Você se estressa? Conheça a terapia japonesa para relaxar

Você se estressa com frequência? Coloque em prática esta terapia japonesa para relaxar

relaxar

O estresse se converteu em um problema comum para milhões de pessoas em todo o mundo, que sofrem com esse transtorno por causa das múltiplas tarefas no trabalho, as obrigações no lar, os problemas pessoais, as doenças, entre outros. Com frequência, as pessoas com estresse não conseguem desempenhar bem suas atividades do dia a dia, e isso costuma desencadear outros problemas de saúde, tanto a nível emocional quanto físico.

Atualmente existem muitas formas de combater o estresse e impedir que ele se torne em um problema grande em nossas vidas. É muito importante aprender a controlá-lo desde o momento em que o sentirmos pela primeira vez, já que se não lhe dermos atenção, ele poderá se transformar em um transtorno crônico mais difícil de tratar com medicamentos e diferentes tipos de terapias.

Para que o estresse não vença a batalha contra você em seu dia a dia, hoje queremos compartilhar uma terapia japonesa muito simples, que é capaz de restabelecer o equilíbrio energético do corpo e aliviar dores físicas e emocionais.

Em que consiste essa terapia japonesa?

Para realizar esta terapia japonesa para combater o estresse e conseguir relaxar, é necessário ter em mente que cada um dos dedos das nossas mãos representa um sentimento ou uma atitude. Devemos prender cada um dos dedos com a mão contrária, exercendo uma pressão neles e, assim, trabalhando a emoção que desejamos eliminar.

Antes de passar ao dedo seguinte, devemos sentir que estamos trabalhando, sentindo as palpitações cada vez mais rítmicas. Para fazer isso, conheça a seguir quais são as emoções representadas por cada um dos seus dedos:

  • Polegar: ajuda a combater emoções como a preocupação e o nervosismo
  • Indicador: pode ajudar a combater o medo
  • Coração: ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação
  • Anelar: está relacionado a emoções de tristeza e depressão. Ajuda também na tomada de decisões
  • Mindinho: ajuda a acalmar a ansiedade, aumenta o positivismo e mantém longe as pretensões

Esta técnica tão simples emprega vários conceitos da medicina oriental tradicional, mas os integra em um método fácil para que qualquer pessoa possa realizá-la sem dificuldades em casa. Essa prática japonesa é realmente extraordinária, pois faz com que a pessoa encontre nos dedos de suas mãos o equilíbrio a nível físico, mental e até espiritual. Graças a isso, a sua prática também é uma forma de conhecimento, relaxamento e harmonização do corpo e da mente.

Outras soluções naturais para aliviar o estresse e relaxar

Solição natural para relaxar

Além desta terapia japonesa para aliviar o estresse rapidamente, existem outras alternativas naturais que podem ser muito úteis para ajudar a enfrentar as emoções negativas com as quais temos que conviver em algumas situações.

Respirar: vários estudos científicos tem demonstrado que a respiração profunda diminui o nível do hormônio chamado cortisol e dá lugar à liberação da tensão e da ansiedade.

Aromaterapia: a aromaterapia é outra excelente opção para relaxar e eliminar emoções negativas, como o estresse. Aromas como o de lavanda, camomila, laranja, manjerona, erva cidreira, entre outros, têm propriedades altamente benéficas para combater o estresse e a ansiedade.

Tomar chás: o consumo de chás é uma grande forma de aproveitar os benefícios das plantas medicinais para combater o estresse, a ansiedade e até a depressão. As infusões de lavanda, bálsamo, erva cidreira, tília, valeriana, camomila, flor do maracujá, entre outras, são muito boas para o tratamento do estresse, a depressão, a ira, a ansiedade, a insônia e várias outras emoções negativas.

Rir: uma das melhores formas de combater o estresse e vencer a batalha contra ele é simplesmente rindo. Vários estudos identificaram que a risada diminui a quantidade de hormônios e substâncias que causam o estresse, a ansiedade e várias dores. De fato, um estudo recente sugeriu que a risada tem um efeito analgésico leve, semelhante ao da aspirina. Ela é ideal para aliviar a dor e reduzir o estresse que está associado ao medo.

Ginástica ocular: o estresse afeta a visão e pode provocar tensões e dores de cabeça muito incômodos em nosso dia a dia. Para evitar o estresse ocular, é importante exercitar sempre a visão e relaxá-la. Nesse caso, você deve distanciar a vista do computador e de outros aparelhos eletrônicos e focar o olhar durante 30 segundos em um mesmo objeto, como um quadro, uma árvore ou uma planta. Se os olhos se dispersarem, volte a se concentrar no mesmo objeto lentamente. Em seguida, pisque duas vezes. Repita esse exercício várias vezes ao dia para ter resultados melhores.