Você sofre de artrite reumática? Inclua esses alimentos no seu café-da-manhã - Melhor com Saúde

Você sofre de artrite reumática? Inclua esses alimentos no seu café-da-manhã

Com a ajuda das propriedades anti-inflamatórias de alguns alimentos podemos ajudar a controlar a inflamação provocada pela artrite e ao mesmo tempo proteger as articulações do desgaste.
Você sofre de artrite reumática? Inclua esses alimentos no seu café-da-manhã

A artrite reumática é uma patologia crônica e dolorosa que se caracteriza pelo enfraquecimento das articulações e dos tecidos conjuntivos.

É uma das doenças inflamatórias autoimunes que, pelo fato de avançarem de forma progressiva, tendem a afetar a qualidade de vida dos que padecem delas.

O sintoma principal é uma sensação de rigidez e dor na articulação que, conforme se agrava, causa limitações na habilidade de movimentar-se e deformações notórias.

Apesar de que em cada pessoa ela se desenvolve de forma diferente, e em várias partes do corpo, a maioria tem que lidar com as dores recorrentes devido à inflamação.

A boa notícia é que graças as propriedades de alguns alimentos, muitas dessas reações podem ser minimizadas, melhorando os efeitos do tratamento para amenizar a doença.

Levando em consideração que muitos estão interessados em saber quais são, em seguida queremos revelar os melhores.

Não deixe de prová-los!

1. Bagas Bagas para tratar a arttite

Quase todas as frutas são saudáveis para os pacientes com artrite reumática, mas entre as mais recomendadas, vale a pena mencionar de forma especial as bagas ou frutas vermelhas.

Essa categoria é uma das principais fontes de antioxidantes e componentes anti-inflamatórios que, após serem absorvidos pelo organismo, facilitam o alívio dos sintomas dessa doença.

A baga tem alta concentração de vitamina C, um nutriente antioxidante, que ajuda a melhorar a produção do colágeno para o fortalecimento dos ligamentos e tendões.

Também contém antocianinas e carotenoides, duas poderosas substâncias medicinais que controlam o nível de inflamação desencadeado pelos radicais livres.

Faça questão de consumir durante o café-da-manhã:

  • Morangos
  • Cerejas
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Uvas
  • Ameixas

Você quer saber mais? Leia: Os benefícios das amoras para a saúde

2. Cereais integrais

Os cereais integrais são um tipo de alimento muito recomendável para as pessoas que estão lutando contra os sintomas da artrite reumática.

Eles são fontes naturais de carboidratos complexos e fibras que também são grandes aliados para combater a inflamação, acalmar a dor, e a sensação de rigidez.

Por outro lado, eles têm propriedades digestivas e desintoxicastes que, ao fazer efeito, facilitam o alivio das toxinas que se retém no cólon.

Eles fornecem quantidades significativas de selênio que controla os desequilíbrios inflamatórios e, ao mesmo tempo, ajudam a regular os líquidos do organismo.

3. Sementes de linhaça moídasSementes de linhaça moídas para tratar a artrite

As sementes de linhaça se popularizaram em todo o mundo como um complemento saudável para perder peso, prolongar a sensação de saciedade e melhorar as funções cardíacas.

Além de tão importantes benefícios, é bom saber que também é um alimento muito bom para as pessoas com transtornos inflamatórios como a artrite.

Isso se deve ao alto teor de vitamina E, e ácidos graxos ômega 3 cuja assimilação exerce um efeito anti-inflamatório nas articulações.

A fibra dietética presente nele, ajuda a melhorar a absorção dos líquidos e cria um gel natural que ajuda a repor o lubrificante natural.

Você pode consumi-las em batidas, bolachas e outras receitas saudáveis para o café-da-manhã.

4. Suco de kiwi

O suco natural de kiwi proporciona ao organismo quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante cuja síntese é determinante para proteger o colágeno que mantém as cartilagens em bom estado.

Esse nutriente facilita o processo de limpeza do sangue e também remove o excesso de substâncias nocivas como as toxinas e o ácido úrico.

Cabe destacar que também tem quantidades elevadas de fibra dietética, um nutriente importante para ter boa saúde metabólica e digestiva.

5. Azeite de oliva extra virgemAzeite de oliva extravirgem para tratar artrite

Benefícios do azeite de oliva:

Mesmo que muitos prefiram consumir o azeite de oliva em outros momentos do dia, é bom saber que as gorduras saudáveis presentes neste azeite são boas quando se ingerem na primeira refeição da manhã.

Ingeri-lo no café-da-manhã, seja por si só ou com pães e batidas, proporciona ao corpo uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes que, ao serem absorvidos, controlam o nível de inflamação.

Além disso, é uma grande fonte de energia para o organismo e, após ingeri-lo, se fortalece as funções do metabolismo.

Visite este artigo: Acelere seu metabolismo com esta bebida refrescante de chá verde, toranja e menta

6. Banana

A banana é uma fruta que sacia e é energética. Ao ser ingerida no café-da-manhã, contribui para manter o organismo satisfeito e ativo ao longo do dia.

A alta concentração de potássio, magnésio, e outros minerais essenciais faz com que seja um bom aliado dos convalescentes de artrite, pelo fato de ajudar a regular a inflamação e a retenção de líquidos nos tecidos.

A pesar de que o tratamento da artrite reumática deve incluir outros hábitos saudáveis, é bom levar em consideração estes alimentos como complemento para manter os sintomas sob controle.

Inclua-os no café-da-manhã e descubra quão bons eles são para manter o seu bem-estar.