As vantagens em comer cenoura - Melhor com saúde

As vantagens em comer cenoura

Muitas pessoas fazem cara feia quando comem algum legume por obrigação. Todo mundo sabe que é importante consumi-los, mas ninguém sabe ao certo que benefícios os legumes trazem a saúde. Só sabem que são bons porque desde pequenininhos ouvimos da nossa mãe que devemos comer legumes para crescermos fortes.
Com a cenoura, não poderia ser diferente. Se as pessoas soubessem que este alimento auxilia no sistema imunológico, nos ossos, na pele, no cabelo e em muitas outras coisas, certamente sairiam agora de casa e iriam até o mercado para comprá-lo.

Motivos para consumir

A cenoura apresenta em sua composição uma considerável quantidade de vitamina A que é benéfica ao sistema nervoso e é rica em vitaminas B e C que são importantíssimas nas defesas do organismo contra possíveis doenças. Encontramos sais minerais como cálcio, iodo, magnésio, ferro que são essenciais a nossa saúde. O iodo, por exemplo é importante para o bom funcionamento da tireoide, glândula que controla nosso metabolismo. Interfere diretamente na nutrição do corpo e nos processos de crescimento.

Dicas de como comer

Uma grande vantagem, é consumi-la crua. É uma ótima maneira para fortalecer os dentes, principalmente das crianças.
Outra ideia é come-la ralada. Mas o segredo está em ralar este alimento somente na hora em que for comer. Desta forma, os nutrientes estarão mantidos e o sabor também.
Sucos de cenoura são uma ótima pedida. O ideal é que o faça em uma centrífuga, pois ao entrar em contato com a luz, toda a vitamina A encontrada nesta iguaria é perdida.
Normalmente as pessoas comem a cenoura cozida. Mas quando a cozinhamos, perdemos seus nutrientes quando entram em contato com o calor. Uma opção é comer de forma grelhada.

cenouraprato - Pamela Greer - flickr

Receitas deliciosas

Um suco de cenoura sempre cai bem. Por isso, bata no liquidificador quatro cenouras e uma casca de laranja. Coe e depois misture com um copo de suco de limão, três colheres de açúcar e quatro litros de água. Pronto, só tomar!
E quem não gosta de um delicioso bolo de cenoura? Bata o liquidificador três cenouras médias raladas com quatro ovos, duas xícaras de açúcar e 1/2 xícara de chá de óleo. Depois, em uma tigela despeje duas xícaras e meia de farinha de trigo, misturando tudo. Em seguida, com uma colher, misture uma colher de sopa de fermento e asse em forno pré-aquecido (180 º C) durante quarenta minutos.
Para a cobertura, misture no fogo uma colher de sopa de manteiga à três colheres de sopa de chocolate em pó e uma xícara de açúcar. Quando estiver pronta, coloque por cima do bolo. Pronto. É só se deliciar.

cenourabolo - Anita Jamal - flickr

Imagens oferecidas por: Izzysmama – flickr / Pamela Greer – flickr / Anita Jamal – flickr