Você não consegue dormir pelo seu ronco ou o do seu parceiro?

Você não consegue dormir pelo seu ronco ou o do seu parceiro?

Apesar de não ser uma doença, os roncos podem indicar algum tipo de problema. Fique atento ao sobrepeso e troque os lençóis com frequência para evitar alergias.

O roncar não é considerado como uma doença ou alguma coisa que represente um perigo para a saúde, mas é certo que ele pode piorar a qualidade de sono da pessoa e indicar que alguma coisa  não está bem no organismo.

 

Se frequentemente os roncos interromperem seu sono e você não consegue descansar corretamente por sua culpa, é possível que já esteja procurando uma forma de solucioná-lo. Embora esse problema seja uma questão muito comum, atualmente ela se tornou uma das principais causa de desentendimento entre casais e familiares. Por essa razão, hoje queremos compartilhar com você os melhores conselhos e remédios para prevenir seus próprios roncos, os do seu parceiro ou de qualquer familiar que esteja interrompendo seu sono por esse problema.

Recomendações para prevenir e reduzir o ronco

Como-evitar-o-ronco

  • Antes de dormir você deve evitar: o consumo de álcool, medicamentos, café e comidas pesadas. Esses hábitos aumentam as possibilidades de roncar e podem piorar seus problemas dos roncos. O álcool faz com que os músculos da sua garganta se relaxem em excesso e isso provoca os roncos. O excesso de comida, especialmente aquelas ricas em calorias, provoca uma obstrução nas vias respiratórias e realça o diafragma, o que também aumenta o risco de roncar.
  • Troque frequentemente os lençóis e fronhas da sua cama. Usar por muito tempo os mesmos lençóis e fronhas pode criar um ambiente perfeito para os ácaros e outros causadores de alergias. Isso pode gerar congestão nasal, o que provoca dificuldade para respirar e, por sua vez, incômodos roncos.
  • Durma de lado. Para reduzir os roncos o melhor é dormir de lado, já que o dormir de barriga pra cima faz com que a língua e o paladar descansem contra a garganta, o que dificulta a respiração. Um dos truques mais famosos para aprender a dormir de lado é colocar uma bola de tênis atrás da sua roupa de dormir, de tal modo que quando você tentar dormir de barriga para cima, vai ser incômodo.
  • Combata suas alergias. Se sofrer frequentemente de alergias ou congestão nasal, isso pode ser a causa de seu ronco. Para combater os roncos por esse problema, o ideal é consumir um descongestionante ou um anti-histamínico para evitar as alergias ao ir dormir. Entretanto, esses medicamentos devem ser consumidos sob supervisão médica e não devem ser tomados por muito tempo.
  • Evite o sobrepeso. Tanto a obesidade como o sobrepeso aumentam o risco de sofrer de roncos. Isso se deve a que o corpo pesado pressiona as vias respiratórias e dificulta a respiração. Portanto, se você sofrer de sobrepeso deve começar a procurar formas de eliminar esses quilos a mais para combater o ronco e melhorar a saúde.
  • Use travesseiros extras. O uso de travesseiros extras permite que os condutos de ar se mantenham abertos e graças a isso é possível evitar os roncos.

Remédios caseiros para combater o ronco

Além de ter em conta as recomendações anteriores, você também pode considerar algum dos seguintes remédios caseiros para prevenir e combater os roncos.

Gargarejos com hortelã ou hortelã-pimenta

hortela-b

A hortelã é muito efetiva para combater os roncos quando eles são devidos aos resfriados ou às alergias. Para isso, simplesmente adicione uma gota de azeite essencial de hortelã em um copo de água fria e faça gargarejos com a mistura.

Arruda e azeite de oliva

Esse excelente remédio é ideal para descongestionar as vias respiratórias e evitar os incômodos roncos. Para isso, simplesmente, você deve triturar 50 gramas de arruda e jogá-las em um frasco escuro com azeite de oliva. Deixe a mistura macerar durante 14 dias e depois ela é aplicada com suaves massagens na ponte do nariz, pescoço e nuca todas as noites antes de ir dormir.

Limão e mel

Limao-para-ronco

O suco de limão e o mel são dois bons aliados para prevenir e combater os incômodos roncos, já que eles ajudam a reduzir o muco que obstrui as vias respiratórias, o que facilita a respiração. Para preparar esse remédio, simplesmente esprema um limão fresco em um copo e adicione nele três colheres de mel. Misture bem ambos os ingredientes e consuma-o antes de ir dormir.