes de melhorar as funções cerebrais e evitam problemas de perda de memória. São uma grande fonte de flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajuda a proteger o organismo da incidência de Alzheimer.
  • Tratam a prisão de ventre: comer uvas passas é ideal para a constipação devido a suas propriedades laxantes suaves, seus ácidos orgânicos, a frutose e a pectina. Essa última substÂncia ajuda a limpar o intestino e a formar fezes mais volumosas. Também previnem o câncer de cólon.

passas2

  • Boas para a visão: contêm fito nutrientes, adequados para cuidar da saúde dos olhos. Protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. São perfeitas para ajudar na melhoria dos quadros de vista cansada, glaucoma, cegueira noturna e catarata.
  • Remineralizam os ossos: as uvas passas contêm altas doses de cálcio e magnésio, nutrientes muito importantes no desenvolvimento ósseo. Protegem o organismo contra a osteoporose e melhoram a saúde das articulações. São recomendadas para gestantes ou lactantes, que são períodos em que as necessidades de cálcio são maiores. Também podem ajudar a pessoas com artrite ou artrose (porque possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias). São adequadas para reduzir os efeitos nocivos ou excesso de proteínas dos alimentos “descalcificantes” como é o caso de bebidas gasosas à base de cola ou o café.
  • Têm propriedades afrodisíacas: em vários países, as uvas passas são consideradas afrodisíacas, por isso as incluem em muitas sobremesas e doces. Essa capacidade afrodisíaca pode ser associada ao fato desse fruto seco apresentar propriedades energéticas, além de sua dose de aminoácidos (arginina) que estão relacionados ao aumento da libido sexual, atuando em quadros como impotência e infertilidade. No Egito Antigo fazia-se uma mistura de uvas passas e mel para consumir antes dos encontros íntimos.

passas3

  • Tratam a febre: isso é possível devido ao teor de ácidos orgânicos das uvas frescas, que oferecem todas as suas propriedades refrescantes para reduzir a febre. Também oferecem propriedades antibióticas e ajudam a tratar infecções.
  • Reduzem o apetite: dizem que as uvas passas não são “permitidas” para pessoas obesas devido as suas calorias, porém, o contrário foi comprovado quando se descobriu que elas reduzem o colesterol e o apetite, além de serem capazes de oferecer saciedade. Além disso, são um remédio natural ótimo para evitar a ansiedade, pois são doces e a sensação de consumir um doce pode causar esse efeito. É preciso consultar um médico sobre seu consumo, pois esse fruto seco contém muito açúcar.
  • Neutralizam a acidose: esse é um estado onde a acidez do sangue aumenta, bem como os gases do sistema respiratório, o que é muito prejudicial para nosso corpo, afinal, pode provocar a formação de cálculos renais, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele. as uvas passas contém muito potássio e magnésio, que servem para neutralizar o desenvolvimento desse estado de acidez.
  • Ajudam no cuidado dental: um dos componentes das uvas passas é o ácido oleanolico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, a sensibilidade e a fragilidade dentária. Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro. Além disso, por tratar-se de um alimento com muito cálcio, evita rupturas ou danos no esmalte dos dentes.

SH77 Scavenger Hunt 101 "Wrinkles"

  • Garantem uma boa saúde cardíaca: a catequina é um antioxidante presente nas uvas passas, e ele é muito eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, evitando problemas cardiovasculares. Também serve para regular a pressão arterial (ideal para quem sofre de hipertensão) e ajudar na boa circulação.

Como consumir as uvas passas?

Elas são mais do que deliciosas e podem ser consumidas sozinhas ou em diferentes sobremesas e pratos agridoces.

Algumas das opções melhores opções para aproveitar esse fruto seco são: acelgas refogadas com passas e batatas, lombo de porco com passas e abacaxi, sorvete de coco e passas, arroz com laranja e passas, macarrão com nozes e uvas passas, maçãs assadas com passas, pudim de pão com passas e raspas de chocolate, canelone de alho poró com frango e passas, torta de maçã e passas, bacalhau com pinhão e passas, pão doce genovês, cuscuz, arroz tropical, torta de cenoura com passas, etc.

passas6

Imagens oferecidas por Cary Bass Deschenes, Jenn Durfey, Larry & Teddy Page, Jim Champion.