Vitimismo crônico: pessoas que se lamentam continuamente - Melhor com Saúde

Vitimismo crônico: pessoas que se lamentam continuamente

O vitimismo crônico faz com que a pessoa tenha uma visão distorcida da realidade e que sempre consiga encontrar um culpado por tudo aquilo que acontece com ela.
Vitimismo crônico: pessoas que se lamentam continuamente

Em determinada situação de nossa vida todos nós adotamos a postura de vítimas. Mas, o que acontece quando isso se transforma em parte de nossa personalidade?O que acontece quando reclamamos continuamente?

Transformamos-nos em  pessoas que sofrem de vitimismo crônico.

O vitimismo crônico e o pessimismo

Uma pessoa vitimista será uma pessoa infeliz e pessimista. Enxergará tudo de forma escura, acreditará que acontecem apenas coisas negativas com ela e que o azar a persegue aonde quer que ela vá.

O problema é que tudo isso não é real: o vitimista crônico tem uma visão distorcida da realidade.

Realmente, a pessoa que reclama continuamente de tudo e de todos, enxerga a vida de uma forma pouco real. Além disso, o fato de ser pessimista e acreditar que todas as coisas negativas acontecem com ela faz com que isso se torne a realidade.

Pessoa vitimista

Todos passamos por momentos ruins e talvez agora você esteja se perguntando se você mesmo é uma pessoa vitimista. O vitimismo crônico é algo que se mantém no tempo, é uma atitude diante da vida.

O fato de você passar por períodos pessimistas na vida não o transforma em uma pessoa vitimista.

Leia: Desanimar é normal, ser pessimista não

Uma pessoa pessimista e vitimista se alimenta de emoções e sentimentos negativos. O pior é que não culpa apenas aos demais por suas desgraças, mas também adota atitudes de desprezo, agressividade, intolerância e violência, dentre muitas outras.

As características de uma pessoa vitimista

Se você tiver dúvidas se é uma pessoa vitimista ou se alguém ao seu redor está sofrendo de vitimismo crônico, apresentamos agora algumas das características que definem melhor este tipo de comportamento.

Deforma a realidade

As pessoas com vitimismo crônico acreditam que tudo o que acontece é por culpa dos outros. Com isso, nunca se responsabilizam por seus próprios atos e culpam aos demais.

O problema é que distorcem a realidade a seu favor e, neste caso, tudo isso os faz sentir ainda mais desgraçados, já que não têm o poder de mudá-lo.

Mulher chorando porque sofre de vitimismo

Alimentam-se de suas lamúrias

O lamento é o principal alimento de todo vitimista crônico. Com suas queixas e lamentações conseguem chamar a atenção dos outros, transformando-se assim no centro de todos os olhares, o que faz com que se sintam importantes.

O pior é que nunca pedem ajuda e nem tentam sair de uma situação que não lhes agrada. Sua atitude, simplesmente, é se lamentar.

Objetivo: procurar culpados

Todo vitimista busca culpados para carregar com todos aqueles defeitos pelos quais não querem ser responsáveis. Acreditam que os demais sempre se movem por interesses, que os usam e que são pessoas más.

Não se dão conta de que eles alimentam isso e de que, na realidade, gostam.

Autocrítica nula

Chegando a este ponto, está claro que todo vitimista crônico é incapaz de fazer uma verdadeira autocrítica. Eles não concebem que exista nada para melhorar neles mesmos.

O mau, o negativo, é fruto dos outros, de algo aleio que não podem controlar. Ele também são vítimas de algo que não podem frear.

Manipulação e chantagem emocional

As pessoas vitimistas se transformam em grandes especialistas para manipular situações frente aos demais e para conseguir tudo o que querem. Eles sabem que o papel de vítima amolece qualquer coração e isso é um ponto que sabem usar a seu favor.

Com isso, é importante que sejamos conscientes de que uma pessoa pessimista utilizará a chantagem emocional para conseguirem se sentir ainda mais vítimas de uma situação. Essa pessoa se regozija no pessimismo, alimenta-se do lamento e culpabiliza aos demais para se sentir especial.

Não se vá sem ler: Reconhecer e evitar a manipulação emocional no relacionamento

Mulher vitimista

Devemos aprender a lidar com essas pessoas, neutralizá-las para que não nos afetem e não nos contagiem com suas emoções negativas. Realmente, uma pessoa vitimista é uma pessoa tóxica que fará com que você se sinta mal.

Por isso, se tiver a opção de tirar as pessoas vitimistas de sua vida, faça-o!

Você não merece que ninguém empate sua felicidade com grandes doses de reclamações e lamentações infundadas fruto de uma realidade distorcida cuja finalidade é se fazerem de mártires.