Vazio no estômago: causas que devemos considerar

Sensação de vazio no estômago: causas que devemos considerar

Quando experimentamos uma sensação de vazio no estômago que, além de tudo, vem acompanhada de dor ou incômodos, a primeira coisa que devemos fazer é procurar um especialista para que nos dê um diagnóstico oportuno.
Vazio no estômago: causas que devemos considerar

Todos sentimos em alguma ocasião aquele característico vazio no estômago. O associamos aos nervos, às emoções revoltantes que, às vezes, se armazenam no que costumamos chamar de “segundo cérebro“.

Agora, quando esse incômodo estomacal é persistente e aparece a dor, a coisa muda.

Apesar de ser certo que fatores como o estresse nos causam problemas digestivos, existem doenças muito concretas que se relacionam com esta condição.

A seguir, explicaremos as possíveis causas que você deve conhecer. Porém, diante de qualquer incômodo ou dúvida, será seu médico quem oferecerá o melhor diagnóstico e a ajuda que precisa.

Tenho um vazio no estômago. Qual é a razão?

Em primeiro lugar, devemos ter claro um aspecto: há muitos tipos de dores de estômago e, geralmente, sabemos a que correspondem.

Quando comemos um determinado tipo de comida e, depois de um tempo, sentimos ardor, sabemos que há algo que não nos caiu bem. Por outro lado, ao passar alguns dias de muito nervoso o sistema digestivo também sente.

Sentimos mal-estar estomacal, não temos fome e podemos sofrer diarreias.

O vazio no estômago relacionado com algum tipo de transtorno ou doença vem acompanhado sempre de um ardor intenso. Vejamos agora que tipo de doenças se associam a esse problema.

vazio-no-estomago

A gastrite

Quando sofremos de gastrite, um dos sintomas mais comuns é, precisamente, o vazio no estômago. Tanto é assim que, durante o dia, é a primeira coisa que vamos sentir.

Trata-se de um vazio ardente que causa cansaço e muito incômodo. Em algumas ocasiões, até pode ser difícil ficar de pé.

  • Esse vazio se deve à irritação da mucosa gástrica que rodeia o estômago. Esta doença tem uma origem infecciosa e todos já a sofreram alguma vez. A bactéria Helicobacter pylori, por exemplo, se relaciona com alguns tipos de gastrite.
  • Determinados alimentos muito gordurosos, o álcool ou inclusive alguns medicamentos também podem fazer com que soframos uma gastrite em dado momento.
  • Também não podemos nos esquecer de que, além do vazio no estômago, surgem muitos outros sintomas. Algumas pessoas sentem febre, tremores, outras pessoas apresentam vômitos, enjoos, calafrios. Além disso, e nos casos mais graves, pode aparecer sangue nas fezes ou no próprio vômito.

É importante receber um bom tratamento de acordo com as nossas necessidades particulares.

Também não podemos esquecer que se uma criança nos diz que sente um vazio no estômago ou ardor, é preciso levá-la ao médico.

Úlcera péptica

Assim como falamos no início, há muitos tipos de dor de estômago. No entanto, há um tipo que pode ser identificado facilmente:

  • Se, no seu caso, você sente um vazio no estômago entre uma e três horas depois das refeições, a culpada pode ser uma úlcera péptica.

ulcera-gastrica-causa-de-vazio-no-estomago

O que acontece é que nossos ácidos gástricos destruíram alguma região do revestimento do estômago ou do duodeno.

  • Essa sensação de ardor ou de vazio aparece ou depois de comer ou durante a noite, e nos impede de ter um descanso adequado.
  • Mais uma vez, a causa mais comum das úlceras pépticas é a bactéria Helicobacter pylori. Ainda assim, determinados anti-inflamatórios com o ibuprofeno também podem originá-las.
  • Também não podemos esquecer que o estresse ou alimentos muito picantes tendem a agravar a sintomatologia das úlceras.

Como aliviar a sensação de vazio no estômago?

Assim como indicamos antes, é necessário contar com o diagnóstico de nossos médicos. Uma vez que saibamos o que causa o vazio no estômago podemos tomar medidas.

Por outro lado, existem simples remédios caseiros que podemos fazer em casa e que podem servir tanto para a gastrite quanto para as úlceras.

Leia também: Colite ulcerosa: uma doença ainda desconhecida

aloe-vera-tratar-sensacao-vazio-no-estomago

A seguir, deixamos uns exemplos simples.

  • Tome um copo de água morna – nunca fria e nem quente – misturada com uma colher de sopa de mel (25 g).
  • Tome um suco de cenoura natural.
  • As infusões com gengibre são muito terapêuticas, nos ajudam a aliviar a dor e a nos sentirmos melhor.
  • A água de coco também é muito adequada.
  • O suco de batata é desde sempre usado para tratar as úlceras pépticas. Para isso, você só terá que ralar uma batata média e depois prensá-la para conseguir seu suco natural.
  • A babosa é uma das plantas naturais mais benéficas para este tipo de transtorno do sistema digestivo. Não deixe de preparar umas duas infusões por dia.
  • O mamão, assim como a pera, são duas frutas que nos cairão muito bem quando sentirmos esse vazio no estômago.

Não deixe de cuidar da sua alimentação e, antes de tudo, evite produtos agressivos ou com muita gordura. O vazio no estômago sempre tem uma origem que devemos conhecer.

Não hesite, mantenha sua saúde em primeiro lugar!