Zumba, o exercício que está na moda!

Graças às suas múltiplas modalidades, a zumba se transformou na atividade do momento, já que podemos adaptá-la às nossas necessidades e nos exercitarmos quase sem nos darmos conta, enquanto nos divertimos.
Zumba, o exercício que está na moda!
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 07 outubro, 2022

Talvez você tenha visto os cartazes nas academias ou escutado alguém dizendo que vai às aulas. Neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre a “zumba”: um exercício que está na moda e que permite queimar até 800 calorias em uma hora.

O que é a zumba?

Time dançando zumba

Causa furor entre as mulheres de todas as idades. A zumba é um exercício que combina diferentes ritmos de dança: salsa, merengue, mambo, reggaeton, etc.

As aulas se baseiam em coreografias aeróbicas que não só permitem perder peso, mas também reduzir o estresse e melhorar o equilíbrio e a coordenação.

  • Esta disciplina moderna surgiu na Colômbia, um dos países latino-americanos onde mais se dança. Por isso nas aulas podemos escutar todo tipo de ritmos combinados entre si com suas respectivas coreografias.
  • Este exercício tonifica os músculos e permite queimar de 500 a 800 calorias por sessão (de aproximadamente uma hora).

A palavra “zumba” provém de outra muito usada entre os colombianos: “rumba” e que significa “festa” neste país.

  • O criador desta disciplina é um professor de academia da cidade de Cali, chamado Alberto “Beto” Pérez.
  • Ainda que tudo tenha começado no fim dos anos 90, quando decidiu dar um agito em suas classes e adicionar música latina, nos últimos tempos se tornou conhecido em outros países.

Primeiramente, a zumba foi exportada para os Estados Unidos no início de 2001 e muitas celebridades como Shakira, Jennifer Lopez e Rihanna a difundiram. Em seguida, viajou para a Europa e para o resto da América Latina.

Como é a aula de zumba?

Mulheres dançando zumba

Não é preciso ter um preparo físico prévio e nem ter feito aulas de dança antes.

Porém, devemos ter em conta que os riscos de lesões são graves e a progressão da aula depende das músicas que o professor vá escolhendo.

Na maioria dos casos combina-se um ritmo mais movimentado com outro mais lento.

A zumba é mais popular entre as mulheres e, apesar de poder parecer que só se trata de “dançar”, o treinamento é intenso e dinâmico.

Cada aula dura entre 50 minutos e 1 hora (ainda que exista a modalidade express, de meia hora). Começa com uma entrada de aquecimento e continua com uma combinação de exercícios com música, principalmente latina.

Este tipo de treinamento proporciona benefícios a longo prazo:

  • Com os movimentos da salsa, do merengue ou da bachata queima-se calorias, elimina-se o estresse e deixa-se de lado os problemas.
  • A música é o “ingrediente” especial nas aulas, já que cada uma tem uma coreografia pensada para nos exercitarmos sem ficar chato.
  • Em cada aula podemos fortalecer os músculos, melhorar o ritmo cardiovascular, transpirar e passar um momento muito bom.

Que tipos de zumba existem?

Existem diferentes modalidades dentro da disciplina mais popular dos últimos tempos. Cada uma delas é pensada para um público e com um objetivo em particular:

Zumbatomic

As aulas são para crianças e contam com coreografias e músicas especiais (de acordo com a idade).

As séries são fáceis de seguir e os pequenos não só se divertem como também:

  • Prestam mais atenção.
  • Aumentam a confiança em si mesmos.
  • Desenvolvem a coordenação.

Zumba Gold

Equipe dançando zumba
Diferente das aulas “normais” de zumba, os tempos e ritmo são modificados.

Os movimentos se adaptam às necessidades dos participantes (que costumam ser da terceira idade).

As músicas continuam sendo de salsa, regaaeton ou merengue, porém mais lentas.

Aqua zumba

É uma verdadeira festa na piscina porque, além de oferecer benefícios físicos das aulas tradicionais, adiciona-se a “dificuldade” de fazer isso na água.

O objetivo é obter um resultado maior ou aproveitar os benefícios terapêuticos da água.

Zumba Toning

É a alternativa mais avançada entre os que praticam zumba. Os exercícios de cada sessão são pensados para aumentar a capacidade cardiovascular e a resistência muscular.

Assim, são usados chocalhos especiais para marcar os tempos e os movimentos. Este programa tem exercícios específicos para queimar gordura.

Zumba Gold Toning

Combina os divertidos movimentos da zumba com um treinamento de força.

  • Começa com uma rotina de pouca intensidade e ritmos emocionantes e pouco a pouco as cargas e velocidades são aumentadas.
  • Permite aumentar a resistência muscular e a densidade óssea assim como também melhorar a postura e a coordenação e fortalecer as articulações.

Zumba Circuito

Zumba country
  • Esta sessão dura 30 minutos e combina exercícios de alta intensidade com dança e rotinas com intervalos temporizados.
  • É perfeito para queimar calorias, aumentar a resistência e melhorar o metabolismo.

Zumba Sentado

É uma das modalidades mais modernas dentro da zumba. Os exercícios e coreografias são feitos sentado em uma cadeira.

Melhoram o centro de gravidade, estabilizam o corpo e reforçam a saúde cardiovascular.

Zumba e crossfit: os dois exercícios do momento

 Apesar de se tratar de dois exercícios diferentes, nas academias ambos têm a honra de ser os mais escolhidos dos últimos tempos.
Tanto a zumba quanto o crossfit têm a capacidade de:
  • Reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
  • Aumentar a felicidade ao liberar endorfinas.
  • Perder peso.
  • Definir o corpo.

Muitas pessoas optam por manter uma rotina que combine ambos os exercícios (por exemplo, duas vezes por semana cada um).

Por fim, a zumba é a mais aeróbica e recreativa, enquanto que o crossfit é pensado para gerar músculo e aumentar a resistência.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Krishnan, S., Tokar, T. N., Boylan, M. M., Griffin, K., Feng, D., Mcmurry, L., … Cooper, J. A. (2015). Zumba® dance improves health in overweight/obese or type 2 diabetic women. American Journal of Health Behavior. https://doi.org/10.5993/AJHB.39.1.12
  • Luettgen, M., Foster, C., Doberstein, S., Mikat, R., & Porcari, J. (2012). Zumba ??: Is the “fitness-party” a good workout? Journal of Sports Science and Medicine. https://doi.org/10.1016/j.elecom.2006.11.006
  • Delextrat, A., & Neupert, E. (2016). Physiological load associated with a Zumba® fitness workout: A comparison pilot study between classes and a DVD. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640414.2015.1031162
  • Barene, S., Holtermann, A., Oseland, H., Brekke, O. L., & Krustrup, P. (2016). Effects on muscle strength, maximal jump height, flexibility and postural sway after soccer and Zumba exercise among female hospital employees: a 9-month randomised controlled trial. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640414.2016.1140906

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.