Vitamina para tratar os efeitos da menopausa

Visto que na menopausa nosso corpo se desmineraliza, a espinafre pode ser uma opção muito adequada, já que nos oferece ferro, cálcio e vitaminas.
Vitamina para tratar os efeitos da menopausa

Última atualização: 06 dezembro, 2018

A menopausa abre um novo ciclo em nossa vida onde precisamos nos cuidar um pouco mais. É comum que toda mudança seja enfrentada com um pouco de angústia, mas a perda da menstruação não deve ser encarada com medo.

A necessidade de cuidar de nossa alimentação, de continuar desfrutando de nosso dia a dia, são pautas essenciais que nos permitirão enfrentar os possíveis efeitos nos entregando mais e com mais saúde.

Agora, a menopausa traz consigo não apenas mudanças, como também efeitos secundários que precisamos tratar.

Nunca descarte a ajuda que os médicos podem prestar; assim como os remédios naturais que sempre nos caem bem para tratar os calores, dores musculares ou insônia.

Hoje, em nosso espaço, propomos a todas as mulheres que entraram nesta fase que introduzam em sua alimentação uma vitamina maravilhosa para combater os efeitos da menopausa.

Alimentos adequados para tratar os efeitos da menopausa

A menopausa é o momento na vida de toda mulher onde seus níveis de produção hormonal decaem de forma progressiva.

Dessa forma, longe de aparecer de forma natural, a mulher se vê submetida a uma menopausa prematura por causa de uma intervenção cirúrgica que acontece, por exemplo, devido à presença de um câncer ou um mioma.

Cada mulher apresenta realidades particulares e, por isso, todas devem contar com a ajuda de seu médico.

No entanto, existem efeitos secundários associados à menopausa que costumam ser comuns a todas as mulheres:

  • Dor de cabeça
  • Calores
  • Ganho de peso
  • Perda da massa óssea ou descalcificação
  • Mudanças de humor
  • Cansaço
  • Maior retenção de líquidos
  • Ressecamento vaginal

Nunca devemos descartar, por exemplo, os tratamentos hormonais de substituição. No entanto, é algo que devemos conversar com o médico, para conhecer os efeitos colaterais associados.

Assim, siga os conselhos dos profissionais; e, no dia a dia, não deixe de consumir essa vitamina natural maravilhosa que apresentaremos hoje.

Descubra quais alimentos você deve incluir e seus benefícios para tratar os efeitos da menopausa.

Quer saber mais? 4 encantos da menopausa

O tofu

tofu-combater-efeitos-da-menopausa

Estamos diante de um dos alimentos mais recomendados para regular o equilíbrio de nossos hormônios e combater os efeitos da menopausa, graças ao seu alto teor de cálcio.

Em suma, o tofu é muito rico em proteínas e fitoestrogênios vegetais que cuidam da saúde de nosso ovário. Graças as suas enzimas é possível também reduzir os calores associados a esta época.

Outro dado de interesse é que para preparar o tofu adiciona-se grande parte dos elementos benéficos da soja como, por exemplo, as isoflavonas ou as lignanas.

O morango

O morango, assim como o limão, a laranja e a manga, também é um alimento rico em isoflavonas que vão regular de forma efetiva os efeitos da menopausa.

Além disso, graças a essas frutas obtemos estrogênios naturais que equilibram nossa saúde. São muitos os nutricionistas que recomendam que as mulheres consumam entre 6 e 10 morangos no café da manhã.

Espinafre

espinafre-combater-efeitos-da-menopausa

Se quer conhecer uma forma excelente de tratar os efeitos da menopausa por meio da alimentação, prepare uma salada de manga com espinafre.

Com estes dois alimentos obtém-se desde isoflavonas a diversos minerais, como o cálcio e o ferro, imprescindíveis nesta etapa. Assim, um dos ingredientes que não podem faltar em nossa vitamina é o espinafre.

Sementes de linhaça

As sementes de linhaça são uma alternativa natural muito adequada para combater a carência que ocorre durante a menopausa.

Contém lignanos, fitoestrogênios e múltiplas vitaminas e minerais que darão energia e otimismo no dia a dia. Não deixe de tomar uma colher de chá por dia de sementes de linhaça no café da manhã.

Vitamina para combater os efeitos da menopausa

vitamina-combater-efeitos-menopausa

Ingredientes

  • 10 morangos
  • 1 colher de sopa de tofu (20 g)
  • 10 folhas de espinafre pequenas
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça (10 g)
  • 1 copo de bebida vegetal (de soja ou aveia) (200 ml)

Preparo

  • São necessários produtos totalmente frescos para preparar nossa vitamina. Esforce-se para que os morangos sejam de temporada. Se não estiver na época de morango, lembre-se de que você pode optar por qualquer outra fruta com vitamina C, como o limão, a manga ou a laranja.
  • Comece limpando os morangos e cortando-os pela metade. Limpe também os espinafres e prepare os 20 gramas de tofu.
  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador, junto com as sementes de linhaça e a bebida vegetal que você preferir. Se tiver leite de soja orgânico e souber que seu cultivo foi o mais natural possível, adicione à vitamina.

Se você não gostar de soja, adicione água de aveia.

  • Obterá uma vitamina de cor rosada muito interessante. Se a combinação de espinafre com morango te surpreende, você deve saber que é tanto saborosa quanto saudável. Por isso, não deixe de provar, por exemplo, as incríveis saladas que podem ser feitas à base de morango, nozes e espinafre.
  • Tome essa vitamina pela manhã. Graças ao seus componentes naturais pode-se enfrentar os efeitos da menopausa. Não se esqueça de sair para andar todos os dias, de cuidar de sua alimentação e de desfrutar ao máximo essa nova época de nosso ciclo vital.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Giampieri F., Alvarez-Suarez JM., Battino M.. Strawberry and human health: effects beyond antioxidant activity. J Agric Food Chem, 2014. 62: 3867-76.
  • Lobo RA., Hormone-replacement therapy: current thinking. Nat Rev Endocrinol, 2017. 13: 220-31.
  • The 2017 hormone therapy position statement of The North American Menopause Society. Menopause, 2018. 25: 1362-1387.
  • Engel S., Elhauge M., Tholstrup T., Effect of whole milk compared with skimmed milk on fasting blood lipids in healthy adults: a 3 week randomized crossover study. Eur J Clin Nutr, 2018. 72 (2): 249-254.ç
  • Reyes Garcia R., Mendoza N., Palacios S., Salas N., Quesada Charneco M., et al., Effects of daily intake of calcium and vitamin D enriched milk in healthy postmenopausal women: a randomized, controlled, double-blind nutritional study. J Womens Health (Larchmt), 2018. 27 (5): 561-568.
  • Ko SH., Kim HS., Menopause associated lipid metabolic disorders and foods beneficial for postmenopausal women. Nutrients, 2020.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.