Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares - Melhor com Saúde

Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares

As verrugas plantares são muito comuns, principalmente nos jovens. O uso de piscinas, de academias ou áreas comuns onde os pés entram em contato com superfícies úmidas eleva o risco de contrair este problema.
Vinagre de maçã e limão para tratar as verrugas plantares

São incômodas e, ás vezes, dolorosas. Mas as verrugas plantares podem ser tratadas de modo eficaz com ingredientes naturais. 

Algo que devemos saber é que as verrugas plantares possuem origem no vírus HPV ou papiloma vírus humano. E é verdade que o modo de erradicá-las é sempre mediante uma solução fria chamada de nitrato de sódio, caso não sejam muito graves pode-se começar primeiro com simples remédios caseiros.

Hoje aqui neste artigo iremos ensinar os benefícios do uso do vinagre de maçã e do limão para tratar este problema. No entanto, se suas verrugas plantares ou as de seus filhos forem mais persistentes, procure um bom dermatologista.

Vinagre de maçã para tratar as verrugas plantares

Vinagre de maçã para tratar as verrugas plantares

O tipo de vinagre de maçã que utilizaremos neste tratamento é o puro e sem tratamento, obtido diretamente da fermentação da fruta. É diferente daquele usado na cozinha e mantém suas propriedades de um modo mais puro e medicinal ideal para o uso tópico.

Os benefícios do vinagre de maçã para tratar as verrugas plantares se baseiam nos seguintes princípios:

  • O vinagre de maçã contém ácido málico, o qual é antibacteriano, antifúngico e antiviral, muito eficaz para curar infecções e vírus como o HPV ou papiloma humano.
  • O vinagre de maçã, além disso, favorece um ambiente alcalino que combate qualquer vírus, bactéria ou agente nocivo que afete a pele. Restaura o pH e é muito eficaz para as verrugas plantares.
  • Outra informação relevante é o seu alto conteúdo de ácidos alfa hidroxiácidos, capazes de restaurar a pele ferida ou infectada por um vírus como HPV.

Limão para tratar as verrugas

Limão para tratar as verrugas

Como você já sabe, quando as verrugas aparecem, os dermatologistas as tratam com esfoliações químicas ou injeções com a finalidade de queimar ou congelar o vírus que as causa. O processo é doloroso, mas eficaz.

Agora veja bem, um modo simples de tentar eliminá-las, especialmente durante suas fases iniciais (quando somente é uma verruga e não várias que se distribuem quase sempre de modo satélite ou em mosaico), vale a pena testar estes remédios naturais.

  • O suco de limão é uma opção que pode ajudar a fazer desaparecer a verruga plantar em um par de semanas. A razão para isso se baseia no fato de que os componentes ácidos do limão são também antivirais, antifúngicos e antibacterianos. 
  • O uso do limão deve ser complementar ao do vinagre de maçã natural e orgânico para obter um tratamento efetivo.

Como fazer o tratamento contra as verrugas plantares?

Primeiro, saiba que o tratamento irá durar, em média, duas semanas. Para isso, devemos ser constantes e seguir uma minuciosa higiene no tratamento da verruga porque, em geral, o vírus que a causa é contagioso.

Leia também modos naturais de tratar o pé de atleta

Pés sem verrugas plantares

Limpeza prévia

Faça o tratamento todos os dias pela manhã e pela noite. Depois de tomar banho, aplique um algodão umedecido com vinagre de maçã onde se encontra a verruga plantar.

Deixe o vinagre impregnar bem o local e deixe atuar por 15 minutos.

Aplicação do limão

Uma vez que as verrugas plantares estiverem bem umedecidas com o vinagre, aplique uma rodela fininha de limão e deixe que seus princípios ativos entrem em contato com a zona afetada.

  • Deixe pelo menos 5 minutos, depois seque adequadamente a planta do pé. Agora, quando acordar, termine o tratamento aplicando óleo essencial de árvore do chá.
  • O óleo de árvore de chá é um excelente antibacteriano que pode servir para tratar as verrugas e impedir que estas se espalhem. Se desejar, outra opção preventiva é impregnar o interior de nossos sapatos com algumas gotinhas do óleo.

Tratamento noturno

Assim que chegar em casa, volte a tomar banho e lave os pés cuidadosamente. Evite deixar qualquer tipo de umidade que favoreça a aparição de mais bactérias.

Descubra como combater a aparição de fungos nas unhas

Antes de dormir, volte a aplicar o vinagre de maçã nas verrugas. O seguinte passo é aplicar uma rodela de limão na zona amarrada com um fita. Coloque uma meia e permita atuar durante toda a noite.

Uma alternativa recomendada é um dente de alho. Também é um bom antifúngico e antibacteriano que é usado com muita frequência para curar as incômodas verrugas plantares.