Descubra por que as pipocas de milho são saudáveis

Você gosta das pipocas de milho? Descubra por que são saudáveis

As pipocas, além de serem um delicioso aperitivo, possuem propriedades muito benéficas para nosso organismo: são diuréticas, contêm antioxidantes e ajudam a controlar os níveis de açúcar.
Você gosta das pipocas de milho? Descubra por que são saudáveis

A maioria das pessoas já comeu pipocas de milho pelo menos uma vez na vida. São típicas nos cinemas e também podem ser preparadas em casa quando se quer desfrutar de um filme.

Por se tratar de um aperitivo tão delicioso e fácil de ser preparado, a maioria das pessoas considera as pipocas como tendo pouco valor nutricional e que somente devem ser ingeridas de forma ocasional porque não são saudáveis.

A verdade é que estas pessoas estão muito erradas. Mesmo que não tenha fama de alimento saudável, este delicioso lanchinho conta com propriedades nutricionais que vale a pena conferir.

A pipoca é uma fonte natural de compostos fenólicos, antioxidantes, fibras e minerais que atuam de forma positiva no organismo.

Como muitos ainda desconhecem as vantagens de consumir pipoca com frequência, a seguir iremos compartilhar seus principais benefícios.

São boas para a digestão

As pipocas melhoram a digestão

O milho com o qual as pipocas são feitas é 100% natural e contém uma quantidade importante de fibras, vitaminas e minerais que desempenham uma importante função a nível digestivo.

A fibra é essencial para regular o movimento intestinal e evitar transtornos comuns como a prisão de ventre. Além disso, reduz a inflamação abdominal.

Regulam os níveis de colesterol

O fato de serem tão deliciosas e fáceis de serem preparadas não quer dizer que sejam pobres a nível nutricional. Mesmo que não pareça, este alimento também é de grande ajuda na regulação dos níveis de colesterol do sangue. 

Suas fibras naturais estimulam a limpeza dos vasos sanguíneos e das artérias, reduzindo os excessos de lipídeos e favorecendo a circulação sanguínea.

Isto traz um impacto positivo em todo o sistema cardiovascularao reduzir o risco de doenças cardiovasculares, arteriosclerose, acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.

São ricas em antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes se converteram na melhor ferramenta para frear a ação dos radicais livres nas células do corpo.

As pipocas contêm uma grande concentração de polifenóis que atuam como agentes antioxidantes, reduzindo o risco de doenças degenerativas, envelhecimento e outras doenças associadas.

Controlam o açúcar no sangue

Controle da diabetes com pipoca

Sempre e quando não sejam borrifadas com algum produto doce, este aperitivo é seguro para as pessoas com diabetes ou que sofrem com episódios de açúcar alto no sangue.

Na verdade, atua prevenindo esta classe de transtornos de saúde, já que suas fibras ajudam nos processos metabólicos que se encarregam de regular os níveis de açúcar e os de insulina.

Ajudam na perda de peso

Quando afirmamos que se trata de um lanche muito saudável é porque é verdade. Uma xícara de milho traz somente 30 calorias, por isso pode ser ingerida sem medo de engordar.

Mesmo que não se trate de um alimento milagroso para perder peso, pode ser sim um complemento na dieta para vencer aqueles episódios de ansiedade por comida, já que a pipoca estimula a produção de um hormônio conhecido como grelina, o qual inibe a fome. 

São diuréticas

As sedas e estigmas que o milho possui são recomendadas como complemento para reduzir a pressão arterial e a retenção de líquidos.

A ingestão regular da pipoca incrementa a produção de urina e é uma excelente forma de proteger o sistema urinário de infecções.

Têm ação antienvelhecimento

Pipoca para uma pele sem rugas

Por sua riqueza em agentes antioxidantes, destacando a vitamina E, ingerir as pipocas também beneficia de forma direta a beleza da pele.

Estas moléculas saudáveis inibem o dano oxidativo causado pelos radicais livres nas células saudáveis do corpo, principal causa do envelhecimento precoce e de algumas das doenças crônicas mais comuns.

Combatem o câncer

A composição nutricional das espigas de milho vem surpreendendo durante muitos anos e vem sendo assunto de pesquisa.

Suas substâncias fenólicas, um dos antioxidantes mais poderosos que o corpo precisa, tem uma ação direta sobre os radicais livres e podem evitar o dano das células prevenindo o câncer ou a formação de pequenos tumores.

Curiosidades!

Todos estes benefícios das pipocas de milho podem ser aproveitados somente se o milho for orgânico.

Se possível, devem ser preparadas em óleo de girassol ou de oliva, já que são gorduras muito fáceis de serem digeridas e com benefícios para a saúde.

E evite ao máximo aquelas preparadas com caramelo, queijo extra, queijo cheddar ou picante, assim como aquelas vendidas para o micro-ondas.