Você sabia isso sobre os pepinos? Você vai querer comê-los sempre!

Você sabia isso sobre os pepinos? Você vai querer comê-los sempre!

Além de ter pouquíssimas calorias, os pepinos nos ajudam a combater a ansiedade. Também combatem a retenção de líquidos e têm propriedades anti-inflamatórias.
pepinos

Os pepinos são um vegetal muito popular em todo o mundo, pertencente à mesma família que a melancia (a família Cucurbitacae).

Ainda que ele tenha sido utilizado durante anos na gastronomia, também teve importantes reconhecimentos medicinais devido ao seu alto valor nutricional e aos benefícios que oferece à saúde.

Entre 90 e 95% do pepino é composto por água, o que indica que ele possui um aporte calórico muito baixo. Além disso, também nos oferece quantidades pequenas de vitamina K, vitamina B, cobre, potássio, vitamina C e manganês, que contribuem para melhorar a saúde e evitar os problemas por deficiência de nutrientes que são tão comuns devido às dietas pouco saudáveis.

Existem muitas razões para considerar o pepino como um alimento imprescindível na dieta. Você sabe por que ele é tão saudável?

Protegem o cérebro

protege-o-cerebro

Os pepinos contêm fisetina, um flavonoide anti-inflamatório que poderia ter um papel muito importante para a saúde cerebral.

Graças a este componente, o pepino é considerado um ótimo vegetal para melhorar a memória e proteger as células nervosas da deterioração relacionada à idade.

Reduzem o risco de câncer

Ainda que a maior parte do pepino seja composta de água, a outra parte é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que foram relacionados à redução do risco de câncer de mama, útero, ovário e próstata. Além disso, foi descoberto que os seus conteúdos de fitonutrientes, chamados de cucurbitacinas, têm uma ação anticancerígena muito importante, conforme indica a George Mateljan Foundation.

Combatem a inflamação

inflamacao

O alto teor de água do pepino contribui para combater a retenção de líquidos, que é uma das principais causas de inflamações no corpo.

Estudos realizados com animais determinaram que o extrato dos pepinos poderia reduzir a resposta inflamatória do corpo, já que é capaz de frear a atividade das enzimas anti-inflamatórias.

Ricos em antioxidantes

Os pepinos contêm importantes antioxidantes entre os quais se inclui a vitamina C e os betacarotenos que cumprem um papel fundamental no aumento da resposta imunológica do corpo.

Também têm uma importante concentração de flavonoides, antioxidantes, como a quercetina, luteolina e kaempferol que poderiam atuar na prevenção de doenças crônicas, incluindo as do sistema cardiovascular.

Refrescam o hálito

O mau hálito quase sempre é causado pelas bactérias que se acumulam nos dentes e gengivas, e o pepino poderia ajudar a combatê-las e a eliminar o mau odor.

De acordo com os princípios da medicina ayurvédica, o consumo de pepino pode contribuir para liberar o excesso de calor no estômago, que também é uma causa principal de mau hálito.

Combatem o estresse

estresse

Consumir pepinos poderia combater os efeitos negativos do estresse graças ao seu alto teor de vitamina B, incluindo a vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B7 (biotina).

As vitaminas do complexo B são conhecidas por diminuir a ansiedade e os efeitos físicos e emocionais causados pelo estresse.

Melhoram a saúde digestiva

Este vegetal contém grandes quantidades dos compostos necessários para ter uma boa digestão: água e fibras.

Comer pepinos pode ajudar a combater o refluxo gástrico, a prisão de ventre e todos os problemas associados ao sistema digestivo.

Ajudam a manter um peso saudável

perder-peso

 

As pessoas que querem perder peso podem considerar os pepinos como um complemento perfeito para a dieta. Este ingrediente combinado com um plano de alimentação saudável pode contribuir para perder peso mais rapidamente graças ao seu alto teor de água e nutrientes.

Seu baixo teor de calorias e alto conteúdo de água e fibras fazem com que seja um alimento saciante, ideal para controlar a ansiedade por comida.

Como se fosse pouco, ele ajuda a depurar o organismo e regular a digestão para eliminar os resíduos que se acumulam no corpo e que impedem que ele possa queimar gorduras.

Melhoram a saúde cardíaca

Ao oferecer uma quantidade significativa de potássio, os pepinos contribuem para reduzir a pressão arterial alta, que é um dos problemas cardiovasculares mais comuns na atualidade.

Para que cada um dos órgãos funcione da forma adequada, é necessário manter um equilíbrio de potássio dentro e fora das células.

O potássio é um eletrólito necessário para o corpo, já que atua com o sódio para controlar a transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e função cardíaca.