Como verificar se um ovo está fresco em apenas três segundos

Como verificar se um ovo está fresco em apenas três segundos

O ovo é um ingrediente fundamental na nossa cozinha. Há muito tempo, usamos os ovos para dar textura aos alimentos, para dar sabor, para torná-los mais nutritivos, para fazer doces, bolos e preparações salgadas, sendo um ingrediente de “mil e uma utilidades”.

Também é comum comermos o ovo puro, seja cozido, recheado, frito, mexido, com bacon, queijos, como omelete, etc. São tantos os usos dos ovos, que é fundamental ter esse ingrediente sempre disponível na geladeira, sempre frescos.

Mas o ovo estraga muito rápido, e você pode estar correndo o risco de consumi-lo quando não estiver mais fresco. Com este teste ultrarrápido e fácil que explicaremos abaixo, você poderá saber se os ovos que tem em casa estão bons ou se já passaram da validade.

Teste da flotação para ovos

ovo_fresco

Pegue um recipiente de plástico ou vidro transparente e encha com água da torneira. Coloque o ovo dentro. Se ele flutuar, não está fresco, mas, se for direto para o fundo do recipiente, com a parte mais larga tocando o fundo (longitudinalmente, com os polos voltados para as paredes da vasilha, como na imagem acima), é sinal que estão frescos e prontos para consumir e que seus valores nutritivos e a consistência da clara e da gema estão perfeitos.

Por que ovos velhos flutuam?

Os ovos que não estão frescos flutuam na água porque, à medida que o tempo passa, o ovo vai perdendo água através dos poros presentes na casca, o que leva a uma diminuição de seu peso. Aumenta também a quantidade de ar dentro do ovo, o que faz com que ele não afunde.

Ovo

Quais são os riscos de ingerir ovos que não são frescos?

Ovos frescos têm um sabor muito mais intenso que os que já passaram do ponto. A gema tem uma cor mais viva e a clara tem uma consistência bem mais firme. Quanto mais velho for o ovo, mais rala será a consistência, o que pode influenciar o resultado final das receitas. O sabor também fica sem insulso, e o alimento perde muitos de seus valores nutricionais com o passar do tempo.

O ovo que não estiver fresco também será mais ácido, o que pode prejudicar o organismo de diversas formas.

Além disso, os ovos que não estiverem frescos estão a um passo de se estragar. O ovo podre, se ingerido, pode causar uma grave intoxicação alimentar e até mesmo a morte.

ovos

Como armazenar corretamente os ovos

Para que os ovos permaneçam bons para o consumo por mais tempo, guarde-os na geladeira na própria embalagem em que foram adquiridos. Sempre compre ovos de fontes confiáveis, de preferência orgânicos.

Não consuma ovos crus, seja em maioneses, coberturas de bolos ou outras preparações em que a clara e a gema ficam moles e malcozidas, como o ovo “à la coq”, com gema mole. Isso porque o ovo é uma das maiores causas da infecção pela bactéria Salmonella Enteritidis, bastante perigosa. Além de causar vômitos, febre e diarreia, pode se instalar no organismo, causando o câncer de estômago e outros problemas graves.

clara-de-ovo

Devemos lavar a casca do ovo antes de usá-lo?

Muitas vezes, os ovos vêm com sujeiras do supermercado, e muitas pessoas gostam de lavá-los mesmo antes de guardá-los na geladeira. Mas você não deve fazer isso, porque os ovos têm uma película protetora que impede a entrada de micro-organismos pelos poros da casca.

Quando lavamos o ovo, essa película é destruída, e todo tipo de impureza, bactérias, vírus e outros organismos nocivos podem entrar no alimento. 

Você pode lavar o ovo momentos antes de utilizá-lo, sempre secando-o bem, para que a água não escorra e contamine seu interior. Ao trazer os ovos do mercado, guarde-os na geladeira sem lavar. Quando for preparar alguma receita, não tire os ovos e deixe à temperatura ambiente, pois a água vai se condensar na casca, eliminando a película.