Você sabia que o rosto é o reflexo do corpo? - Melhor com Saúde

Você sabia que o rosto é o reflexo do corpo?

Em algumas ocasiões, as diferentes alterações que sofremos em nosso rosto, como cravos ou manchas, podem indicar que algum de nossos órgãos internos não está muito bem.

As diferentes alterações do rosto podem ser um reflexo de que algo não está totalmente em ordem em nosso organismo. Ainda que muitas dessas alterações possam estar associadas a mudanças hormonais, exposição a climas extremos, usos de diferentes medicamentos, alimentação, dentre outros fatores, alguns estudos descobriram que quando as alterações aparecem subitamente e sem razão aparente, podemos estar sendo alertados sobre o nosso estado de saúde.

Se não estamos em nosso ciclo menstrual e muito menos expostos a outros fatores desencadeantes de nódulos ou manchas repentinas no rosto, então devemos estar atentos a outras possíveis razões. Imaginando que nosso rosto seja como um mapa, podemos chegar a uma conclusão e descobrir os problemas potenciais e as possíveis soluções.

A seguir, proporcionaremos um guia com quatorze áreas do rosto que podem estar refletindo o que está acontecendo com o seu corpo. Observe atentamente as áreas assinaladas nos próximos tópicos e identifique o problema, caso ele exista.

1 e 2. Região afetada: sistema digestivo

Se você notar que aparecem espinhas, nódulos ou manchas nas regiões assinaladas nos números 1 e 2, possivelmente seu sistema digestivo não esteja funcionando corretamente. Para tratar esse problema é recomendável diminuir o consumo de comidas do tipo fast food, gorduras e evitar o sal, além de aumentar o consumo de água.

3. Região afetada: fígado

Se a região afetada for a que numeramos como 3, possivelmente seja o fígado o órgão que não está funcionando corretamente devido a uma acumulação de toxinas e ao consumo de substâncias prejudiciais para a saúde. O que deve ser feito é evitar o consumo de álcool, fast food e lactose. Ao invés disso, devemos aumentar o consumo de frutas e vegetais, principalmente crus. Também é conveniente fazer uma limpeza natural do fígado.

4 e 5. Região afetada: rins

Tudo o que acontecer no contorno dos olhos, incluindo as olheiras, pode ser devido a uma desidratação e ao mau funcionamento dos rins. Para isso é muito importante aumentar o consumo de água, evitar o sal e consumir muitos alimentos com ação diurética.

6. Região afetada: coração

Essa é uma das regiões mais afetadas pela acne e pelas espinhas, e as causas geralmente são muito comuns. Porém, quando aparecem de repente e são difíceis de eliminar podem indicar problemas cardíacos. Para tratar isso é recomendável eliminar da dieta alimentos prejudiciais, como as gorduras e o sódio, bem como aqueles alimentos picantes. Ao invés disso, tente aumentar o consumo de ácidos graxos ômega-3, principalmente de origem vegetal.

7 e 8. Região afetada: rins

Novamente os rins podem ser afetados pela acumulação de rejeitos, retenção de líquidos ou desidratação. Para resolver isso, beba muita água e evite bebidas como o café, refrigerantes, bebidas com gás e o álcool.

9 e 10. Região afetada: sistema respiratório

Essas regiões podem estar refletindo algum tipo de alergia respiratória ou problemas crônicos como a asma. É uma região muito propensa a se manchar ou alterar devido ao mau hábito de fumar. Para combater o problema é preciso largar o cigarro, aumentar o consumo de alimentos frescos e diminuir o consumo de açúcar.

11 e 12. Região afetada: hormônios

Nessa região são refletidas especialmente as mudanças hormonais que ocorrem normalmente durante o ciclo menstrual. Mesmo que para muitos seja algo inevitável, é possível reduzir esses efeitos com uma alimentação saudável, exercícios, bom descanso, bebendo água, limpando frequentemente o rosto e evitando alimentos irritantes.

13. Região afetada: estômago

Essa área do rosto pode indicar que estamos atravessando um período de má digestão, que nosso cólon não está funcionando corretamente e que podemos estar sofrendo de prisão de ventre. Para tratar o problema é recomendável aumentar o consumo de fibras, que podem ser encontradas em frutas, verduras e cereais.

14. Região afetada: estresse

Se você notar alguma irregularidade nessa região do rosto, é possível que seu corpo esteja pedindo um descanso e tempo para se recuperar. O estresse pode dar origem a diferentes problemas de saúde se não dermos a devida atenção. Para combatê-lo é recomendável adotar medidas que ajudem você a se relaxar e dormir com maior facilidade, além de, claro beber mais água.

Lembre-se…

Existem diferentes motivos pelos quais nosso rosto pode apresentar alguma irregularidade, como nódulos ou manchas. Esses motivos mencionados são apenas algumas possibilidades, por isso, o ideal é consultar um médico, que é quem determinará se seu problema está relacionado com algum dos pontos que indicamos aqui ou tem outras origens.