É verdade que o chá verde ajuda a emagrecer?

É verdade que o chá verde ajuda a emagrecer?

Chá verde, uma delícia. Poucas coisas são mais relaxantes do que chegar em casa cansada e tomar um bom chá em nossa caneca preferida. Há os que o bebem por simples prazer, mas também existem milhões de pessoas que o consomem por seus grandes benefícios à saúde ou para ajudar a emagrecer.

Então, o que é verdadeiro nessa afirmação? Podemos dizer que o chá verde é uma das melhores bebidas naturais para ajudar a perder uns quilos? Neste artigo falamos um pouco sobre isso.

 

Chá verde, perder peso com saúde

O que todos nós buscamos na hora de emagrecer é fazê-lo da maneira mais saudável possível. Você sabe que existem dietas muito restritivas que, na verdade, só reduzem o índice de proteínas, de hidratos de carbono e de todo tipo de gordura sem levar em consideração que nosso organismo necessita de um equilíbrio sem excluir os ácidos graxos ou diminuindo demais os níveis de proteínas, proteínas essas que permitem que o nosso organismo realize suas funções com normalidade.

Temos que emagrecer com saúde, levando hábitos de vida adequados e nos apoiando, além de tudo, em todos os recursos que a natureza nos proporciona como, por exemplo, o chá verde. Então, é verdade que essa bebida ancestral nos permite eliminar alguns quilos? Sem dúvida essa afirmação é verdadeira, mas se trata de um “complemento” que devemos incluir em nossa dieta variada e equilibrada. Por si só não é milagroso e não vai nos fazer emagrecer se continuarmos comendo de forma errada.

Vejamos agora como ele pode nos ajudar a perder peso:

1. Um potente antioxidante

  • O chá verde é um poderoso antioxidante natural, capaz de frear o envelhecimento precoce e de nos proteger de muitas doenças, tudo isso devido aos seus altos níveis de polifenóis. Não obstante, é importante que você saiba que, na verdade, o antioxidante mais potente da natureza é o chá branco, muito mais que o chá verde.

2. O chá verde nos ajuda a acelerar o metabolismo

  • O chá verde tem como principal benefício o de nos ajudar a acelerar nosso metabolismo, permitindo assim queimar gordura. São, principalmente, as catequinas que fazem com que o corpo entre em termogênese produzindo energia para que eliminemos esses quilos em excesso.
  • Tampouco podemos nos esquecer de que é um leve supressor do apetite, o qual faz com que comamos menos e que cheguemos aos horários de comer sem ficar beliscando o tempo todo.
  • Outro aspecto interessante é que esta bebida ancestral é muito adequada para prevenir os níveis elevados de insulina no sangue, regulando e fazendo com que a gordura não se deposite nossas células, o que faz com que eliminemos gordura corporal pouco a pouco.

3. Um excelente diurético e um tônico estimulante para o fígado

  • O chá verde é um maravilhoso aliado para depurar nosso organismo, para eliminar toxinas presentes em nosso sangue e intestino. Depura a gordura saturada e nos ajuda a eliminar, através da urina, essas substâncias que fazem com que nos sintamos inchados e com o ventre inflamado.
  • Além disso, o chá verde é um tônico muito adequado para estimular e reconstruir o pâncreas e o fígado. Ele ajudará a realizar normalmente as funções básicas e, devido ao seu alto nível de antioxidantes, atua como um bom protetor desses órgãos.

Como devemos consumir o chá verde para poder emagrecer de um modo saudável?

chá verde

1. Para conseguir perder peso com saúde graças ao chá verde, devemos tomar três copos por dia. 

2. O primeiro copo de chá verde deve ser consumido em jejum e misturado com o suco de meio limão.

3. O segundo copo devemos tomar 20 minutos depois do almoço. Desta maneira, favorecemos a digestão e conseguiremos com que nosso organismo absorva melhor os nutrientes e que a gordura seja depurada e eliminada, sem contar que nos ajudará a sentirmos saciados até a próxima refeição. Lembre-se também que nunca devemos misturar o chá verde com o açúcar branco. O ideal é não incluir nenhum adoçante, mas se for difícil, aconselhamos que acrescente uma colher de mel (7,5 g).

4. O último copo de chá verde devemos tomar depois da janta, pelo menos uma hora e meia antes de dormir. A razão? É porque precisamos dar tempo para que nosso organismo faça a digestão adequadamente antes de irmos para a cama.

5. Notaremos resultados em dois meses, mas, para isso, lembramos que precisamos evitar os seguintes alimentos: 

  • Bebidas com gás ou açucaradas.
  • Doces e bolos industrializados.
  • Carne vermelha.
  • Farinha branca refinada.
  • Embutidos.
  • Lácteos com muita gordura.

6. Contraindicações do chá verde

  • Devemos ir com cuidado na hora de consumirmos o chá verde de modo regular se formos hipertensos ( não podemos esquecer que possui teína).
  • Também temos que tomar cuidado ao tomar o chá verde entre as refeições, pois fará com que não absorvamos adequadamente o ferro e o cálcio, desta forma não podemos nos esquecer de esperar sempre uns 20 minutos depois de comermos para podermos bebê-lo.
  • Precisamos lembrar também que nunca devemos superar o consumo do chá verde em três copos diários, caso contrário, se tornará em um estimulante muito perigoso.