Você sabe do que são feitos os hambúrgueres dos locais de comida rápida?

Você sabe do que são feitos os hambúrgueres dos locais de comida rápida?

Ainda que as grandes cadeias assegurem que seus produtos são 100% saudáveis, há experimentos que demonstram o contrário. Podemos deixar um hambúrguer ao ar livre e ele conservará o mesmo aspecto durante vários meses.

Existem muitos mitos sobre a matéria prima que se utiliza para fazer as chamadas “comidas rápidas”. É por isso que foram realizadas várias investigações para saber do que essas comidas são feitas. Você se anima a ler esse artigo para resolver esse mistério? Venha conhecer do que são feitos os hambúrgueres dos locais de fast-food .

Comida rápida, cada vez mais presente em nossa dieta

A comida rápida, também chamada de fast-food ou junk-food, traz muitas consequências negativas para nosso organismo. Se a isso, somarmos o fato de que o sedentarismo é algo frequente na sociedade, já é de se esperar que algo não está bem com nossa alimentação nem com nossos hábitos.

Mas, além disso, a comida que vemos em muitos locais não são as mais saudáveis que existem. Em vários países, é mais acessível comer um hambúrguer do que uma salada.

Se apenas consumíssemos esse tipo de comida de vez em quando, quando desse vontade, em uma comemoração, ou quando quiséssemos comer algo diferente,não  haveria problema. O problema esta no fato de que muitas pessoas consomem fast-food mais de duas vezes por semana.

Os hambúrgueres, como exemplos de comida rápida, possuem uma grande quantidade de proteína de origem animal, aditivos, conservantes, colorantes, potenciadores de sabor,  açúcar, gorduras saturadas, sódio e muitas calorias. Além disso, não nos fornecem nem fibras nem vitaminas. Os ingredientes dos fast-foods são viciantes, ainda que essa palavra pareça ser muito forte, mas fazem com que consumamos cada vez mais e mais.

É por isso que as crianças, uma vez que visitam algum desses locais que vendem esse tipo de comida, não querem comer vegetais nem outra comida que seus pais fazem. E nos adultos ocorre algo parecido, sobretudo, pela rapidez e a facilidade de não ter que preparar comida.

Se comermos frequentemente esse tipo de alimento, nossos níveis de colesterol irão aumentar, teremos problemas ósseos (pelo baixo consumo de cálcio), doenças cardiovasculares, sobrepeso, prisão de ventre, cáries, deterioramento geral da saúde, digestão pesada e lenta, alteração do gosto das demais comidas e mudanças bioquímicas à nível cerebral (como se fosse uma droga).

Razões pelas quais não devemos comer hambúrgueres nos locais de fast-food

Se além de querer comer de forma mais saudável você também for amigo do meio ambiente e da ecologia, então você tem razões para deixar de consumir os menus rápidos dos restaurantes mais conhecidos. Entre os venenos químicos (que causam câncer e doenças crônicas) as consequências para o planeta também estão presentes.

comida lixo

O hidróxido de carbono é um dos ingredientes usados para fazer os hambúrgueres, porque tem a capacidade de matar as bactérias. De cor de rosa,é produzido através do tratamento de resíduos de diferentes carnes,caso contrário,não seria comestível.

Dentro de um menu, o “combo” possui tantos aditivos perigosos para a saúde que não poderíamos descrevê-los em um mesmo artigo. Essas são algumas das razões pelas quais esses alimentos fazem estragos em nosso organismo, além das calorias e das gorduras que possuem.

Depois de ter visto em um programa de cozinha do chefe Jamie Oliver, que mostrou o que havia na “baba rosa” usada para rechear os nuggets de frango ou as salsichas, nossa atenção caiu sobre os hambúrgueres. 

As cadeias de comida rápida criam animais em condições artificiais, para que não possam se mover e só comam e engordem. Os métodos de morte geralmente são lentos e dolorosos. As galinhas são superalimentadas, os ovos eclodem e as galinhas são criadas em pequenas gaiolas, e as vacas ficam em espaços reduzidos, comendo milho ou soja (em alguns casos passam por cirurgia para tirar um estômago) para que engordem mais rapidamente.

Fotograf’a de Alimentos

Para poder compensar a grande demanda de carne, as companhias devastam grandes áreas de bosque e selva para cultivar a soja que será usada para alimentar o gado. Além disso, para o empacotamento dos hambúrgueres e das batatas fritas, cortam-se milhões de árvores de eucalipto. Os excrementos dos animais, como os da vaca, emitem gás metano responsável também pelo aquecimento global. E como se não fosse o suficiente, as embalagens estão sendo produzidas com materiais que não são biodegradáveis, gerando assim uma grande quantidade de lixo.

Nas vacas são injetadas grandes quantidades de antibióticos e hormônios. Além disso, os hambúrgueres  são quase 50% água, além de possuírem também tendões, língua, enzimas, pálpebras, rabo, intestino e sangue.

O que possuem os hambúrgueres e os demais fast-food?

Pessoas que têm trabalhado em locais de comida rápida contaram suas experiências e, além disso, revelaram os ingredientes de cada um dos menus mais consumidos em todo o mundo. Tudo isso foi descoberto através de um estudo de uma rede social chamada de Reddit que reuniu muitos ex-empregados para que revelassem os segredos das comidas fast-food.

Eles contaram, por exemplo, que o aspecto que possuem os hambúrgueres quando chegam nos locais (crus) não é o de um medalhão de carne normal e também não têm a mesma aparência que os produtos exibidos na fotografia do menu. É por isso que logo são assados e cobertos com diferentes molhos.

comida-chatarra

Por outro lado, dizem que mesmo a limpeza sendo bem rigorosa nesses lugares, os empregados, por falta de tempo e para não demorar muito, utilizam o mesmo óleo para fritar tudo. 

Segundo um comunicado oficial de uma das cadeias de fast-food mais conhecidas do mundo, afirmam que não adicionam conservantes,entretanto, podemos encontrar vários ingredientes em seus produtos tão difíceis de ler quanto de escrever (tricloroetano, dieldrina, etilbenceno, entre outros). Esta é a razão pela qual podemos deixar um hambúrguer ao ar livre por muito tempo que ele não apodrecerá.