As melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios - Melhor com saúde

As melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios

As plantas que são colocadas no interior dos cômodos ajudam a purificar o ar. De acordo com o Feng Shui, são sinônimo de vida, crescimento e abundância.

Sem duvida alguma, elas são lindas e nos permitem decorar a sala, a cozinha ou o quarto. Além disso, seu perfume é muito bom para tornar a sua casa mais agradável.

No entanto, estas não são as únicas vantagens que as plantas e flores oferecem ao nosso lar. Algumas de suas vantagens têm muito a ver com o Feng Shui e os poderes por ele atribuídos a cada uma das espécies.

Principais funções das plantas benéficas para o lar

A mais importante delas é gerar oxigênio, mas também absorver o dióxido de carbono, como fazem as árvores das avenidas. As plantas são colocadas no interior dos quartos ou da sala para ajudar na purificação do ar, assim como, para absorver os gases poluidores provenientes do ambiente externo.

Além disso, as plantas são boas para minimizar os ruídos internos e externos, reter a poeira e propiciar um efeito relaxante para os que vivem na casa, caso sejam verdes (em qualquer tonalidade).

Outra função das plantas, em geral, é elevar a umidade do ambiente, evitando que nossas vias respiratórias fiquem ressecadas. São excelentes para refrescar o ambiente no verão, mediante  evaporação da água e, para aquecer no inverno, emitindo calor por se tratar de um ser vivo.

plantas2

As plantas podem reduzir a quantidade de bactérias e esporo de mofo do ar, devido à produção de algumas substancias específicas. E ainda, aumentam a porcentagem de íons negativos, compensando os positivos (que causam enfermidades), emitidos pelos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Os cuidados que se devem ter com as plantas

A saúde das plantas está intimamente relacionada com a nossa própria saúde, já que se adoecerem, nós também podemos contrair alguma doença ou alergia.

É por isso que se aconselha cultivá-las em local com temperaturas mais baixas que aquela em que uma pessoa pode considerar como agradável.

É importante cuidar de tudo o que estiver relacionado a elas, como, por exemplo, a umidade, a iluminação, a rega etc. E evitar colocá-las em locais de passagem de pessoas, pois o contato frequente pode danificá-las.

Tampouco, podem ser colocadas próximas a uma chaminé, ar condicionado, calefator ou aquecedor.

A luz solar natural é a que produz maiores benefícios para as plantas, por isso, estarem próximas de alguma janelas permitirá que elas cresçam mais bonitas e saudáveis.

Segundo o Feng Shui, as plantas simbolizam o crescimento, sendo reflexo dos avanços econômicos, profissionais e espirituais das pessoas. Quando estão doentes, afastam a energia, por isso, é preciso cuidá-las com tanto esmero.

plantas3

As melhores plantas para se ter em casa

Se você está pensando em decorar a sua casa com flores e plantas, não hesite em escolher qualquer uma das seguintes opções, são as mais recomendadas pelos seus efeitos sobre as pessoas que vivem no ambiente:

  • Lavanda: limpa o lar das energias negativas, ajuda na meditação e relaxamento;
  • Artemísia: afasta os infortúnios e atrai boa sorte. Neutraliza o mal e ajuda a encontrar a felicidade. Pode ser colocada no quarto do bebê, para que ele possa ter um sono tranquilo pela noite.
  • Damiana: afasta o mau humor e os maus pensamentos, e atrai boas vibrações. Dizem também que ajuda a encontrar o verdadeiro amor.
  • Planta de dólar: está ligada, como seu nome indica, à riqueza e bens materiais. Oferecendo benefícios econômicos.
  • Samambaia: é a planta indicada para quem sofreu uma desilusão amorosa, cura a melancolia e brinda consolo. Revigora pessoas doentes.
  • Jasmim: está relacionado ao amor, serve para aumentar a paixão e a sensualidade.
  • Magnólia: é utilizada há muitos anos por produzir harmonia.
  • Dinheiro-em-penca: atrai dinheiro para o lar, ajuda no aspecto financeiro e a tradição costuma dizer que deve-se pôr algumas moedas na terra do seu vaso.
  • Pau d’água: atrai boa sorte e boas vibrações, é ideal para uma casa nova. É boa para ser colocada em um local recém-inaugurado ou em um escritório.
  • Trevo: a planta mais ligada à boa sorte que existe. É necessário que tenha quatro folhas para produzir o efeito desejado.
  • Verbena: estimula os estudos e a inteligência. Evita as más influencias de pessoas negativas.

O que mais o Feng Shui diz sobre as plantas?

Segundo a filosofia oriental, as plantas são sinônimo de vida, crescimento e abundancia .Elas  criam um ambiente mais favorável no lar ou no local de trabalho. Procure seguir estas dicas do Feng Shui com relação às plantas:

  • As plantas verdes simbolizam paz e harmonia, as que possuem tronco, prosperidade e saúde.
  • As flores devem ser colocadas no quarto, sobretudo as de cores vermelhas, para aumentar a paixão, as rosas para a fidelidade e as brancas para acabar com as brigas.
  • As que têm folhas pontudas ou os cactos devem ser colocadas na área externa ou próximo as janelas para proteger a casa.

plantas5

  • O cactos está relacionado ao êxito e com o reconhecimento no trabalho, são ideais para decorar escritórios ou locais de trabalho. Também absorvem as radiações dos aparelhos de TV ou computadores.
  • As plantas de folhas redondas são recomendadas para o interior das casas, por que simbolizam o dinheiro; as de folhas grossas (suculentas) favorecem a harmonia; os papiros e palmeiras atraem boa sorte e as folhas lanceoladas, atraem energia positiva.
  • As plantas colocadas junto à porta de entrada retêm a energia positiva dentro do ambiente.
  • Aconselha-se pôr as plantas em varandas e janelas para afugentar as energias negativas e atrair animais, como pássaros e borboletas, portadores de boas vibrações.

Imagens oferecidas por Catherine Singleton, Tim Patterson, David Davies, Jerry Pank, Corey Leopold.