Você sofre de varizes? Experimente estes remédios caseiros

Você sofre de varizes? Poderá combatê-las com estes remédios caseiros

Para permitir a circulação lembre-se de aplicar estes remédios com massagem ascendente. Além disso, tente usar água fria enquanto estiver no chuveiro para ajudar a prevenir o aparecimento de varizes e reduzi-las.
Você sofre de varizes? Experimente estes remédios caseiros

As varizes são veias inflamadas, torcidas e dilatadas que podem ser vistas por debaixo da pele, dando uma aparência pouco estética.

São muitos os fatores que podem levar a esta condição mas, na maioria das pessoas, geralmente as varizes aparecem quando existe uma dificuldade para impulsionar o sangue das pernas até o coração.

As complicações não se manifestam apenas esteticamente, mas também na saúde. Muitas vezes, aqueles que não conseguem controlar a formação de varizes em suas pernas ou em outras partes do corpo correm um risco elevado de sofrer de tromboflebite e outros problemas graves de circulação.

Quando as varizes se desenvolvem rapidamente, quase nunca representam um risco para a saúde e se podem combater com alguns remédios naturais; contudo, quando avançam para um grau crônico requerem um tratamento médico e, em alguns casos, uma intervenção cirúrgica.

O uso de tratamentos caseiros contra as varizes não garante que estas não voltem a aparecer; no entanto, se aconselha a sua aplicação, já que é uma forma eficaz de reduzi-las e de evitar o seu desenvolvimento com o passar do tempo. Você sofre de varizes? Então não deixe de experimentar estes remédios caseiros.

Rabo de cavaloRabo-de-cavalo-para-tratar-varizes

O rabo de cavalo é uma erva usada desde a antiguidade por suas propriedades no sistema circulatório, pois pode melhorar o fluxo sanguíneo e evitar a formação de coágulos.

Na verdade, quando tomada de forma permanente, pode mesmo eliminar completamente as veias em formação, isto é, as chamadas “aranhas”.

Como tomar?

  • A infusão é a forma mais comum de aproveitar os benefícios desta interessante planta. Para prepará-la, basta misturar duas colheres de sopa de rabo de cavalo (10 g) em uma xícara de água (250 ml) e colocar para ferver por 5 minutos. Depois de pronta, deixe repousar e tome uma xícara todos os dias.
  • Outra opção consiste na aplicação de um emplastro desta erva na área afetada. Suas propriedades anti-inflamatórias servirão para desinflamar os vasos sanguíneos.

Leia também: A canela, uma especiaria mágica que ajudará a tratar a celulite

Castanha da Índia

A castanha da Índia é considerada como um dos remédios naturais mais efetivos contra as varizes e, de fato, tem um efeito muito positivo nos pacientes com flebite ao estimular a circulação.

Quando o problema não tem origem em fatores genéticos, a castanha da Índia pode restabelecer a função nas válvulas das veias para aliviar esta condição.

Como tomar?

  • Em lojas de produtos naturais podem ser adquiridos comprimidos ou cápsulas desta planta; no entanto, também podemos preparar uma infusão com uma colher de chá de casca ou sementes de castanha da Índia (5 g). Neste último caso, se aconselha a tomar duas xícaras por dia.

BabosaBabosa-para-as-varizes

O gel de babosa tem uma ação anti-inflamatória que pode reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos.

Suas propriedades medicinais e qualidades hidratantes atuam como um bom remédio para diminuir os sintomas desagradáveis desta afecção.

Como tomar?

  • O consumo diário de uma xícara de suco de babosa é uma opção para desfrutar suas propriedades; contudo, note que este suco tem um suave efeito laxante, pelo que não se deve exceder no seu consumo.
  • Também, você pode aplicar o seu gel de forma direta sobre as áreas afetadas fazendo suaves massagens para melhorar o seu resultado.

Vinagre de maçã

O uso tópico do vinagre de maçã contribui para melhorar a circulação sanguínea, para reduzir a inflamação e os outros sintomas das veias varicosas.

Como utilizar?

Molhar um pano em vinagre de maçã e envolver nas pernas para que absorvam suas propriedades. Depois, fazer uma massagem ascendente para conseguir um melhor efeito.

Visite este artigo: O que acontece quando tomamos vinagre de maçã e mel pelas manhãs?

Tratamento com café e manteiga de cacauManteiga-de-cacau-para-tratar-varizes

O composto ativo do café, a cafeína, é um ingrediente que estimula a circulação quando aplicado sobre a pele.

Este creme de café e manteiga de cacau é bastante especial já que, além de diminuir as veias e as aranhas, também funciona como um bom remédio para combater a celulite e as estrias.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de pó de café (50 g)
  • 5 colheres de sopa de manteiga de cacau (70 g)

Como preparar?

  • Para começar, misture os dois ingredientes até obter uma só massa.
  • Quando estiver pronto, pegue uma quantidade suficiente e realize uma massagem com movimentos ascendentes em todas as áreas afetadas.
  • Enxágue com água morna e repita o tratamento todas as noites.