Vitamina E: aumente seu consumo com estes alimentos

Aumente seu consumo de vitamina E incluindo estes alimentos na dieta

O espinafre é um vegetal conhecido por ser rico em minerais como o ferro, mas também nos traz uma quantidade importante de vitamina E e antioxidantes que protegem nosso organismo do dano oxidativo.
Vitamina E: aumente seu consumo com estes alimentos

A vitamina E, também conhecida como alfa-tocoferol, é um nutriente lipossolúvel que se destaca por seu potente efeito antioxidante e sua participação na síntese do pigmento heme, que é parte essencial da hemoglobina.

Sua absorção no organismo é determinante para proteger os tecidos frente aos efeitos negativos dos radicais livres.

Na verdade, acredita-se que desempenha um papel principal na prevenção de algumas doenças causadas pelo envelhecimento. 

O organismo requer altas doses desta vitamina para manter o sistema imunológico forte e, deste modo, enfrentar os patógenos que atacam os tecidos e as células.

Além disso, também foi catalogado como a “vitamina da juventude”, já que ajuda a manter a pele e o cabelo saudáveis, apesar do passar dos anos.

O melhor de tudo é que pode ser obtida através de uma ampla variedade de alimentos que, por suas características, podem ser incluídos facilmente na dieta.

A seguir queremos mencionar os 6 melhores para que não deixe de consumi-los com mais regularidade.

1. Amêndoas

Amêndoas para obter vitamina E

  • As amêndoas são uma das oleaginosas com maior conteúdo de vitamina E e ácidos graxos saudáveis, como o ômega 3.
  • Estes nutrientes, somados aos minerais essenciais, ajudam a manter as células em bom estado e, além disso, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e inflamatórias.
  • Cada 100 gramas deste alimento contém até 26 mg de vitamina E.

2. Espinafre

Os vegetais de folhas verdes como o espinafre se distinguem como uma fonte saudável e pobre em calorias de nutrientes muito importantes para o organismo.

  • Este prodigioso vegetal concentra uma quantidade interessante de vitamina E.
  • Esta, junto aos seus demais antioxidantes, ajuda a proteger o organismo frente as doenças crônicas que são causadas pelos efeitos do dano oxidativo.
  • Oferece minerais essenciais que participam na formação dos glóbulos vermelhos e do fortalecimento dos ossos e das articulações. Entre estes se destacam:
    • Ferro
    • Magnésio
    • Cálcio
    • Zinco
    • Potássio

3. Couve-de-folhas

Couve é fonte de vitamina E

A couve-de-folhas é outra das fontes vegetais que nos trazem uma quantidade importante de vitamina E e outros nutrientes essenciais para proteger o organismo dos efeitos negativos do envelhecimento.

Estima-se que uma xícara deste ingrediente oferece entre 6% e 8% das quantidades diárias recomendadas de vitamina E. 

Também contém fibras e minerais essenciais que, depois de serem assimilados, apoiam as funções metabólicas para evitar transtornos como a diabetes e o sobrepeso.

4. Mamão

Conhecido em todo o mundo por seu alto teor de vitamina C e fibras dietéticas, o mamão é uma fruta com uma quantidade importante de vitamina E, cujos efeitos antioxidantes combatem os efeitos dos radicais livres sobre as células e os tecidos.

  • Também tem quantidades importantes de vitamina A, além de potássio, magnésio e outros minerais necessários para apoiar o funcionamento de todos os sistemas do corpo.
  • Sua ingestão regular reduz o risco de doenças virais e inflamatórias e, ainda, melhora a aparência da pele.

5. Azeitonas

Azeitonas são fonte de vitamina E

As azeitonas são conhecidas por suas variadas aplicações culinárias, mas também por seus usos medicinais e benefícios para a saúde física e cognitiva.

Contém altos níveis de vitamina E e aminoácidos essenciais que, em conjunto, criam uma barreira protetora contra o impacto dos radicais livres sobre as células.

Contam com uma pequena dose de ácidos graxos essenciais que, por seu efeito anti-inflamatório, melhoram a saúde articular e evitam o desgaste associado à idade.

6. Abacate

O abacate é um dos alimentos que mais são recomendados nos planos de alimentação saudáveis, não só porque contém vitamina E, mas também porque trazem ácidos graxos saudáveis, vitaminas do complexo B e minerais.

  • Mesmo que seu conteúdo calórico seja um pouco alto em comparação com outras frutas e vegetais, sua concentração de nutrientes o converte em um dos melhores complementos para a dieta.
  • Tanto sua ingestão como sua aplicação externa podem ajudar a melhorar a saúde da pele e do cabelo, especialmente diante dos sinais de envelhecimento precoce.

Ao adicionar todos estes alimentos em seu plano de alimentação, você trará para o corpo um dos antioxidantes mais potentes e necessários para manter a boa saúde.

Além disso, estará promovendo o bem-estar e reduzirá o risco de rugas e outros sinais precoces da idade.