Só você sabe tudo que já superou e que já deixou ir...

Só você sabe tudo que já superou e que já deixou ir…

Todos já superamos momentos difíceis sozinhos, e não devemos deixar que nos sobrecarreguem com pesos que não são nossos. Também não podemos permitir que as lembranças nos tornem amargurados.
Só você sabe o que já superou e tudo que já deixou ir...

A vida é um caminho longo e complexo onde tudo chega, tudo muda e tudo passa. E por isso, como pessoa corajosa que é, ninguém além de você sabe o que teve de superar para chegar aonde está agora.

Talvez seu dia a dia não seja fácil. Como ocorre com todos, sua família passa por altos e baixos, seu parceiro nem sempre reconhece tudo o que você faz por ele, e às vezes você se levanta pensando que não suportará seu dia. Porém, você abre os olhos para o mundo e encara tudo. É mais forte do que pensa e tem mais coragem do que todos acreditam. Basta crer um pouco mais em você mesma para conseguir enfrentar todas as dificuldades com mais segurança.

Por isso, convidamos você a refletir sobre o texto abaixo. 

1. Não é mais forte quem suporta mais, e sim quem é capaz de “deixar ir”

Algumas vezes pensamos que as pessoas mais fortes são aquelas que podem “aguentar” tudo. O trabalho, a responsabilidade com a casa, os filhos, nossos pais, sogros… Todos tem suas necessidades e, às vezes, tentamos satisfazer a cada uma das pessoas antes de pensar em nossas próprias necessidades.

E isso é algo bom, sem sombra de dúvidas. Oferecemos todo o nosso amor a quem faz parte de nosso círculo social e afetivo, mas, em ocasiões, a balança não é equilibrada. Pode ser que cada um de nossos esforços, renúncias, preocupações, não sejam reconhecidos.

Carregue apenas sua própria vida, suas experiências, suas lembranças e suas próprias preocupações. Não carregue pesos alheios, porque assim seu próprio avanço será limitado. Se você tem uma família que o domina, que coloca laços em sua liberdade e que o impede de seguir seu caminho, então imponha limites. “Solte-os”, deixe-os ir.

  • Na vida, não devemos carregar os pesos dos outros. Não se deixe dominar pelo egoísmo dos outros, pelas inseguranças, desconfianças, críticas infundadas… não assuma emoções nem dimensões negativas porque, no fim, você será cativo de seus próprios inimigos.
  • Se você tem um parceiro que invade seus direitos, a impede de ser você mesma, reflita. Você não será mais forte por “aguentar” tudo o que a pessoa diz, tudo o que sugere e proíbe. Forte é aquele que é capaz de ter coragem e romper com aquilo que o prejudica.
  • Se você tem uma amizade que se coloca acima de você, busca seus próprios interesses e só o procura quando algo acontece, pense nisso também. Evite acumular pesos que não são seus e, principalmente, que longe de oferecer harmonia à sua vida só trazem preocupações.

Ninguém é egoísta por priorizar a si mesmo, por deixar de lado aquilo que não o faz feliz. Existem pilares básicos em nossas vidas aos quais nunca devemos renunciar: nossa autoestima e as pessoas que amamos de verdade.

Ao longo de seu dia você encontrará muitas pedras no caminho. Evite pegar todas e carregar em sua mochila, porque o peso o impedirá de continuar progredindo. Então, deixe as pedras irem!

2. Nessa vida tudo chega e tudo passa

mulher-reflexo-lago

Todos já passamos por épocas em que desejamos que as coisas acontecessem o antes possível: aquele amor, aquela viagem, aquele trabalho, aquela mudança de casa…

Mas não é preciso ter pressa para nada; a vida tem seu ritmo e precisamos ser pacientes, nos adequando a esse fluir sereno onde ninguém fica para trás. Porém, o tempo, além de nos trazer tudo aquilo que sonhamos, também pode nos trazer decepções, tristezas, perdas…

Leia também: O dom de ser mulher depois dos 40

Ao longo de seu ciclo vital você teve que enfrentar muitos momentos difíceis que só você entende, e que talvez só você saiba. Todos somos muito mais do que aparentamos, todos escondemos velhas lembranças, perdas deixadas para trás que ainda nos arrancam suspiros.

Porém, tudo precisa ser superado. Afinal, o que importa de verdade é “o aqui e o agora”, este momento em que você deve se unir a si mesmo, ao que deseja e ao que precisa.

Nesta vida tudo vem e tudo passa, e lembre-se: não tenha medo do passar do tempo. O que deve assustar é uma vida não vivida, anos passados em branco e sem experiências sentidas ao máximo, com seus sofrimentos incluídos… porque tudo é aprendizado.

Só você sabe de tudo o que superou e das renúncias que precisou fazer para estar onde está agora. Sinta orgulho de si mesmo por ser como é e por tudo que conseguiu!